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Todo mundo sabe que o aplicativo que mais chama é o da Uber. Todo mundo também sabe que a categoria que mais toca é o UberX. É uma corrida atrás da outra. Mas você já parou para pensar se realmente vale a pena?
Dá uma olhada no que um colega que roda pela inDrive compartilhou: fez 176 corridas e rodou 1277km. Resultado? Um ganho por km de R$3,40. Pode parecer pouco pra quem está acostumado com volume, mas é um baita rendimento, principalmente pra quem roda com carro alugado.
A real é que, cada vez mais, motoristas estão deixando de viver só da Uber. Estão abrindo o leque: indo pra 99, testando o inDrive. E quer saber? Estão se surpreendendo.
Muita gente ainda tem medo da inDrive. O sistema é diferente, tem que saber negociar. Mas quem aprende, quem estuda a plataforma, colhe resultado. Esse colega aí, por exemplo, certamente soube negociar bem, rodou em região onde muito motorista tem medo de ir, e, talvez por isso mesmo, pegou corrida boa.
É claro que o UberX ainda é a escolha de muitos porque é mais cômodo. Não tem que ficar muito tempo esperando, toca sem parar. Mas, essa vantagem vem perdendo força. A 99, nos horários de pico, está pagando quase o dobro em algumas corridas, por exemplo. E não tô falando só de corrida boa no Pop. Tem corrida no Negocia que paga melhor que Comfort. Tem corrida que chega perto do valor do Black.
Se você nunca testou outras plataformas, saiba: tem muita cidade em que a Uber já nem é a preferida. Vai pra Foz do Iguaçu, por exemplo, e pergunta pros motoristas de lá. Tem aplicativo regional dominando. Por quê? Porque a Uber tá diminuindo cada vez mais o repasse. Simples assim.
Hoje, em vários horários, o ganho por km tá ridículo. E quando a Uber paga mal no km e na hora, o motorista simplesmente desiste. E faz certo. Tá mais do que na hora de dar espaço pra outras plataformas.
Eu mesmo, que sempre rodei pelo Uber Black, já tô com o olho bem mais aberto. E vou falar sem rodeio: se o meu carro só pegasse UberX, a Uber hoje seria minha última opção, eu focaria na 99, depois inDrive, e, lá no fim da lista, a Uber.
E sei que muitos vão dizer: “Ah, mas o inDrive paga mal em algumas regiões”. Ok, mas se você souber onde tá o dinheiro e souber negociar com o passageiro, o ganho é bom. O segredo é saber jogar.
Esse vídeo é um alerta: se você tá cego, fiel à Uber, achando que ela vai te valorizar, sinto dizer que não vai. A Uber quer sucatear o UberX. Quer forçar o motorista a subir de categoria. Quer que você compre carro pro Comfort, pro Black.
Enquanto isso, a 99 tá sendo esperta. Criou o 99 Expresso, tem melhorado a remuneração do Pop em horários estratégicos, tá pagando mais que a Uber. Passageiro percebe isso, e tá migrando também.
Quer saber o que mais me incomoda? A Uber quer cobrar R$50 do passageiro e repassar só R$28 pro motorista. A 99 cobra os mesmos R$50 e repassa R$35, R$40. A inDrive? Cobra R$45, e o motorista só paga 10% de taxa. E a Uber? Não quer abrir mão do lucro, quer morder até 40% em cima da corrida do UberX.
E o motorista? Se cega por causa do “chama mais”. Se acomoda porque “toca direto”. Mas no fim das contas, tá rodando mais, ganhando menos e acabando com o carro. Então, se tem uma dica que eu posso te dar hoje é: pare de olhar só pra Uber; abra o olho pra 99, pro InDrive. Você pode rodar menos, ganhar igual, e desgastar menos o seu carro.
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