Você conhece a cobrança antecipada da Uber? Sabe o que é? Bom, muitos motoristas e passageiros talvez não saibam o que isso significa, mas é importante saber para que não tenha surpresas desagradáveis no cartão de crédito.
Alguns cartões de crédito não permitem que o sistema de pagamentos da Uber faça pré-autorizações em suas contas, o que na plataforma podem gerar as cobranças antecipadas de viagens ou pedidos.
Se você já viu isso acontecer e não entendeu, nós preparamos um artigo especial para te ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre a cobrança antecipada da Uber.
Continue lendo e confira!
Índice:
O que é cobrança antecipada Uber?
A cobrança da Uber acontece quando uma corrida é solicitada e o aplicativo faz uma estimativa de quanto ela irá custar, com base na distância e no tempo de viagem previstos.
A antecipação dessa cobrança é um valor estimado da corrida pré-autorizada no cartão de crédito do passageiro, isto é, a Uber garante que o valor já esteja disponível, mas ainda não é cobrado de fato.
E talvez alguns passageiros se perguntem o motivo da cobrança antecipada. Isso acontece porque certos cartões não permitem que o sistema de pagamentos da Uber faça pré-autorizações em suas contas, por isso é comum que aconteça a cobrança antecipada.
Como funciona a cobrança antecipada?
Para os passageiros, existe uma forma da cobrança antecipada acontecer. Digamos que o passageiro está se preparando para sair de casa e decidiu pegar um Uber.
Após escolher o destino e confirmar a corrida, a Uber estima o valor e reserva esse montante no cartão de crédito. Mas isso não significa que o valor é retirado logo de cara, ele fica apenas reservado até o fim da viagem.
Se o passageiro cancelar a viagem, por exemplo, a Uber oferece reembolso total do preço antecipado que foi cobrado no momento em que solicitou a viagem. E se caso o cancelamento inclua uma taxa, o valor será descontado do reembolso.
Além disso, o reembolso é realizado imediatamente, mas o tempo para a compensação no valor depende da operadora do cartão.
Já para os motoristas, o valor da corrida estimado aparecerá para ele no aplicativo, mas ele só receberá o montante se aceitar a corrida.
Leia também: Apps de transporte deveriam ter taxa fixa: o que pensa a inDrive?
Como habilitar o pagamento antecipado do Uber?

Para os passageiros que desejam ter a cobrança antecipada, não precisa de nenhum passo adicional para ser habilitado. Ela é automática quando você opta por pagar com cartão de crédito.
Portanto, o passageiro não precisa se preocupar em procurar campos ou outras configurações para isso.
Como tirar o pagamento antecipado do Uber?
Vamos supor que o passageiro deseja pagar a corrida após a conclusão. É possível fazer isso, com a opção de pagamento em dinheiro ou a utilização de um cartão de crédito em uma modalidade que não suporte a pré-autorização.
Com essas opções, o passageiro pode optar pelo esquema de pagar a viagem apenas quando chegar ao destino, sem nenhuma cobrança antecipada.
Cobrança antecipada Uber: como é cobrado?
Quando o passageiro solicita uma corrida, o valor pré-calculado é cobrado antecipadamente no cartão de crédito. E quando a viagem termina, o valor final da corrida é calculado e o montante pré-autorizado é ajustado para o total.
Se tudo ocorrer como o estimado, o valor autorizado será igual ao valor cobrado ao final da corrida. Caso contrário, o valor pode vir um pouco maior ou menor, mas isso irá depender das variáveis da viagem.
Leia também: Truques da Uber para motoristas: 8 dicas que vão aumentar o seu lucro
Como funciona o repasse para o motorista?

Para o motorista parceiro da Uber, ele não precisa esperar para receber. Se ele aceitar a corrida, assim que ela terminar, o valor será recebido e já computado em sua carteira da Uber e pronto para o repasse conforme as políticas da empresa.
Mas para que o motorista tenha acesso ao dinheiro, irá demorar alguns dias úteis, se ele receber por meio de uma conta bancária, já o processamento depende do banco.
Entretanto, se o motorista for transferir os ganhos para o seu cartão de débito, ele poderá receber o pagamento na mesma hora.
O que acontece se a corrida não acontecer?
Se acontecer do passageiro cancelar a corrida ou se algum imprevisto fizer com que não se concretize, o valor pré-autorizado é liberado do cartão de crédito do passageiro.
Isso pode levar alguns minutos ou até mesmo alguns dias, dependendo do banco ou da operadora do cartão de crédito.
O motorista da Uber não recebe nenhum valor, já que na teoria, a corrida não aconteceu. Ele só receberá o valor da taxa de cancelamento, se ele já tiver percorrido algum trecho em direção ao passageiro.
Acesse o site da 55 Contente e fique por dentro das novidades dos apps de mobilidade urbana!
Conclusão
Agora que você já sabe como funciona a cobrança antecipada da Uber, o passageiro pode escolher não usar mais a função se não for a favor.
Com as informações apresentadas aqui, ficou mais fácil e seguro gerir o aplicativo e deixá-lo mais personalizado de acordo com o pagamento que seja mais funcional.
Para os motoristas parceiros da Uber, a funcionalidade não é prejudicial, apenas traz a vantagem da antecipação do pagamento e reajuste do valor se a corrida não sair como o previsto no início.
Falando em vantagens, a funcionalidade pode ser usada a favor dos passageiros que desejam ter mais controle sobre os seus valores de corridas e despesas.
Se você gostou desse conteúdo, acesse o blog da 55 Content e se atualize com notícias sobre a Uber e outros apps de transporte e entrega e eletro mobilidade.