Dona de dois deliverys no Rio de Janeiro, Bianca Fraga é especialista em vendas no iFood.
Bianca Fraga iniciou sua jornada profissional com um estágio na diretoria tributária de uma multinacional, mas foi a experiência no restaurante de sua tia que definiu seu caminho. Estudante de Administração na época, ela pediu para trabalhar de forma não remunerada no estabelecimento para entender mais sobre a gestão de um negócio gastronômico. Bia se apaixonou pela gastronomia e pelo mercado de foodservice. Depois de 12 anos, ela abriu um restaurante de comida saudável no Centro do Rio de Janeiro, além de uma hamburgueria na Barra.
“Tenho mais de 1200 alunos e hoje cuidamos mensalmente de cerca de 50 clientes, tanto a parte de iFood quanto gestão financeira e estoque”, afirma a empreendedora.
Além de proprietária do “Zenha” e “Via Saudável”, Bianca também é gestora do “Aconchego Carioca”. Dando aulas de como vender mais no delivery, Bia conta sua experiência no ramo:
Financeiramente, foi difícil iniciar o projeto?
Sempre é complexo iniciar um projeto com pouco capital de giro. Os custos são altos para abrir um restaurante. Além dos equipamentos caros, temos diversas licenças e alvarás para tirar, que também não são baratos. O primeiro estoque também não é trivial para montar. Demanda tempo de cotação de fornecedores e investimento inicial, pois normalmente não é liberado prazo de pagamento em boleto.
Em quanto tempo o restaurante se pagou?
Os três tiveram payback após um ano de operação rodando. Mas são casos raros, normalmente o payback vem após 2 anos.
A ideia inicial sempre foi do cardápio atual ou houve modificações?
Na hamburgueria, por exemplo, temos um cardápio fixo, mas criamos um hambúrguer do mês, pois estimula a fidelização dos clientes e criatividade dos cozinheiros. No restaurante saudável, o cardápio é fixo, mas tem um prato do dia que varia de acordo com os produtos mais frescos que o chef encontra. E no outro restaurante, só modificamos a carta de drinks; o cardápio está praticamente igual ao da abertura.
Quantos clientes atendiam por dia? E atualmente?
O que mais tem fluxo recebe cerca de 150 pessoas por dia. No início, se tínhamos 6 presencialmente, era muito.
Em quanto tempo viram um salto de crescimento no negócio?
Em poucos meses investindo em marketing já vimos o retorno. Hoje temos um foco em crescer e expandir as marcas e para isso, o investimento em marketing, reels, influenciadores, embaixadores da marca é fundamental para o processo.
Quantas entregas por dia fazem pelo iFood?
Em torno de 60 pedidos por dia.
Qual foi o maior projeto de restaurante que já trabalhou?
O maior projeto foi o da rede Bibi Sucos, em que dei treinamento para cada loja de forma personalizada para potencializar as vendas no iFood.