Como ganhar milhas com a Uber: “Transformando corridas em investimentos para viagens”

ponto de exclamacao .png
Reportagem
Apuração aprofundada sobre um tema específico, com múltiplas fontes e contextualização completa.
Uber e Smiles
Foto: Reprodução/Uber

Entenda como funciona o acúmulo de milhas e as parcerias estratégicas do mercado de empresas de transporte e delivery por aplicativo.

Observando o competitivo cenário dos aplicativos de mobilidade urbana, as empresas correm para buscar novas alternativas e se diferenciar de seus concorrentes. Pensando nisso, a Uber e a Smiles se uniram em uma parceria para o acúmulo de milhas e dão detalhes dessa experiência do consumidor.

Observando essas inovações, podemos analisar outras parcerias de sucesso no mercado de transporte por aplicativo. A 99 se juntou com a Wellhub, empresa que conecta os colaboradores a uma rede de parceiros para atividades físicas, mindfulness, terapia, nutrição e qualidade do sono.

Ao oferecer essas condições para seus clientes e/ou motoristas, as empresas expandem suas relações e visam fidelizar seus usuários, já que o mercado de corridas funciona de forma, muitas vezes, rotativa.

Uber e Smiles

Há mais de quatro anos, a Uber, que lidera as corridas por app no Brasil, se uniu com a Smiles, programa de milhas da companhia aérea Gol, em uma parceria estratégica para ambas as marcas. Com a união, os usuários do aplicativo podem decidir entre ganhar ou usar milhas na compra de créditos para serviços com o app da Uber.

Para transformar suas milhas em corridas, o usuário precisa selecionar “Ganhe milhas” ou “Use milhas”, escolher o valor desejado do crédito e esperar até 72h para receber a confirmação e o voucher por e-mail. Para finalizar e pedir a corrida, basta adicionar o voucher no aplicativo de corridas da Uber.

Em entrevista exclusiva para o 55Content, a Smiles explicou sobre a parceria: “A ideia surgiu como estratégia de marca, pois beneficia o cliente durante a sua jornada como viajante e também fortalece a imagem de ambas as empresas e a posição de mercado. Além disso, o serviço aumenta a visibilidade de novos membros, promovendo um crescimento conjunto”.

A empresa revelou que oferecer uma parceria com a Uber os coloca em uma posição de destaque, pois sua intenção é: “Cada vez mais proporcionar comodidade e mobilidade para nossos clientes”. Além de destacarem ser uma forma de usar e juntar milhas do programa, fortalecendo a Smiles como uma “plataforma completa de viagens”.

Qual a importância de se pensar em milhas na hora de decidir a sua corrida por aplicativo?

“Com a Smiles, a parceria incentiva os clientes a usarem e juntarem milhas, transformando cada corrida em um investimento para futuras viagens ou recompensas na plataforma, aumentando a fidelidade e incentivando-os a utilizar mais os serviços da Smiles. A milha é uma moeda e nosso objetivo é que cada vez mais as pessoas utilizem suas milhas para serviços do dia a dia e, assim, consequentemente, também juntem para conquistar uma viagem”, responde a empresa.

Sobre o funcionamento das milhas, a Smiles completa que os créditos vendidos na plataforma são a partir de 50 reais e máximo 400 reais. E que o cliente pode juntar a partir de 1 milha por real gasto, já para clientes Clube Smiles ou categoria Diamante é possível juntar até 4,5 milhas por real gasto.

“Para usar as milhas com a Uber é simples também, é possível resgatar créditos a partir de 3.900 milhas, que equivalem a 50 reais, até 31.200 milhas, que equivalem a 400 reais”, adicionam.

inDrive: expansão de parcerias

Buscamos a inDrive para entender quais programas de parcerias são oferecidos a seus clientes e/ou motoristas, que explicou sobre seus planos de expansão: “A inDrive tem ampliado suas parcerias estratégicas para oferecer vantagens exclusivas aos motoristas que utilizam veículos alugados”.

Seguindo a linha de aluguéis, a empresa conta que recentemente firmou colaborações com as locadoras Movida, Moover e a startup Kovi.

“Com a Movida e a Moover, os motoristas podem aproveitar descontos de até 30% na tarifa diária e economizar até 10% em comparação com outras locadoras, além de obter 5% de desconto no pacote premium de seguro e flexibilidade no pagamento com cartão de crédito de outra titularidade. Já a parceria com a Kovi oferece bônus e até uma semana de aluguel gratuito para quem atingir 300 corridas mensais”.

iFood e CazéTV

Observando o mercado competitivo dos apps de transporte e entregas, o iFood investe em parcerias a fim de se conectar com seu público. Foi com esse objetivo que o iFood, durante a Copa do Mundo de 2022, viu na CazéTV uma oportunidade única de engajamento.

A colaboração, que se estende agora às transmissões dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, exemplifica como alianças estratégicas podem ampliar o alcance das marcas e proporcionar novas formas de interação com os consumidores.

Em entrevista para o 55Content, a plataforma explicou como essa união com a Cazé e outras parcerias estratégicas beneficiam ambas as empresas e clientes: “Para o iFood, aumenta a visibilidade da marca, atrai novos usuários e fortalece a lealdade dos clientes existentes. Por exemplo, durante grandes eventos, o iFood pode oferecer promoções exclusivas para os espectadores e incentivar o uso do aplicativo”.

O iFood também contou que os clientes se beneficiam, pois: “Têm acesso a promoções exclusivas, maior conveniência e uma experiência inovadora”. Assim, com a parceria, o iFood contou que não apenas promoveu sua marca, mas também desempenhou um “papel crucial” na promoção da CazéTV, realizando campanhas dentro e fora do aplicativo e direcionando a sua audiência para as transmissões no YouTube.

Como essas parcerias diversificam o mercado de entregas por aplicativo?

“Essas parcerias diversificam o mercado de entregas por aplicativo ao introduzir novas formas de engajamento e interação com os clientes. Ao colaborar com diferentes tipos de mídia e eventos, como a CazéTV durante grandes eventos esportivos, o iFood pode alcançar públicos que talvez não fossem atingidos por campanhas tradicionais. Isso também incentiva a inovação no setor, com empresas buscando constantemente novas maneiras de se destacar e oferecer valor aos seus usuários”, contou a empresa.

Qual a importância de se pensar em uniões como essas na hora de decidir a sua entrega por aplicativo?

Pensar em uniões estratégicas como essas é crucial na hora de decidir a sua entrega por aplicativo porque elas podem oferecer benefícios adicionais que vão além do delivery de comida.

Parcerias com empresas de mídia e outras plataformas podem proporcionar uma experiência mais rica e envolvente para o usuário, com promoções exclusivas, conteúdo relevante e uma maior conexão com a marca. Além disso, essas parcerias podem garantir que o serviço seja mais confiável e inovador, atendendo melhor às expectativas dos clientes.

Quando questionados se há planos para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços específicos para os usuários do iFood, a empresa finalizou contando que está sempre buscando inovar e desenvolver novos produtos e serviços para seus usuários.

“Parcerias estratégicas como essa com a CazéTV podem levar ao desenvolvimento de funcionalidades exclusivas, como ofertas personalizadas, integração com eventos ao vivo e novas formas de interação dentro do aplicativo”.

Fidelização

Renan Pieri é professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e explicou que no setor de tecnologia é comum as empresas buscarem formas de fidelizar o consumidor: “Isso ocorre porque esse setor apresenta pouca ou nenhuma barreira à entrada e o custo de troca para o consumidor é relativamente baixo”.

Ele complementa demonstrando que não há custos para trocar de uma plataforma para outra, como Uber e 99, iFood e Rappi, já que é necessário apenas instalar um novo aplicativo e aprender a usar a nova tecnologia.

Renan conta que, para lidar com isso, as empresas criam estratégias para fidelizar o consumidor, e uma delas é o programa de parcerias: “Esses programas incentivam o aumento do consumo dentro da plataforma ao oferecer benefícios em serviços complementares de outras empresas, condicionados ao uso contínuo da plataforma original. Isso faz com que o consumidor perceba um custo maior ao trocar de empresa, pois ao utilizar o serviço de um concorrente, ele não se beneficia desses programas”.

“É claro que esses programas só funcionam se houver uma verdadeira complementaridade, ou seja, se o consumidor da Uber também for cliente dos serviços das empresas parceiras,” disse o analista de mercado. Ele explicou que, se for vantajoso para o consumidor permanecer dentro da empresa para obter esses benefícios, ele estará mais propenso a fazê-lo.

Por fim, Pieri ressalta que, dessa forma, as empresas geralmente criam programas de milhas ou outros benefícios que premiam os consumidores que utilizam mais a plataforma. “Essa é uma forma de discriminação de preços, onde se cobra menos de quem consome mais e mais de quem consome menos,” afirmou. Com essa diferenciação de preços, a empresa consegue, assim, extrair maior valor da operação.

Rappi: Diversificação e multiverticais

A Rappi investiu recentemente em parcerias com a OXXO e o Grupo Habib’s, que surgiram da visão da empresa em oferecer uma experiência de ultraconveniência aos seus usuários. “Somos um aplicativo de multiverticais”, explica a empresa, destacando que oferecem entregas de uma ampla gama de produtos, desde supermercados até itens de higiene e beleza, pets, shopping e restaurantes.

A missão, segundo a Rappi, é levar personalização e conveniência aos consumidores, e para isso investem em serviços como o Rappi Turbo, que realiza entregas em até 10 minutos.

O OXXO, rede de conveniência, foi identificado pelo Rappi como um parceiro estratégico devido à sua presença significativa no Estado de São Paulo. A parceria, conforme explicam, alinha-se ao objetivo de estar mais próximo dos clientes, oferecendo produtos de qualidade através de um serviço rápido e eficiente.

A plataforma explica que essa união entre marcas beneficia tanto as empresas quanto os clientes, ampliando o alcance de mercado e diversificando as opções para os consumidores. “Ao unir objetivos de negócios complementares, as marcas potencializam seus resultados”, ressaltam, mencionando a expansão do público-alvo e a melhoria na experiência do usuário como principais vantagens.

Pensar em parcerias como essas, segundo a Rappi, é essencial na hora de escolher um serviço de entrega por aplicativo. “Essas colaborações oferecem praticidade e um diferencial competitivo”, dizem, explicando que a confiança e o reconhecimento das marcas envolvidas influenciam diretamente na decisão de compra. Um exemplo citado é o recente lançamento do Rappi Turbo Restaurantes, que, em parceria com o Habib’s, oferece entregas em até 15 minutos para almoços e jantares.

Essas parcerias, de acordo com a Rappi, são fundamentais para diversificar o mercado de entregas, promovendo a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. “Queremos ser um aliado tecnológico para os nossos parceiros”, afirmam, enfatizando o compromisso de continuar nesse caminho. A empresa também destaca que compartilha informações valiosas com seus parceiros, ajudando-os a melhorar suas operações e fidelizar clientes.

Para impactar os entregadores, o aplicativo conta que utiliza a plataforma Rappi Entregador, que reúne todas as informações importantes para esses parceiros. “Estamos desenvolvendo novos projetos que estão sendo testados em diferentes mercados”, finalizam.

99 e Wellhub

A 99 também amplia suas parcerias e investe em um serviço para seus parceiros cadastrados, com planos a partir de R$49,00, com acesso a academias, estúdios e aplicativos de saúde.

Para se cadastrar, o motorista precisa estar ativo na plataforma 99 com pelo menos 50 corridas no mês anterior, e, após realizar o cadastro, fazer no mínimo 10 corridas no mês para manter o seu plano ativo.

O plano “Starter” de R$49,90 por mês inclui mais de 2500 academias e aulas ao vivo em grupo e mais de 20 apps de bem-estar. Enquanto o plano mais caro da parceria, por R$159,90 por mês, inclui mais de 19 mil academias, estúdios e aulas ao vivo, mais de 35 apps parceiros e 4 sessões com personal trainer por mês.

Em seu site, a 99 explica que: “Cada academia parceira possui uma página dentro do site do Wellhub com todas as informações sobre o estabelecimento, como estrutura, horários de aulas e valores. Basta realizar uma busca pelo aplicativo filtrando as academias que estejam dentro do plano escolhido”.

A empresa também reitera que os planos são renovados mensalmente de forma automática e o pagamento é feito por cada motorista parceiro diretamente ao Wellhub.

Importância de parcerias

Tatiana Bomfim é coordenadora de parcerias da Gaudium, responsável pela plataforma Machine, sistema operacional utilizado por aplicativos de transporte e logística, e comenta sobre a importância de se pensar em parcerias estratégicas para empresas de transporte e entregas por aplicativo.

“Em minha opinião, a importância neste tipo de parceria deve ser, em primeiro lugar, gerar benefícios para o consumidor. Se uma empresa foca em uma parceria que beneficia primeiro a si própria, ela não está no caminho correto. A empresa será recompensada pelo benefício que ela está agregando ao passageiro/cliente/motorista/entregador por meio deste parceiro. A recompensa pode ser em diversos formatos, mas o maior deles para mim é a fidelização, ou seja, o cliente tem tanta vantagem com o aplicativo que não vai querer utilizar aplicativos concorrentes”.

Como essa colaboração está alinhada com as estratégias de fidelização de clientes de ambas as empresas?

Tatiana conta e analisa que, dessa forma, o cliente será estimulado a pedir mais corridas por este mesmo app, pois, ao utilizar o app e comprar créditos via Smiles, receberá milhas como prêmio, claro, com suas regras de utilização: “Da mesma forma, a Smiles fideliza seus clientes, pois oferece este benefício para usuários Uber”.

A especialista finaliza contando que a intenção dos outros programas de fidelidade existentes em apps de mobilidade e delivery, se comparados com a Uber e Smiles, é a mesma, evitar que o cliente utilize outros aplicativos. “Isso porque a vantagem é acumular milhas em uma mesma plataforma, ao usar diferentes apps o cliente acaba diluindo e tendo menos vantagem”, conclui Bomfim.

Pesquisar