O Dia das Mães é tradicionalmente marcado por celebrações e festividades em família, movimentando o comércio e intensificando os deslocamentos urbanos — com almoços, visitas a parentes e compras de última hora —, resultando em uma demanda significativamente maior por corridas. Datas comemorativas como essa são normalmente um atrativo para os motoristas de aplicativo, por serem mais movimentadas e pagarem melhor.
A equipe do 55content colheu relatos de motoristas a respeito das corridas neste Dia das Mães, que revelaram se valeu a pena ou não atuar nesse período.
Sérgio Albano, motorista em Manaus (AM), é um dos que optou por aproveitar o domingo de Dia das Mães para fazer uma renda, e afirma ter faturado R$ 560 em 12h de trabalho. “Os valores estavam na dinâmica, média de R$ 2,50 por km”, relata Sérgio.
“Eu considero que valeu a pena, porque, fora o serviço, a Uber deu um incentivo bom”, afirma o motorista Renato Rabelo, da cidade de Natal (RN). Relata ainda que: “juntando o incentivo de R$ 100, mais ou menos, foi pra R$ 480 no total. Então valeu a pena, sim. Mesmo sem o incentivo, foi R$ 330, R$ 370 em 8 horas”.
Já alguns, optaram por não trabalhar e aproveitar com a família, que é o caso do Douglas Afonso que atua na cidade de Belo Horizonte (MG). Apesar de acreditar que valeu a pena, pois o app normalmente paga bem nessas datas, “valeu mais a pena ficar com a família nesse dia muito importante pra mim”, afirma o motorista.
Antônio de Pádua é motorista em São Paulo e região e também escolheu não sair para trabalhar no Dia das Mães, apesar de não ter mais sua mãe viva, escolheu ficar em casa com a esposa. “Não sei nem o que dizer dessas pessoas que preferem trabalhar do que ficar com a mãe. Se fosse um um serviço obrigatório, tudo bem, mas não é um serviço obrigatório, você vai se você quiser”- desabafa o motorista – “A Uber não merece esse esforço todo. E não tem dinheiro que pague a gente ficar com a família”.
Segundo levantamento do Data Gaudium, o fim de semana do Dia das Mães apresentou um forte crescimento na demanda por transporte por aplicativo em relação ao final de semana anterior. O volume de corridas finalizadas aumentou 23%, enquanto o número de solicitações de corrida cresceu expressivos 46%.
“Os dados reforçam como datas comemorativas têm um impacto direto e imediato na mobilidade urbana. O aumento expressivo nas solicitações e corridas finalizadas no Dia das Mães evidencia não só a força emocional da data, mas também o quanto o transporte por aplicativo já está integrado à rotina das famílias brasileiras. Através de estudos como esse, feitos pelo Data Gaudium, conseguimos captar esses movimentos e transformar comportamento em inteligência estratégica — tanto para empresas do setor quanto para gestores públicos que desejam entender os fluxos urbanos com mais precisão, disse Vinícius do Valle, gerente do Data Gaudium.