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Uber lança Conta Sênior para facilitar o uso do app por pessoas idosas

Nova modalidade permite que familiares acompanhem as corridas, oferece visual com letras maiores e busca ampliar o acesso da terceira idade à mobilidade por aplicativo.

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Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Homem sorridente de óculos, vestindo blazer cinza e camisa branca, sentado no banco do motorista de um carro, com um celular posicionado à frente do volante.
Foto: Marcelo Ribeiro para 55content

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content 

A Uber está determinada a dominar o mercado e está utilizando todos os recursos possíveis para alcançar esse objetivo. Agora, quero compartilhar com você uma novidade da plataforma: o lançamento da Conta Sênior. Vou explicar como a Uber está identificando padrões de uso, reconhecendo perfis de usuários e adotando estratégias para fidelizar ainda mais passageiros.

O que é a Conta Sênior?

A Conta Sênior é voltada especialmente para o público idoso. Um exemplo: se você é uma pessoa mais velha e tem um filho ou filha que te ajuda, agora pode baixar o aplicativo no seu próprio celular, mas com a possibilidade do seu filho acompanhar e gerenciar o uso de forma mais assertiva. Isso dá mais segurança para quem utiliza e para quem cuida.

Vou te dar um exemplo pessoal: meu pai tem 75 anos e usa os aplicativos Uber, 99 e inDrive. Ele aprendeu a usar sozinho porque hoje em dia ele só anda de app. É raríssimo ele dizer que pegou ônibus. Com a idade, muitos já não querem mais andar de transporte público.

Aliás, muitos passageiros me contam que adoram os apps de mobilidade, porque antes deles, era quase impossível sair de casa — especialmente à noite. Pegaram gosto pela liberdade de sair sem depender de táxi ou ônibus. Depois que os apps surgiram, voltaram a sair, se divertir, encontrar amigos. Isso melhorou muito a qualidade de vida de muitos idosos.

Tem quem diga: “Marcelo, eu tinha problemas de saúde relacionados ao isolamento. Agora, com os apps, eu posso sair, tomar minha cervejinha, dançar…” Um abraço, inclusive, ao pessoal do Clube Polônia, na zona norte de Porto Alegre — levo muitos passageiros da terceira idade para os bailes de lá!

Agora, outro exemplo: minha sogra tem o app instalado no celular, mas não sabe usar. Ela diz que não adianta, que não vai aprender. A Conta Sênior vem justamente para facilitar esse cenário. A interface do app foi adaptada: fontes maiores, botões mais visíveis, tudo pensado para tornar o uso mais simples e acessível.

Se você tem uma pessoa idosa na família que está sempre pedindo: “chama um Uber pra mim?”, agora vai poder ajudar de uma forma mais eficiente. Assim como a Uber já fez com a Conta Adolescente, agora está fazendo com a Conta Sênior: controle compartilhado e mais autonomia.

Como a Uber está fazendo isso?

A Uber está utilizando inteligência artificial e cruzando informações para identificar padrões de uso. Tanto motoristas quanto passageiros têm seus perfis analisados: com que frequência usam o app, quando diminuem ou aumentam o uso, e o que poderia melhorar a experiência.

Esses dados vêm diretamente do nosso celular e comportamento dentro da plataforma. Com isso, a Uber consegue criar soluções que atendem melhor às necessidades dos usuários. Neste momento, a empresa está claramente focando no público idoso.

E você? O que achou?

Se você é idoso, comenta aqui: gostou dessa novidade? E você, motorista, atende muitos passageiros da terceira idade? Gosta de trabalhar com esse público? Tem idosos que são mais difíceis e outros que são super tranquilos — quero saber suas experiências nos comentários.

Você acha que essa mudança é uma oportunidade para melhorar o atendimento, ganhar mais e ajudar quem precisa? Comenta aí!

Foto de Marcelo Ribeiro
Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro, conhecido como Marcelo Fora da Curva, é de Porto Alegre e iniciou sua carreira como vendedor. Em 2016, tornou-se motorista de aplicativo, usando sua experiência em vendas para oferecer um excelente atendimento ao cliente, o que lhe rendeu a nota mais alta entre motoristas da cidade e vários prêmios da Uber. Em 2017, criou um canal no YouTube para compartilhar suas experiências, que rapidamente se tornou popular, alcançando 300 mil inscritos e 92 mil seguidores no Instagram.

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