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A Uber atualizou o aplicativo e anunciou a fase de testes para um novo selo de verificação que vai aparecer ao lado do nome do passageiro em 15 cidades brasileiras. A ideia é mostrar ao motorista se aquela conta é verificada, além de quantas corridas o passageiro já fez. Mas, mais uma vez, a Uber traz uma atualização que não resolve o verdadeiro problema: o que o motorista quer é a foto do passageiro.
Selo nenhum substitui a imagem de quem está do outro lado. Se o objetivo é dar mais segurança para o motorista, por que não mostrar o rosto de quem vai entrar no carro? Um selo pode até passar uma falsa sensação de segurança, mas a gente sabe que, na prática, isso não impede que terceiros usem a conta de outra pessoa, principalmente em casos de celular roubado. Como saber se o passageiro “verificado” não é um assaltante que está usando o celular de alguém?
A Uber diz que, agora, o processo de verificação exige foto com documento. Mas isso só vale para quem ainda não tem todos os dados cadastrados. Quem já tem CPF ou cartão de crédito vinculado à conta, por exemplo, ganha o selo automaticamente, sem nenhuma nova checagem. Ou seja, continua sendo uma segurança “em partes”.
As cidades em teste são: Recife, Porto Alegre, Campinas, Goiânia, Santos, Florianópolis, São Luís, São José dos Campos, Sorocaba, Campo Grande, Blumenau, Feira de Santana, Caxias do Sul, Macapá e Maringá. E a Uber já sinalizou que, se tudo correr bem, o recurso deve ser expandido.
Mas vamos à real intenção por trás dessa novidade: reduzir o número de cancelamentos. Com muitos motoristas recusando viagens para regiões perigosas ou com usuários de poucas corridas, o que a plataforma tenta com esse selo é “convencer” os motoristas a aceitarem mais chamadas. Só que a empresa ignora completamente o principal motivo das recusas: a má remuneração.
A tarifa variável faz com que, em alguns momentos, a corrida até pague bem. Mas, em muitos outros, a Uber joga o valor lá embaixo, ainda mais para trajetos longos, para bairros sem demanda para o retorno. E aí não compensa. Simples assim. Muitos motoristas, ao perceberem a furada, já cancelam na hora.
Então, vamos deixar claro: se toda corrida pagasse bem e se toda conta mostrasse a foto do passageiro, provavelmente, o número de corridas canceladas seria infinitamente menor. O motorista quer é menor tarifa e segurança para trabalhar, o selo está longe de resolver o problema.
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