Uber no Carnaval ofereceu maiores ganhos aos motoristas, mas quando eles saíam de casa, corridas voltavam aos valores normais

Será que foi realmente um bug ou uma estratégia para tirar os motoristas de casa, colocar a turma na rua e botar todo mundo para trabalhar?

Homem de barba curta e pele bronzeada, usando um boné preto com a inscrição "NYC" e uma camiseta branca, sentado no banco do motorista de um carro, com o cinto de segurança afivelado.
Foto: Fernando Floripa para 55content

Este texto não reflete necessariamente a opinião do 55content

Você sabia que a Uber manipula nós, motoristas, e a maioria não percebe? Para você ter uma ideia, agora, durante o Carnaval, do nada, o aplicativo da Uber “bugou”, digamos assim, e começaram a aparecer corridas com valores acima do normal.

O que aconteceu? Um monte de motoristas desesperados saiu para a rua para trabalhar, aproveitando essas viagens e esse suposto bug do aplicativo.

E aí a gente se pergunta, né? Será que foi realmente um bug, uma falha no aplicativo da Uber? Ou só mais uma estratégia, uma isca para tirar os motoristas de casa e colocá-los na rua para trabalhar?

O que você acha? Então vem comigo neste texto, porque quero bater um papo com você justamente sobre isso.

Que estratégias e ferramentas a Uber utiliza para manipular os motoristas que ninguém percebe?

Olha, meus amigos, não é de hoje que a dona Uber se utiliza de estratégias e até de ferramentas dentro do próprio aplicativo para manipular seus motoristas.

E essa manipulação já começa desde uma simples mensagem educativa ou de orientação, que, para mim, mais parece uma política do terror.

Tem momentos em que eles querem assustar os motoristas e começam a mandar mensagens tocando o terror na turma: “Não faça isso”, “Não faça aquilo”, “Você pode ser bloqueado”. Está escrito nas entrelinhas: “Se você fizer tal coisa, pode ser bloqueado”.

Isso é uma forma de manipulação.

Outra: você está em casa, sossegado, assistindo televisão, e do nada aparece aquele pop-up. Você com certeza já viu. Até comenta aqui!

Aparece no seu celular também aquele pop-up dizendo: “Demanda acima da média, valores mais altos que o normal nesses horários”.

Só faltou dizer: “Saia para a rua e trabalhe, porque eu estou precisando de você”.

Do nada, você está tranquilo e começam a surgir notificações e pop-ups na tela do seu telefone, te convidando a trabalhar e justificando que os valores estão bons.

Até já te pergunto: isso já aconteceu com você? Comenta aqui! Quero saber se, na sua cidade, também aparecem esses pop-ups e alertas te chamando para a rua para trabalhar.

Quando você entender o que ela está fazendo, vai começar a prestar mais atenção, olhar as coisas com outros olhos e ser mais crítico.

Será que a Uber realmente está querendo me ajudar, me convidando a ir para a rua para ganhar mais? Ou ela só está me enrolando para me tirar de casa e fazer com que eu trabalhe para ajudar ela a lucrar?

Além dos pop-ups, também existem aquelas campanhas e promoções que você só ganha se trabalhar no dia, horário e local que a Uber determina.

Existe manipulação maior que essa?

Quer ganhar um extra, um bônus, uma promoção? Quer ganhar um “doce”? Então você tem que ir para a rua nesse dia, nesse horário e estar lá naquele local, porque a Uber precisa de você ali para atender a demanda que ela sabe que será grande.

Olha só a jogada de manipulação: para você ganhar o “doce”, tem que fazer o que ela quer.

Mais uma estratégia de manipulação.

Outra situação: você está trabalhando e quer desligar o aplicativo para ir para casa, mas toca outra corrida, e mais outra, e outra.

Daqui a pouco, você quer ir ao banheiro, mas toca outra. E você pensa: “Ah, só mais uma”.

Uma atrás da outra!

Você nem terminou uma corrida e já está tocando a próxima.

Manipulação para quê?

Para que você não desligue o aplicativo, para que você não saia da plataforma.

E os valores flutuantes das corridas? Também são uma estratégia de manipulação.

Pensa comigo: quando está faltando carro, o valor sobe. Se o valor sobe e aparece o dinâmico, o que acontece?

Você está em casa sem fazer nada ou descansando e, de repente, vê que o dinâmico está alto e os valores estão bons.

O que você faz? Sai para a rua para trabalhar.

De repente, quando a demanda diminui, o que a Uber faz? Diminui os valores.

Só faltou dizer: “Vai para casa! Não quero que você trabalhe agora”.

“Ó, o valor está ruim, né? Vai para casa!”

Mais uma estratégia de manipulação.

Outra que muitos motoristas não percebem: já reparou no topo do seu aplicativo o que aparece?

O seu saldo!

O seu saldo acumulado até aquele momento aparece no topo do aplicativo.

O que isso te lembra?

Não parece um placar de jogo?

Pois é justamente isso que aquilo é!

Um placar de jogo!

Enquanto você está trabalhando, fica o tempo inteiro de olho no quanto faturou, no quanto ganhou.

Isso te incentiva a buscar um pouco mais.

“Ah, estou trabalhando e o valor ainda está baixo… preciso correr mais!”

“Já fiz um bom valor, mas ainda dá para fazer mais!”

Isso é mais uma estratégia de manipulação.

Essa tática tem nome: gamificação!

Eles transformam o seu trabalho em um jogo, um desafio, de forma que isso te motive a trabalhar mais.

Isso aí é psicologia! Pode pesquisar: gamificação!

O saldo no topo do aplicativo é uma estratégia para fazer com que a gente trabalhe mais e nem perceba.

Você reparou que, de tudo o que falei até agora, muita coisa a maioria dos motoristas não percebe?

Uma corrida atrás da outra, valores flutuantes, placar no topo da tela, promoções e campanhas que só te pagam em determinados dias e horários, mensagens assustadoras…

Tudo isso são estratégias de manipulação!

Agora pensa comigo: quando a Uber junta todas essas estratégias, olha só o poder que ela tem!

Ela consegue fazer com que você aja exatamente como ela precisa, do jeito que ela quer, e muitas vezes você nem percebe.

Você sai para trabalhar ou trabalha mais tempo sem nem perceber.

Manipulação!

Agora, voltando ao Carnaval: o que aconteceu?

Você percebeu que, de repente, começaram a pipocar mensagens de motoristas em grupos e no privado?

Muita gente dizendo: “O aplicativo da Uber bugou, enlouqueceu!”.

Do nada, na sexta-feira antes do Carnaval, o aplicativo começou a pagar valores acima do normal.

Mas apenas no UberX!

Comfort e Black continuaram tocando os mesmos valores.

No X, de repente, as corridas começaram a pagar muito mais.

O que aconteceu?

Muita gente que estava em casa, se preparando para viajar ou descansar, decidiu sair para trabalhar. Afinal, do nada, o aplicativo estava “bugado” e pagando bem. Muita gente correu para a rua!

Mas tinha um detalhe que poucos perceberam…

O bug do aplicativo, da mesma forma que apareceu, começou a desaparecer. Ele começou a “brincar” com os motoristas. Ora vinha, ora ia embora. Ora vinha, ora ia embora. A gente até apelidou ele carinhosamente de “bug pisca-pisca”! Vai e vem, vai e vem…

Curiosamente, quando o bug aparecia, as corridas pagavam valores muito altos. No entanto, quando ele sumia, parecia que os valores ficavam abaixo do normal, como se fosse uma forma de compensar aqueles ganhos extras.

Mas, como já estava todo mundo na rua trabalhando e já havia feito algum dinheiro, quantos motoristas você acha que não iriam trabalhar, mas, de repente, saíram para a rua e continuaram rodando na expectativa de o bug voltar?

Quanta gente a Uber mobilizou com esse “bug pisca-pisca”?

É justamente por conta desse vai e vem — “dá e tira, dá e tira” — que a gente para e se pergunta: será que foi realmente um bug ou uma estratégia para tirar os motoristas de casa, colocar a turma na rua e botar todo mundo para trabalhar?

Por mais que, em alguns momentos, a Uber estivesse pagando bem, depois, quando reduzia os valores, parecia que compensava para ela o extra que havia pago antes. Muita gente até comentou: “O que eu ganhei em um horário, parece que perdi no outro”.

Em muitos casos, na média, os ganhos não fizeram tanto sentido. Quem soube aproveitar, escolheu bem as corridas e focou nos horários do bug, acabou ganhando um pouco mais.

Por outro lado, muita gente não trabalha dessa forma. Simplesmente sai para a rua, aceita as boas corridas e, já que está na rua, segue trabalhando e pegando também as ruins. No fim, muitos até acabaram ganhando menos.

E eu já te pergunto: na sua cidade teve esse bug também?

Comenta aqui se, aí onde você mora, apareceu esse bug maluco do “pisca-pisca”, em que, ora pagava bem, ora pagava mal.

Vamos ver em quantas cidades isso aconteceu!

Eu sei que ocorreu em algumas, mas a gente nunca sabe a real extensão do negócio. Será que foi em todo o Brasil? Será que só nas capitais? Ou apenas em algumas cidades específicas?

Preciso da sua ajuda para termos uma noção da dimensão desse fenômeno.

Será que foi para todo mundo ou só para alguns? Comenta aqui!

E, para quem está desconfiado, achando que tudo isso é achismo ou teoria da conspiração, meu amigo, digo para você: além de tudo que já relatei sobre as ferramentas de manipulação que fazem com que nós, motoristas, trabalhemos do jeito que a Uber quer, ainda há falas do próprio CEO da empresa confirmando tudo isso.

O próprio CEO da Uber já afirmou, em várias ocasiões, que a empresa possui um programa, um algoritmo.

Na verdade, hoje em dia, já nem é mais apenas um algoritmo. Agora, é uma inteligência artificial!

Foi ele mesmo quem disse: “Hoje, nós temos uma inteligência artificial que fica por trás do aplicativo, de todo o sistema, trabalhando para fazer com que a viagem certa encontre o motorista certo pelo preço certo”.

Essas são palavras do CEO da Uber! Não sou eu que estou inventando.

Ele disse: “A viagem certa para o motorista certo pelo preço certo”.

E quando você ouve isso, o que você pensa?

Que a viagem certa é para o motorista certo que vai ganhar um valor justo?

Ou que a viagem certa é para o motorista certo que aceitará o menor valor, fazendo com que a Uber lucre mais?

Quero saber a sua opinião sobre essa fala do CEO da Uber: “A viagem certa para o motorista certo pelo preço certo”.

Para mim, o “preço certo” é aquele que faz a Uber lucrar mais.

E isso fica ainda mais claro quando olhamos para o “Radar” da Uber.

Quantas vezes você aceitou uma corrida no Radar e o sistema ficou processando?

Esse “processando” significa que a Uber ainda está procurando um motorista que aceite a corrida por um valor menor.

Se alguém aceitar por menos, a corrida simplesmente some da sua tela.

Quantas vezes você tocou na tela para aceitar uma corrida e ela ficou carregando, carregando… e não veio para você?

Isso acontece porque a Uber encontrou outro motorista que aceitou a corrida por um valor menor.

“A viagem certa para o motorista certo pelo preço certo”, ou seja, pelo menor preço possível para aumentar o lucro da Uber.

Por isso, meus amigos, eu gosto de estar sempre aqui, falando, repetindo e orientando vocês.

Motorista, seja crítico!

Sempre que surgir algo novo, pare e pense:

  • O que a Uber ganha com isso?
  • O que ela espera que eu faça?
  • Por que a Uber quer me dar essa oferta ou promoção?

Nada é de graça, nada é por acaso. Sempre tem um motivo por trás. Sempre!

Tudo que a Uber faz — desde uma mensagem, um pop-up na tela, uma promoção, até uma chamada com valor fora do normal — tem um motivo.

Você acha mesmo que a Uber passou quase uma semana pagando valores acima do normal em alguns momentos… por acaso? De graça?

Acha que, já no primeiro dia, ninguém dentro da empresa percebeu e tentou corrigir?

Uma empresa bilionária, com tantos engenheiros e programadores, simplesmente não notou que os valores estavam “bugados”?

E o mais curioso: no momento certo, os valores voltaram ao normal!

Alguém estava no controle disso.

O que você acha?

Sou maluco ou tenho razão?

Deixa sua opinião nos comentários! Quero saber o que você pensa sobre tudo isso.

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Fernando Floripa

Fernando Dutra, conhecido como Fernando Floripa, é motorista de aplicativo em Florianópolis e referência nacional para motoristas. Desde 2016, ele compartilha dicas e conteúdos nas redes sociais, alcançando quase 1 milhão de seguidores no YouTube, Facebook, Instagram e TikTok. Casado e pai de três filhos, com formação em Ciências da Computação e Administração, ele trabalha ativamente como motorista e incentiva a união da categoria, consolidando-se como um influenciador na área de mobilidade.

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