fbpx

Uber aceita cachorro? Entenda aqui se é permitido!

uber aceita cachorro caixa
uber aceita cachorro caixa

Sim, saber se o Uber aceita cachorro ou outros pets, pode ser uma preocupação para os donos dos bichinhos que dependem do transporte por aplicativo. 

Essa preocupação é de muitos tutores, já que segundo dados divulgados pelo Metrópoles, 56% dos lares brasileiros têm pelo menos um cachorro ou gato e 30% dos pets foram adquiridos em 2020, durante a pandemia.  

Olhando para o mundo dos negócios, dá para perceber o crescimento exponencial dos resultados do mercado pet. 

O mercado mundial de produtos para pet cresceu 3,2% em 2022 e neste cenário, o Brasil se destaca como o terceiro maior contribuinte em termos de faturamento, com representação de 4,95% dos 145 bilhões de dólares, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (43,7%) e China (8,7%). 

Para ter uma noção, os donos de cães gastam cerca de 294 reais todo mês com seus pets.

Já em 2019, segundo dados da Euromonitor e do Instituto Pet Brasil, republicados pelo Sebrae, o mercado PET faturou mais de R$ 130 bilhões no ano em todo mundo, R$ 35 bilhões só no Brasil, o que nos transformou no segundo maior mercado do mundo.

Bem, já deu pra perceber que os brasileiros consideram seus cães parte da família. Por isso, querem levá-los para todos os cantos e, se possível, de Uber, 99 ou algum outro app de transporte.

Porém, tanto para os motoristas, quanto para os passageiros, uma dúvida surge: o motorista Uber pode levar cachorro?

Mas afinal, o motorista Uber pode levar cachorro?

Sim, os motoristas da Uber podem levar cachorro no veículo. Porém, é necessário que o passageiro peça o Uber com antecedência, a não ser em casos de animais de serviço. 

Mas no primeiro caso, cabe ao motorista do Uber decidir se irá levar ou não o cachorro. A orientação da empresa é que o passageiro ligue para o motorista e pergunte se ele aceita a viagem ou não.

No segundo caso, o motorista é obrigado a transportar o animal.

Segundo o artigo 1º da Lei nº 11.126, que dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia, a pessoa com deficiência visual tem direito a ingressar em todos os meios de transporte acompanhada de seu cão.

A Uber também ressalta em seu Código da Comunidade que:

Os motoristas parceiros não podem recusar viagens a usuários porque trazem consigo animais de serviço ou equipamentos de assistência à deficiência (como cadeiras de rodas ou muletas). 

De maneira geral, as leis aplicáveis proíbem que motoristas parceiros se recusem a prestar serviços a usuários por causa de animais de serviço ou equipamentos de assistência à deficiência ou que os discriminem de alguma forma. 

Recusar uma viagem por causa de um animal de serviço ou equipamento de assistência à deficiência pode resultar na perda de acesso à Plataforma da Uber.

De acordo com a lei, os animais de serviço devem estar devidamente identificados, caso contrário, o motorista parceiro pode solicitar a apresentação desses documentos.

Código da Comunidade Uber

Vale lembrar que caso o animal de estimação urine, vomite, defeque ou suje de alguma forma o veículo, é responsabilidade do passageiro pagar pela limpeza.

Oriente o passageiro a levar consigo uma toalha ou cobertor e, se possível, transportar o animal em caixas ou bolsas de transporte.

Para o motorista vale a pena levar cachorro?

uber pet aceita cachorro

Depende. É preciso que, antes de tudo, o motorista esteja disposto e goste de lidar com animais.

Afinal de contas, se você fizer a corrida “obrigado”, a experiência não vai ser boa nem para você e nem para o passageiro.

Por mais que os passageiros estejam preparados, acidentes podem acontecer. Pode vazar alguma sujeira e o seu trabalho temporariamente precisará ser interrompido para realizar a limpeza. 

Lembrando sempre que o valor será pago pelo passageiro por meio da taxa de limpeza.

Assim, é importante que o passageiro veja que transportar o cachorro dele é um esforço a mais do motorista. Por isso, ele merecerá ser recompensado ao menos com uma avaliação positiva.

E é pelo desafio de transportar animais de estimação, que vão surgindo empresas especializadas nesse público.

Afinal, essa parece ser a maneira ideal de conectar passageiros que queiram levar seus cachorros com motoristas dispostos a transportar o melhor amigo do homem. Vale lembrar os dados apresentados no início do texto.

O mercado pet avança e está aí uma excelente oportunidade para motoristas e gestores de aplicativos regionais realizarem uma parceria com Pet Shops. Já pensou nisso?

Geralmente, o ticket médio de uma corrida Pet nessas empresas é maior do que nas grandes plataformas. Afinal de contas, o passageiro está disposto a pagar um pouco mais para poder levar seu animal.

Como saber se o Uber aceita cachorro?

Em qualquer categoria do Uber, o cão-guia é aceito, já que a lei permite a estadia desses cães em carros ou outros locais públicos. 

Entretanto, para os demais pets, é opcional que o motorista aceite a viagem. É recomendado que o transporte dos animais seja dentro de caixas de viagem, com coleiras e focinheiras, para a segurança do motorista e dos animais. 

Além disso, é importante o uso de toalhas no banco do carro, como uma forma de preservar o veículo e evitar prejuízos, que se acontecer, o passageiro deve pagar por eles. 

Como funciona o Uber pet?

A Uber hoje conta com uma nova modalidade exclusiva para o transporte de cães e gatos, chamada Uber Pet. 

O serviço funciona com uma reserva de antecedência mínima de 30 minutos e seguindo todas as regras da modalidade Uber Reserve

E assim que um motorista da Uber aceitar a viagem, o passageiro recebe a notificação e dentro de alguns minutos, o motorista chega ao local de embarque. Mas ele só aguardará até 5 minutos após o horário programado. 

Receber as solicitações de viagem no Uber Pet é opcional para os motoristas parceiros, eles precisam revisar e aceitar as condições da modalidade. 

Os motoristas que não querem pegar esse tipo de corrida, não precisam se preocupar! Todas as viagens serão identificadas no app antes de você aceitar o pedido.

Quanto custa um Uber pet?

Os valores da corrida podem variar de acordo com a cidade e o horário, mas é definida no momento da reserva e não sofrem alterações posteriores. 

Entretanto, as viagens com esse serviço possuem taxas adicionais, uma vez que a Uber entende que se trata de um serviço premium. E todas as viagens na modalidade Reserve incluem taxas adicionais de reserva. 

Em quais cidades a Uber Pet está disponível?

O serviço da Uber Pet começou a fase de testes em Curitiba, mas hoje o serviço se ampliou e está em várias regiões do Brasil. São elas: 

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Belo Horizonte;
  • Vitória;
  • Porto Alegre;
  • Fortaleza;
  • Brasília;
  • Salvador;
  • Recife;
  • Manaus;
  • Campinas;
  • Goiânia;
  • Belém;
  • São José dos Campos;
  • Florianópolis;
  • Natal;
  • Sorocaba.

Cachorros podem viajar sem seu tutor na Uber pet?

A recomendação é sempre que o tutor viaje junto com o seu pet e seja o responsável por controlar o animal durante o percurso e assegure o cumprimento das normas, como evitar que o pet viaje solto dentro do carro. 

Além disso, é fundamental que o pet use coleiras e focinheiras e esteja dentro de bolsas ou caixas de transporte. 

Como pedir um Uber pet?

Para reservar uma viagem com o Uber Pet é bem simples e rápido. Confira o passo a passo! 

  1. Abra o aplicativo da Uber e insira o seu local de partida e destino;
  2. Selecione a opção ‘Uber Pet’; 
  3. Escolha o dia e o horário de partida da viagem; 
  4. Confirme a sua reserva e pronto!
  5. Agora você pode consultar todas as suas reservas dentro da aba ‘Atividade no app’. 

É possível também encontrar a opção Uber Pet diretamente no ícone ‘Reserve’ no aplicativo. 

Acesse o nosso site e fique por dentro de todos assuntos relacionados ao mundo da mobilidade urbana!

Conclusão

Saber que os pets fazem parte da família e que nem sempre é fácil levá-los para alguns compromissos, foi o entendimento que a Uber teve e decidiu criar o Uber Pet. 

De fato, hoje a maioria das famílias têm pelo menos um cão ou gato em casa, sendo impossível não pensar neles e deixar de criar serviços que possam atendê-los e dar comodidade e conforto para os tutores. 

Entretanto, a Uber fez isso também pensando nos motoristas parceiros que não são obrigados a aceitar pets dentro do carro, com exceção dos cães guias. 

Agora que você já sabe que pode a Uber aceita cachorro, pode viajar por aí com o seu pet em segurança e com conforto. 

Para continuar se informando sobre as novidades da Uber e outros apps, acesse o nosso blog

Confira também como se cadastrar na 99 Moto e comece a ganhar com flexibilidade e praticidade!

Pesquisar