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No artigo de hoje, quero falar sobre o modelo de negócios da inDrive, que, na minha opinião, contribuiu para a queda no ganho dos motoristas. Recentemente, a inDrive completou oito anos de operação no Brasil. Quando ela chegou, veio com uma proposta diferente da Uber e da 99.
É bom lembrar que, antigamente, a Uber usava o modelo de tarifa dinâmica com multiplicador e pagava por quilômetro e por tempo. A 99 também adotava esse modelo. Com a chegada da inDrive, todas as empresas precisaram mudar seus modelos de negócio para se adequar à nova forma de negociação de corridas. Inclusive, tanto a Uber quanto a 99 tentaram copiar o formato da inDrive, com algumas adaptações. Quem se lembra do Uber Promo? Do 99 Poupa? E mais recentemente, o 99 Negocia?
Muita coisa mudou com a chegada da inDrive. A ideia parecia boa para os motoristas, mas a realidade é que a maioria deles não está preparada para negociar com os passageiros e tirar vantagem disso. São poucos os motoristas que, em certos momentos, conseguem negociar valores maiores para obter um melhor lucro.
Por que estou dizendo isso? Motoristas mais antigos devem lembrar que, quando a inDrive chegou — também no período da pandemia —, as empresas começaram a baixar os preços. Hoje, quem trabalha com UberX, 99Pop e inDrive percebe que as corridas estão pagando muito pouco. E por que isso acontece?
A concorrência é excelente para os passageiros, mas ela pressiona os preços para baixo e isso reflete diretamente no que é repassado ao motorista. O modelo de negócios da inDrive é baseado em preço fixo. Ela nunca pagou compensação por tempo, por quilômetro, muito menos ofereceu tarifa dinâmica.
Antes, na Uber, quando uma corrida demorava muito no trânsito, o sistema pagava por tempo e por distância. O mesmo acontecia com a 99. Com o tempo, a Uber passou a adotar o modelo de preço fixo, oferecendo o valor da corrida direto na tela. Se o trânsito for intenso, às vezes há um reajuste — às vezes não. A 99 segue o mesmo padrão.
Na minha opinião, todas essas mudanças nos aplicativos começaram com a chegada da inDrive. Mas será que a inDrive é a grande vilã da história? Não. Ela é uma empresa que busca lucro e tem um modelo de negócios que vende para a sociedade como sendo mais justo. Afinal, o motorista negocia com o passageiro e precisa colocar crédito no aplicativo para trabalhar, o que dá uma aparência de controle e liberdade.
Mas o que realmente acontece? A própria inDrive sabe — e a gente também percebe — que, por causa desse modelo, o motorista é induzido a aceitar o primeiro valor oferecido, que normalmente é o mais baixo. E aqui entra um ponto importante: a gente luta por melhores tarifas, por aumentos, mas as empresas estão em constante disputa. Quando uma oferece corridas mais baratas para os passageiros, as outras seguem o mesmo caminho para não perder espaço.
A Uber, por exemplo, recentemente reduziu os preços no início do ano. Por quê? Porque no ano passado, a inDrive tentou uma iniciativa colocando a corrida mínima em R$ 10, com um ganho por quilômetro mais alto. A Uber, percebendo que os motoristas estavam migrando para a inDrive, baixou os preços para os passageiros com o objetivo de sufocar a concorrência.
Essa guerra entre as plataformas é boa para os passageiros e boa para as empresas, mas não para os motoristas. Após 10 anos de Uber e 8 anos de inDrive no Brasil, dá para perceber que o Uber Comfort de hoje virou o novo UberX. E o atual UberX paga tão pouco que é quase como um UberMoto.
Ou seja, a inflação não foi acompanhada. O motorista do Comfort hoje ganha o equivalente ao que se ganhava no UberX de 10 anos atrás, e quem roda no UberX atualmente está ganhando o que uma moto deveria ganhar. O modelo de negócios da inDrive acabou criando uma barreira que impede a Uber e a 99 de reajustarem os valores e melhorarem a situação do motorista.
Mas estou dizendo que a culpa é da inDrive? Não. Também não estou justificando que Uber e 99 deixem de aumentar os repasses. O que está acontecendo é que o próprio mercado está empurrando os preços para baixo.
Muita gente diz que a inDrive deveria criar uma categoria Black. Mas, se isso acontecer, é bem provável que acabe barateando ainda mais as corridas, pois entraria em competição direta com o Uber Black e o 99 Electric Pro.
Então, precisamos entender uma coisa: a inDrive é uma empresa com fins lucrativos e seu modelo de negócios exige habilidade de negociação por parte dos motoristas — e a maioria ainda não está preparada para isso. Os motoristas acabam aceitando qualquer corrida com pressa, sem avaliar os custos e ganhos reais. E as empresas estão tentando vencer umas às outras, e infelizmente quem mais sofre com isso é o motorista que roda no UberX, 99Pop e inDrive.
Esses aplicativos cobram pouco dos passageiros e repassam pouco aos motoristas, o que gera uma margem de lucro muito baixa. O motorista que não escolhe as corridas, que aceita qualquer uma rodando no X, Pop ou inDrive, vai ter alta quilometragem, desgaste acelerado do carro e pouco lucro.
Por isso, em muitos dos meus vídeos, quando me perguntam sobre qual carro comprar, eu recomendo escolher um que permita acesso ao Comfort ou, pelo menos, ao 99 Plus. Pode ser um Argo, por exemplo. Assim, o motorista não fica preso às categorias que pagam menos.
Infelizmente, quem roda só no UberX, 99Pop ou inDrive sofre com essa sazonalidade e a briga entre os aplicativos, que vem puxando os ganhos cada vez mais para baixo. Motoristas que conseguem ganhar um pouco mais são poucos: aqueles que rodam de madrugada, quando há menos concorrência e mais demanda, ou os que atuam na periferia, onde poucos querem buscar passageiros e, por isso, conseguem cobrar preços mais altos.
Mas, no geral, a grande massa de motoristas sofreu com esse modelo de leilão de corridas da inDrive, que jogou os preços para baixo. Isso dificulta bastante a entrada de novos aplicativos no mercado.
Nas regiões do interior, os aplicativos regionais até conseguem algum êxito, porque trabalham com um grupo pequeno de motoristas, valorizam o trabalho e são mais seletivos. Mas, nas grandes metrópoles, onde não existe esse contato entre os motoristas, fica quase impossível fugir da Uber, da 99 e da inDrive.
Por isso que muitos me perguntam se é necessário criar um novo aplicativo para competir com a Uber. O problema é que a Uber vai sempre tentar puxar o preço para baixo, canibalizando o serviço até o ponto em que o motorista praticamente paga para trabalhar.
Essa é a minha opinião. Quero saber a sua — deixa aí nos comentários. Tamo junto e até o próximo texto. Valeu, tchau!
Respostas de 19
Estou a pouco mais de um ano atuando como motorista, e atualmente eu tenho feito viagens pelos três apps com uma meta de ganhos diária de R$ 450,00 que geralmente ultrapasso. Inicio a minha jornada cedo e tenho a seguinte métrica de ganhos da qual não abro mão: Uber (X e Confort) e 99 (Pop) R$ 2,30/Km; InDrive R$ 2,60/Km; ou aproximadamente R$ 1,00/minuto nos 3 apps. Na 99 e na InDrive inclusive, é apresentado no Ticket, o valor pago por Km juntamente com os tempos da viagem, o que facilita muito a escolha e visualização destes valores, além de eu contar com o app GiGu da Stop Clube que me auxilia também. Por valores inferiores a estes oferecidos por qualquer dos apps eu simplesmente recuso a viagem, o que acaba por frustrar os passageiros que necessitam do serviço; os levando a buscar a oferta em outro app que remunere melhor o motorista pela mesma viagem. O que tenho visto e neste ponto tenho de concordar com o Daniel – com o qual aprendi e ainda aprendo bastante sobre esta atividade – é que muitos motoristas ingressam nos apps “sem saber e sem querer aprender a trabalhar”, aceitando corridas que mal cobrem seus custos básicos; ou com o único objetivo de ter uma fonte de renda para pagar os boletos do começo do mês, ou seja, não têm esta atividade como um negócio, onde se deve ter gestão de custos e controle financeiro e, em pouco tempo percebem este erro e saem das plataformas em situação financeira pior do que quando entraram, fazendo assim com que haja uma enorme rotatividade de motoristas nestas mesmas condições nos apps; o que no meu ponto de vista, estimula os apps a não aumentarem as tarifas, por perceberem que sempre haverá motoristas incautos a aceitar corridas com baixos valores agregados. Logo, não consigo ver a InDrive como a única vilã da história, visto haver também alguns colegas motoristas que ainda não conseguiram entender que esta atividade além de se tratar de um negócio como disse, tornou-se hoje de extrema importância para a sociedade; pela segurança, comodidade e conforto que a ela proporcionamos, pois os apps sem nós (ainda) não conseguem transportar os passageiros. E o mais importante, não devemos (NUNCA) basear a nossa atividade pelo preço que os apps nos pagam, mas sim pelo VALOR do serviço que prestamos.
Concordo em partes, sou motorista a 6 anos, realmente no início, existia a dinâmica e dava pra guardar um $ como décimo terceiro e pra manutenção do carro. Mas infelizmente, oferta x demanda, muito motorista rodando e com certeza eles vão pagar pouco, pois se eu não aceitar essa viagem, um outro motorista que começou agora, vai aceitar. E assim vai defasando cada dia mais.
Que lugar que é esse que eu vou prai trabalhar, pq na minha região só paga de 1,50 pra baixo o km. Se rodar umas 12hs o máximo que faz é uns 300, 350 reais bruto.
Os serviços de app vai de mal a pior .
Tenho 5 anos de app e chequei a pegar ainda a época boa em que se ganhava dinheiro.
Hoje se você não escolher a corrida , quando for nescessário fazer a manutenção do carro não terá como custear.
Ano passado praticamente estudei , fiz cursos profissionalizantes no Senai para agora realmente não precisar mais dos apps.
Aqui em Curitiba deve ter motorista abastecendo com água aceita corrida a 1,08 por km
Tá impossível rodar no uber X….
Na verdade não compensa mais ,não recomendo ninguém,largar o emprego ser motorista de app, combustível e manutenção estão altos , e os valores repassados não acompanha os aumentos,pelo contrário só abaixou então a conta não fecha.e vc não faz as corridas principalmente as de valor baixo e ruins ela castiga sim .e nao toca corridas.
Não há regulação por parte do governo. Temos uma forte ausência do governo, que deveria interferir na operação de muitas empresas, pois provocam um forte desequilíbrio na economia local, destruindo lares, e por conseguinte, nosso país. Não devemos provocar a saída destes negócios, mas a determinação de uma redistribuição de renda mais confiável, previsivel, estipulando valores mínimos, clareza nos chamados, indicando o número de passageiros, alerta para mudança de rota provocada por passageiro que acrescenta ou suprime destinos (fato não informado e não submetido ao motorista, que deveria ocorrer, mediante a inserção de um botão para concordância), e que hoje, só é apresentado o valor do acréscimo ou supressão. Disponibilidade ininterrupta do recurso de “definir destino”(indisponível em alguns app), e que quando disponibilizam, o valor por km é lançado bem abaixo do suportável. O governo federal, deveria intervir, para mediar a questão, e não deixar a situação no vácuo…Livre concorrência deve existir, mas também, mecanismos para defender a população. Peço a intervenção federal imediatamente. A convocação de um pleito popular, e mais apoio a este tipo de atividade…
Bom dia, o maior problema dos aplicativos no Brasil é que eles descobriram que o país não oferece empregos dignos e nós como brasileiros temos no sangue a dignidade de correr atrás, aí ficamos se sujeitando as plataformas, na verdade hoje trabalhando em regime de escravidão.
Sou motorista de app a 9 anos,e hoje não recomendo a ninguém largar o emprego pra ser motorista de app,e minha opinião é que enquanto houver motorista desinformado, motorista que aceita todo tipo de corrida,nunca haverá melhora em valores ou serviços prestados.
Muitos passageiros migraram da categoria X para o Black,por conta dos carros sucateados, motorista de chinelo, bermuda e regata,carros sujos,mas isso só ocorre por conta das taxas serem muito baixas, hoje a manutenção dos veículos são muito altas, combustível caro,e o aluguel então…tá um absurdo
Quando nós motoristas criaremos vergonha!
Bastaria união de todos em cooperativa, dirigida pelos próprios motoristas. Com isso poderíamos desenvolver nosso próprio aplicativo.
Com adesão de grande maioria de motoristas as plataformas não sobreviveriam, ou, minimamente teriam que se enquadrar.
Sem motorista não existe app!
Seria uma filosofia ganha-ganha.
Com esse App dos motoristas não haveria cobrança de taxas, bastaria um valor mensal para administração do App.
As tarifas cairiam substancialmente para o passageiro e aumentariam para os motoristas.
Se vc corre por um App seu, da categoria, administrado por motoristas e que tomariam decisões por assembleias constituídas, ninguém poderia aumentar ou diminuir tarifas sem autorização da maioria.
Esta iniciativa traria equilíbrio, transparência aos usuários e a fidelização manteria a eficiência do App.
Se todos aderirem o passageiro vem junto, com taxas mais justas para os parceiros, os cancelamentos diminuiriam bastante, atraindo cada vez mais usuários.
A. maioria dos passageiros relatam não se importarem em pagar mais caso tenham corridas mais aceitas. Pesquisem pra ver!
Infelizmente não tenho recursos pra levar esse projeto adiante, mas os parceiros juntos, com apoio de órgãos de governo e iniciativa privada poderiam alcançar sucesso.
E com isso tudo as três empresas só pensam nelas tem muito motoristas que se quebrou lamentável
Fazer só corrida de X tá morto têm que ter carro pra fazer conf faz 8 anos que trabalho no app melhor carro que rodei até hoje e o versa 1.6 no GNV manutenção muito pouco carro espetacular
Boa tarde faz tempo mas mto que não faço uma viagem pra 99 e incrível meu carro é confort só passam Corridas 1.70 no máximo o km e não pego, pela uber minha taxa de aceitação era 80 hj está em 33% e vai cair mais pq só pego acima de 2.00 km algumas viagens pra retornar até 1.80 km pra voltar pra origem
Esse leilão de viagem( radar) é uma vergonha os motoristas tinham que rejeitar todas elas e assim vai ficar mais difícil pra fazer uma diária compensatória
Na maioria das cidades é difícil fazer coridas a 2.00 ou 2.50 o km.
Aplicativos é para tentar sobreviver.
Ninguém irá conseguir trocar de carro, pagar as manutenções, pagar prestações de um veículo e ter dinheiro para viver.
É ilusão.
Aplicativo é para uma ajuda financeira somente.
O problema é que os aplicativos fazem uma concorrência desleal, enquanto os Governos estaduais não fizerem nada, vai ficar cada dia pior, o transporte público cobram de 06.00 reais a 07.00 reais pra andar de ônibus ou metrô, estes aplicativos querem pagar 05.70 ,06.60,08.00 e 10,00 uma viagem é o pior que tem Motoristas que aceitam, uma viajem de 05.70 o lucro do Motorista é 04.10, então estes Governos estaduais deveriam por uma lei que os aplicativos não pode pagar menos de 02.50 o KM rodado, seja uma viajem longa ou perto. Para o taxista não tem tem um valor por KM,porque que não pode ter também para as empresas de transporte por aplicativos.
Eu completei dois anos de motorista de aplicativo, trabalhando basicamente para o Uber, infelizmente na minha cidade onde eu moro que é Blumenau a geografia da cidade não ajuda, possui muito morro muita baixada basicamente todas as cidades na região são assim com o custo do combustível custo do óleo custo da manutenção curso dos pneus ficou inviável ser motorista de aplicativo salve para pagar uma gasolina ou juntar um dinheiro para pagar a gasolina para ir até a praia fora isso é totalmente inviável no início eu faturava 450 em 6 horas de trabalho hoje nesse mesmo período eu faturo no máximo r$ 150 então não existe a possibilidade de eu retornar a ser 100% motorista de aplicativo, o trabalho em si de motorista de aplicativo é muito divertido é muito gostoso, conhecendo pessoas diferentes lugares diferentes mas não tem como trabalhar no prejuízo.
Me chamo Webert de Almeida leite motorista parceiro desde 5/8/2016 última viagem 21/02/2025 foram 5 carros primeiro uma grande livina depois comprei um Logan zero 2018/depois um corolla 2017/18/depois outro Logan 2017/18 e por fim um Etios 2018/este ano em janeiro eles cortaram meu carro do conforte e me deixando só no x aí dia/21/02/foi a última viagem trabalhar de xis e pedir esmola pra dois Uber hoje e um nojo pra motorista sobreviver
Sou motorista de APP desde o final janeiro deste ano pois estou desempregado ? do meiado fevereiro para cá as taxas baixaram muito e não estou conseguindo bater a meta de 300 reais brutos por dia! E não está sobrando nada! A categoria no Uber X está pagando como UBER moto! O que Cho um absurdo! Precisamos de um reajuste o km não pode permanecer em corridas de 30 km com trânsito horrível de mais de 1 hora pagar 1,10 por km