Uber pode priorizar motoristas com melhor avaliação, qualidade do carro e frequência de trabalho e oferecer para eles as melhores corridas

Mudança da Uber no Aeroporto Viracopos pode eliminar corridas fantasmas.

Motorista de aplicativo dentro do carro, usando um smartphone. Ao lado, um aviso sobre mudanças no recebimento de solicitações de viagem no Aeroporto de Viracopos.
Foto: Luis Hatada para 55content

Mudanças no recebimento de solicitações de viagens no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Por que será que a Uber fez essa atualização? O que está acontecendo? Será que vai ser melhor? Será que vai ser pior? Vou te contar os detalhes neste vídeo.

Provavelmente, você que é da região metropolitana de São Paulo, especialmente de Campinas e áreas próximas, recebeu essa mensagem no aplicativo da Uber. Aqui está escrito: “Mudanças no recebimento de solicitações de viagens em Viracopos. Para oferecer uma melhor experiência a você, motorista parceiro, a partir de segunda-feira, hoje, dia 10 de março de 2025, a fila virtual para embarque no aeroporto de Viracopos deixará de funcionar. Com isso, a sua experiência de uso do aplicativo será a mesma em todas as regiões da cidade. Já no desembarque, nada muda. Seguindo as normas do aeroporto, reforçamos que o não cumprimento das leis de trânsito e a utilização do meio-fio para aguardar viagens poderão gerar multas para os motoristas parceiros.”

Bom, uma coisa é fato: nós nunca sabemos exatamente o motivo pelo qual a Uber faz essas mudanças, certo? Isso aí não tem como saber, porque não estamos lá dentro, e eles não vão divulgar o real motivo. Aqui está dizendo que é para melhorar a experiência do motorista, ou seja, quem chega lá poderá receber uma corrida como em qualquer outro ponto da cidade. Ou seja, não será necessário levar um passageiro para ter prioridade. Você pode chegar vazio e ter a mesma prioridade que outro motorista que acabou de desembarcar um passageiro.

Talvez a Uber utilize alguns critérios de prioridade, como a frequência do motorista, a avaliação, a qualidade do carro, enfim, ela pode favorecer alguns motoristas visando um melhor atendimento para o passageiro. Isso é possível. Por exemplo, se dois motoristas estiverem disponíveis e um passageiro pedir uma corrida na categoria X, acredito que a Uber pode escolher o carro de melhor qualidade para esse passageiro. Eu acho que isso pode acontecer, mas nunca sabemos ao certo. Baseamos essas análises em experiências do dia a dia. Então, acredito que ela pode favorecer alguns motoristas nessas questões.

Agora, sobre prioridade e fila virtual, isso acabou. Existe um ponto positivo nessa mudança? Eu acredito que sim. Sabe por quê? Porque sabemos que nos aeroportos existem muitas irregularidades. Alguns motoristas, que na verdade nem são motoristas, tentam se aproveitar do sistema. Eu sempre fui muito firme sobre isso. Não aceito motoristas que fazem trapaças para levar vantagem sobre outros colegas de trabalho. Você faria isso para prejudicar um parceiro de trabalho? Acha isso certo? Eu acredito que quem faz isso não se importa com os outros, porque, se se importasse, não faria.

Essas trapaças incluem derrubar a fila, onde um motorista começa a fazer chamadas falsas para expulsar outros da fila e adiantar sua posição. Também há casos de corridas fantasmas para ganhar prioridade. Com essa mudança, isso não acontecerá mais. Nesse ponto, a mudança é excelente.

Acredito que a Uber não aplicará essa mudança no aeroporto de Guarulhos, pois isso poderia gerar um caos. A demanda lá é infinitamente maior. Em certos horários, há filas enormes de carros aguardando passageiros, principalmente em períodos de retorno de férias e feriados, quando muitas pessoas chegam ao aeroporto ao mesmo tempo. Se a Uber aplicar essa mudança lá, pode virar uma bagunça.

Mas será que, se ela eliminasse a fila virtual em Guarulhos, a situação não melhoraria? Você poderia chegar a qualquer momento e disputar as corridas com os outros motoristas. Claro que haveria concorrência, pois muitos motoristas iriam para lá. Então, não sei se isso daria certo ou não.

No aeroporto de Congonhas, essa mudança foi implementada e depois revogada. E vocês perceberam que, após alguns dias, já havia relatos de problemas na área de espera dos motoristas, incluindo vandalismo nos banheiros e outras irregularidades? Ou seja, quando há brechas, sempre tem gente tentando tirar vantagem sobre os outros.

Se essa mudança for para acabar com essas irregularidades, a Uber está certa em implementá-la. Não sei se esse é o real motivo, mas, para aqueles motoristas que usam artifícios para ganhar prioridade com corridas fantasmas, isso acabou. Agora, tanto faz se você chega com ou sem passageiro, terá a mesma prioridade. Com exceção, é claro, de possíveis critérios como melhor avaliação, qualidade do carro e frequência de trabalho, que podem influenciar a distribuição das corridas.

E você, o que acha dessa mudança? Concorda ou discorda? Acha que será melhor ou pior? Aliás, se você é motorista da região de Campinas e já fez uma corrida com essa nova regra, compartilhe sua experiência nos comentários.

Você que está acostumado a trabalhar em aeroportos e a utilizar a fila virtual, conte sua experiência para nós. Isso é muito importante para que possamos compartilhar mais informações com todos os parceiros. Quanto mais informação de qualidade tivermos, mais podemos ajudar uns aos outros.

Foto de Luis Hatada
Luis Hatada

Luis Hatada, conhecido como "Uber do Japa", é motorista de aplicativo desde 2018 e, ao perceber as dificuldades dos colegas em gerenciar ganhos e despesas, criou um canal no YouTube em 2019. Nele, compartilha orientações sobre gestão financeira e desenvolvimento pessoal, defendendo que a profissão exige uma mentalidade empreendedora. Seu conteúdo aborda temas como administração financeira e autodesenvolvimento, com o objetivo de ajudar motoristas a melhorar a rentabilidade e superar desafios diários.

Pesquisar