Quanto custa criar um aplicativo tipo Uber?

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ThumbMobile EP 05 Machine Explica
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A taxa de adesão para criar um aplicativo de transporte ou mobilidade urbana tipo Uber custa a partir de R$ 2.499,99 na Machine.

Publicado em 04/10/2018 – Atualizado em 27/12/2023

https://www.youtube.com/watch?v=Zil6evQ7y9M

Uma vez eu estava conversando com um programador.

Eu queria saber quanto custava construir um aplicativo de transporte do zero.

Ele me rebateu com uma outra pergunta:

– Guahy, quanto custa construir uma casa? Ou quanto custa fazer uma casa?

Então, se você, assim como eu, gostaria de uma resposta objetiva para essa dúvida, aí vai:

Depende. O que vai ter dentro deste aplicativo? Vai ter tarifa dinâmica, corrida em espera, seu passageiro vai poder pagar no cartão direto no aplicativo ou seu motorista vai conseguir ver as áreas de dinâmica dentro da cidade?

Mapa Motorista Dinâmica por área
Na construção do 0 de um aplicativo, cada funcionalidade, como a tarifa dinâmica, pode representar um encarecimento do projeto final.

O que esse programador quis dizer com essas perguntas?

Assim como para definir o preço de uma casa, eu preciso saber quantos cômodos ela vai ter, quantos andares, se vai ter piscina ou churrasqueira, o preço de um aplicativo de transporte vai depender das funcionalidades que ele tiver.

E não é apenas isso. O preço pode variar de acordo com o grau de experiência da equipe de programadores e dos fornecedores de mapas e servidores que você contratar.

Mas não para de ler ainda, porque eu ainda vou te explicar quanto custa para criar um aplicativo de transporte aqui na Machine.

O mercado do transporte por aplicativo

Nos últimos anos, os aplicativos estão revolucionando a maneira com que lidamos com a vida. Seja para pedir comida, transporte ou qualquer outro tipo de serviço, os celulares estão lotados de apps que facilitam nossas rotinas.

Assim, o mercado de aplicativos se tornou uma excelente oportunidade para empreender e na dianteira estão os apps de transporte.

Os números são impressionantes. Tem até aplicativo brasileiro sendo vendido por 1 bilhão de dólares, como é o caso da 99, que foi comprada pela empresa chinesa Didi por esse valor.

Além disso, os números da Uber indicam que apenas em 2018, a Startup faturou mais de 1 bilhão de reais com serviços de transporte no Brasil. Isso significa que o país é o segundo principal mercado para Uber no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Foi observando o crescimento desse mercado e as brechas que os grandes apps multinacionais apresentam, que diversos empresários pelo Brasil decidiram lançar suas próprias plataformas tipo Uber.

E aqui eu sempre conto a história de um dos nossos principais clientes, um empresário da área da educação que jurava que o investimento para a construção de um aplicativo de mobilidade urbana seria na faixa dos milhões de reais.

E é fato que levantar uma plataforma do zero não é nada barato, mas já existem soluções para isso.

É o caso das plataformas white label como a Machine.

O que é uma plataforma white label?

Uma plataforma white label, que em português seria algo como “marca branca”, é um sistema licenciado por uma empresa de tecnologia a um empresário que deseja construir algum tipo de negócio.

Na Machine, por exemplo, nós licenciamos uma plataforma white label de transporte de passageiros para empresários que desejam criar um aplicativo de transporte tipo Uber.

Dessa forma, eles usam o app que nós já criamos e o painel de gestão para fazer o controle do negócio, como cadastro de motoristas, definição de tarifas, dinâmica e muito mais.

Em uma plataforma white label, nós estamos sempre realizando atualizações e correções para que o aplicativo esteja sempre se desenvolvendo e batendo de frente com as multinacionais.

Ah, mas por que não construir um aplicativo do zero?

Essa é uma possibilidade também, mas os custos para construção de um app com geolocalização, servidores e toda tecnologia que um aplicativo de qualidade precisa são extremamente altos.

Mesmo tendo esse investimento, é mais vantajoso que o empresário use essa verba para atração e retenção de novos passageiros e motoristas, deixando toda parte da tecnologia com um parceiro confiável, com experiência e que acompanhe o seu crescimento como, modestamente, é o caso da Machine.

Contratando uma plataforma white label de qualidade, o empresário não precisa se preocupar com atualizações, correções de bugs, contratação de programadores, de serviços de mapas e armazenamento de dados, podendo ficar 100% focado no atendimento aos passageiros e motoristas.

Os custos da criação de um aplicativo tipo Uber

Os principais custos da criação de um aplicativo de transporte são:

  • Taxa de adesão do aplicativo;
  • Custos da mensalidade da plataforma;
  • Investimento em marketing da empresa;
  • Aluguel, contas de luz, água e internet da sede, caso opte por uma;
  • Impostos (ISS é o principal imposto que incide sobre o mercado da mobilidade urbana por app);
  • Contratação de funcionários para o atendimento aos passageiros e motoristas.

Os valores dos 4 últimos itens variam muito de local para local e de empresa para empresa.

Por isso, vamos focar no investimento da taxa de adesão do sistema e dos custos da mensalidade da plataforma.

Eu sei que você pode estar pensando: “Poxa, mas eu vou pagar para adquirir a plataforma e ainda tenho que pagar todo mês?”.

Este valor da mensalidade, cobre todos os custos com suporte, equipe de tecnologia, além dos mapas e servidores, que são os principais custos de uma empresa de tecnologia para mobilidade urbana.

Logicamente, usaremos como base os valores cobrados aqui dentro da nossa empresa.

Plano Start Driver

No Plano Start Driver, as empresas têm acesso ao sistema de mapas com alta precisão, aplicativo Android e iPhone personalizado com sua própria marca.

Em relação às funcionalidades, o aplicativo vem com taxímetro virtual, corrida em espera, que permite o motorista pegar uma próxima corrida antes de finalizar o serviço em andamento (seguidinha), cerca eletrônica para motoristas, personalização de cores para o aplicativo, sistema de crédito pré-pago para os motoristas, voucher eletrônico (ideal para corridas corporativas) e o botão de pânico. Ainda há vários opcionais para personalizar o app.

A taxa de adesão é de R$ 2.499,99, com uma mensalidade mínima de R$ 199. No Plano Start Driver, a Machine pede uma fidelidade de 6 meses.

Este plano é ideal para quem está iniciando no ramo do transporte por aplicativo.

Plano Growth Driver

No Plano Growth Driver, os empreendedores têm acesso a todos os benefícios do Plano Essencial Driver, além de suporte por telefone e a possibilidade de contratar a licença para outras cidades e estados ou abrir filial.

A taxa de adesão é de R$ 7.499,99, também com uma mensalidade mínima a partir de R$ 199.

Você pode consultar a tabela completa de preços no site.

No Plano Growth Driver, a Machine pede uma fidelidade de 6 meses.

Este plano é ideal para empresas em crescimento.

Plano Master Driver

No Plano Master Driver, os empreendedores têm acesso a todas as funcionalidades dos Plano Essencial e Super Driver, além de URL personalizada, API Machine para integrar a plataforma com outros sistemas, há o opcional de contratar um gerente de contas (um profissional da nossa equipe voltado a impulsionar seu aplicativo com análises, recomendações e relatórios de inteligência).

A taxa de adesão é de R$ 19.999,99, com uma mensalidade mínima de R$ 199.

No Plano Master, a Machine também pede uma fidelidade de 6 meses.

Este plano é voltado para os empreendedores que desejam ter acesso aos mais de 10 anos de experiência da Machine no mercado do transporte por aplicativo e acelerar o crescimento do negócio.

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