Patrocinado por Lalamove.
Na era das entregas rápidas e sob-demanda, o papel do entregador vai muito além de ser apenas um transportador de pacotes. O atendimento certo pode transformar uma transação comercial, garantindo a felicidade e fidelização do cliente, e beneficiando todos os envolvidos – desde a loja, até o próprio entregador, afinal satisfação é igual a retorno.
Com o aplicativo de entregas sob-demanda Lalamove, por meio de pequenos gestos, é possível mover não apenas encomendas, mas também impactar positivamente as comunidades locais. Prova disso é a possibilidade de ser favoritado pelos usuários do aplicativo e ter prioridade na hora de coletar pedidos, como conta Valmir Alvicena, entregador parceiro da Lalamove em Brasília.

“Quando o cliente ‘favorita’ o motorista, o pedido vem direto para mim, se eu to trabalhando”, conta ele. Quando perguntado sobre como ser mais favoritado pelos clientes, Valmir deu a dica: “Eu me preocupo com o cliente, são pequenos gestos que fazem a diferença. Esses dias fui descarregar uma carga e percebi que tava vindo uma chuva, não tinha mais ninguém para ajudar, então eu prontamente movi para um lugar que não fosse molhar a carga e depois o cliente até me ligou para agradecer”, conta ele.
Pensando em proporcionar experiências ainda mais memoráveis aos clientes e, claro aumentar as chances de gorjetas e ser favoritado, aqui estão algumas dicas valiosas para os entregadores parceiros brilharem na Lalamove:
- Comunicação clara e cordialidade: Mantenha uma comunicação clara com o cliente. Avise sobre o status da entrega, horários estimados e qualquer outra informação relevante e, claro, cumpra os prazos de entrega rigorosamente. A pontualidade, transparência e cordialidade fortalecem a reputação do serviço, gerando confiança e fidelização do cliente.
Dica extra: na Lalamove, existem alguns atalhos para facilitar a comunicação com o cliente, como mensagens pré-escritas para o chat interno, o que torna tudo mais ágil. Que tal experimentar em sua próxima corrida?
- Zelo pelo Pacote: Trate os pacotes como se fossem preciosidades. Manuseie com cuidado, evitando danos e garantindo que cheguem em perfeito estado ao destino final. Pode ser um documento ou pacote pequeno, ou até um eletrodoméstico. Coloque-se no lugar do cliente: tudo que ele quer é que sua encomenda chegue ao destino sem danos e no tempo combinado.
- Vestimenta Profissional: Essa é bem fácil, mas importante, afinal a imagem faz diferença. Vista-se de forma profissional e apresentável, sem perder o conforto. Lembre que uma boa aparência transmite confiança e profissionalismo.
- Manutenção do Veículo: Para sua própria segurança acima de tudo, mantenha seu veículo em condições ideais. Um veículo bem cuidado não só transmite profissionalismo, mas também garante entregas mais seguras e eficientes. Ninguém quer perder tempo por causa de um problema mecânico que poderia ter sido evitado, não é mesmo?
- Use a Tecnologia a Seu Favor: Familiarize-se com o aplicativo da Lalamove para otimizar suas operações. Isso inclui receber e confirmar pedidos, além de usar as ferramentas disponíveis para facilitar a comunicação com o cliente. Conhecer outros aplicativos para facilitar a rotina também é muito importante. Entre os preferidos dos motoristas estão Waze, para rotas mais eficientes, e o próprio app da Carteira digital de trânsito.
É legal ressaltar também que cada uma dessas dicas influencia, mesmo que indiretamente, de forma positiva na nota no Medidor Laranja, o sistema de avaliação interno de motoristas parceiros da Lalamove – fique de olho nos próximos posts para saber como manter sua pontuação alta.
E você, tá esperando o que para começar a fazer entregas com a Lalamove? Baixe agora o App para entregadores, cadastre-se e aumente sua renda fidelizando clientes!