A Uber se redimiu de um dos erros que cometeu contra motoristas já no final de 2024. Será que você percebeu essa mudança? Durante o ano de 2024, a Uber reduziu duas vezes a tarifa dos motoristas, a primeira delas na tarifa normal. Tanto o X, como o Comfort, assim como o Black, tiveram seus valores reduzidos.
Não bastasse isso, no segundo semestre, a empresa também reduziu o percentual da tarifa dinâmica. Em Salvador, o limite era de mais 15%, mas esse valor se tornou muito raro de ser visto na tela do aplicativo. O máximo que aparecia era a metade disso, R$ 7,75.
E foi inclusive assim que motoristas trabalharam no Natal e também no Réveillon. Mas, ainda em meados de janeiro de 2025, a tarifa dinâmica voltou ao normal, não apenas aqui em Salvador, como também no restante do país, conforme relatos que recebi de colegas em várias cidades que tiveram seus valores reduzidos anteriormente. Diz aí nos comentários, você percebeu que a Uber retomou o valor da tarifa dinâmica normal? Porque o normal mesmo seria com um multiplicador, mas esse é falecido, que Deus o tenha.
Estou me referindo ao dinâmico picolé, que é o novo normal da Uber. Como sempre, contribua com a sua opinião inteligente nos comentários. Pois bem, é fato que a Uber voltou ao dinâmico picolé normal.
Mas fica no ar uma pergunta inquietante. Sem dizer nada, a empresa reduziu. Aliás, a Uber não avisa quando vai fazer coisas desse tipo.
Talvez para aliviar o impacto que sabe que será negativo, então ela prepara a bomba, entre aspas, solta e corre, como a gente fazia quando criança: jogava aquela bombinha no meio do mato e corria para só ouvir o estrondo. Mas a empresa ter retomado o dinâmico picolé normal não faz mais do que sua obrigação.
Não é esse o principal ponto. O que intriga é por que ela fez isso. Considere: a Uber não dá prego sem estopa.
Ela não faz nada sem que tenha um objetivo em mente. Não se explicou publicamente, que de repente, como sempre alega, foi uma instabilidade, foi um bug. Não.
Mas eu desconfio que a empresa fez algo nos bastidores para ter retirado essa dinâmica e depois retornado. O certo é que, se ela reduziu o percentual da dinâmica para o motorista, o mesmo não pode ser dito de uma eventual redução no valor que ela retém durante as viagens. Lembra-se da pandemia, quando ela fez os motoristas pagarem a tarifa social?
Aquela redução no valor da tarifa que os motoristas reclamaram, mas acabaram entendendo porque se tratava de uma crise sanitária global.
Só que depois, a empresa não voltou à tarifa normal. No entanto, aquela redução que ela fez na pandemia foi só para o motorista pagar menos, mas ela manteve o seu percentual de desconto. É sempre assim que a Uber faz.
Nessa redução de 2024, redução da tarifa dinâmica, ela não reduziu o valor do passageiro. Lógico que ela não faria isso. Portanto, para ela, não teve nenhum prejuízo.
O motorista pagou a conta. Agora, pagou a conta do quê? O que a Uber fez? Será que essa redução foi apenas para ela fazer um caixa melhor? Fazer, digamos, o seu décimo terceiro? Afinal de contas, essa redução no valor da tarifa dinâmica em todo o Brasil aconteceu no apagar das luzes de 2024. E voltou ao normal no final de janeiro de 2025, já começando o mês de fevereiro.
Se há uma resposta para isso, só Deus, e o pessoal da Uber é quem sabe. Para nós, o que resta é continuar trabalhando e torcer para que a empresa não pratique outra redução agora em 2025. Consegui ajudar você com a informação desse vídeo de hoje? Se sim, por favor, curta e também compartilhe com seus colegas.
Por hoje, a gente fica por aqui. Um abraço e até o próximo encontro. Fui!