Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Você entra no baile, ouve a música, a banda tocando, alguns dançando, outros parados assim como você, sem entender aquela música. E aí, você, que foi para se divertir, não consegue dançar e gera aquela frustração. Este cenário acontece com os motoristas em relação à política tarifária da Uber.
Há muita gente sem entender a regra do jogo, embora a Uber tenha mudado essa regra há cerca de quatro anos, após o período crítico da pandemia. A gente vai para a pista na expectativa, obviamente, de fazer um bom resultado. E aí considera principalmente que no dia anterior o resultado foi bom, deu para fazer boa parte das viagens, o que é raro, por sinal, tendo em vista que, geralmente, os preços não são atraentes.
Mas você veio de uma sequência de dias em que conseguiu fazer um bom resultado. E aí, de repente, o movimento está normal, mas os valores estão menores, o que gera uma frustração. Aí você fica como aquela pessoa que foi para o baile, entrou no salão, ouve a música, mas não consegue dançar.
Você vai para a pista, vê as solicitações de viagens chegando, mas não se sente disposto a realizá-las, porque os preços não estão atraentes. Para ficar bem claro para você, que ainda não entendeu, sabe o que é preço variável, tarifa variável? É isso que a Uber está fazendo, e ela não vai dar satisfação a absolutamente ninguém. É uma política que a empresa adotou em substituição à tarifa pré-definida, previsível, que ela manteve até mais ou menos o período da pandemia.
Se você é novato e não sabe, antes o motorista ficava com 75% do preço das viagens, e esse valor era previsível. Ou seja, você já sabia que, sem tarifa dinâmica, uma viagem do ponto A ao ponto B daria aproximadamente X. A Uber mudou isso. Hoje, do ponto A ao ponto B, em um determinado horário, pode dar X. Em outro, X². Ou, na maioria das vezes, dá menos X. E isso dá um nó na cabeça dos motoristas, que se irritam e acabam ficando frustrados. Portanto, não considere a previsibilidade da tarifa com base em um resultado muito bom que você teve em um determinado dia, porque isso vai variar muito.
De acordo com a Uber, essa variação leva em conta diversos fatores, como a quantidade de solicitações feitas pelos passageiros, a quantidade de motoristas que estão na pista, dentre outros fatores que ela não costuma revelar. Mas para você, meu querido, saiba que é uma loteria, a verdade é essa. Você vai para a pista, você tem a estratégia, você faz o posicionamento e nem sempre esse conjunto de ações que você adota para conseguir um bom resultado surte o efeito esperado.
Mas a empresa espera e consegue — acaba conseguindo — que o resultado para ela seja alcançado. Porque, na variação de preços, há sempre quem faça aquela viagem que você não faz de jeito nenhum. Haja vista o radar de viagens que ela introduziu como complemento dessa política tarifária.
E se você é novato e também não sabe, no radar de viagens a Uber adota a mesma estratégia da inDrive. Só que, no caso da inDrive, o valor é definido pelo passageiro e é o mesmo exibido para diversos motoristas. Já no caso da Uber, a coisa é perversa.
Ela exibe vários preços para diversos motoristas e vai encaminhar a viagem para aquele que pegar primeiro, certo? Não, para aquele que aceitar o menor preço, porque com isso ela vai pegar uma gordura maior naquela viagem. Portanto, entenda que, quando o valor estiver mais baixo do que o habitual, faz parte do jogo da Uber. Compete a você desenvolver uma estratégia para se adaptar a essa realidade.
Alguns desligam o aplicativo. Aqueles que podem — e são poucos — vão para casa, vão fazer outra coisa. Outros insistem, passam o dia todo, fazem pouquíssimas viagens, mas pelo menos não ficam no prejuízo de sair feito aspirador de pó, pegando tudo quanto é viagem que vem pela frente. E já tem aqueles que são os verdadeiros aspiradores de pó, saem catando tudo, não importa.
Afinal de contas, tem despesas a serem honradas: é aluguel do carro, é financiamento, é despesa com a família, que todo mundo tem. Porém, como quem tem calo no pé sabe onde o sapato aperta, vai adotar a estratégia que lhe for mais conveniente. Eu chamo aqui de aspirador de pó, mas não é no sentido pejorativo, por favor, entenda.
Aspirador de pó é porque ligou, ele sai aspirando tudo que vem pela frente, né? E só depois é que ele para para fazer a conta. Quando o correto é você calcular antes para ver o que vai pegar ou não. Consegui ajudar você com a informação do texto de hoje? Então dá um like e também compartilha com seus colegas.
Um forte abraço e até o próximo encontro. Fui.
Respostas de 59
Olá, muito bem abordado o assunto, uma das coisas a serem colocadas .ais proximas pautas são as taxas de aceitação que eles baixam rapidamente quando o app tica com corrida baixa e vc nao aceita.
A uber sempre vai tirar a maior fatia e a 99 tem se dado bem ao explorar isso, ao cobrar taxas menores a 99 tem cada dia mais ganhado adeptos e eu espero que continue assim porque quem depende somente da uber vai voltar pra casa com um gasto elevado e sem dinheiro nenhum no bolso.
O problema da 99 que ela aceita que o passageiro dela coloque a corrida pra próxima depois não quer pagar o motorista
Mas em contrapartida, os valores são horríveis. Chega a bater 1 real por km
Para ser franco não está nem compensando trabalhar com aplicativo aplicativo não valoriza o motorista eles querem valorizar o passageiro preciso do passageiro mas também não consegue fazer nada sem o motorista os aplicativos Tem que rever seus conceitos e melhorar as tarifas colocar preços justos
É quase impossível chegar ao nível ouro ou diamante, com a maioria das corridas é a valor que não compensa nem ligar o carro !!!
Como escolher boas corridas?
Pode me ensinar?
Muito grato
Só calcular o km eu trabalho acima de 2 reais geralmente trabalhando nos horários de pico
De onde vc é que a tarifa chega a 2 reais Kkkk de onde sou 99.9% é de 1.3 em média já chegou a 0.93 o km a uber tá esculachando mais a cada dia que passa . Quando comecei a 4 meses dava a média do dia de 1.8 hoje já tá 1.3 isso por que seleciono por que se pegar tudo vai pra 1 fácil. Eu to largando não da pra manter assim não
Bom dia, o que acontece quando a taxa de aceitação cai demais??
Obrigado
Nada.Vc não tem vínculo empregatício com as cias.O ruim e taxa de cancelamento ser alta
Simples. Tem que ser mínimo R$ 2/km ou R$ 80/hora. Tem app pra isso.
O que notei já a algum tempo é que, quando pela manhã o resultado foi muitíssimo bom, tipo, normalmente você faz 150, 180 reais, em um dia você fez 240, a partir da tarde, você começa a receber corridas horríveis. Eles regulam o seu faturamento.
Aqui na cidade, você vai ficar 12 horas online e não vai tocar uma corrida dessas kkkkkkkk
Tudo muito bem explicado,exatamente é isso que acontece comigo as corridas estão péssimas as vezes não aceito a maior parte q cai pra mim
Percebi isto também aqui em Curitiba
Também tem o problema de chamadas para comunidades aqui no RJ. Lugares onde não podemos entrar, fica difícil trabalhar, aceitar corridas se não conhecer o local.
Maior consumo com ar ligado. Viagem longa da prejuízos
Nos videos acho vc ótimo. Fala o que tem que falar,.sem enrolação. Um comunicador.
Obrigada pelo texto e analogias. Fui motô de app.
Rsrsrs,eu gosto muito de trabalhar mais final de semana e feriados,porq as corridas são mais atrativas,e detalhes só gosto de trabalhar no raio de 5 a 6 raios de kilomentros….
Trabalho menos e ganho mais….
Só escolho corridas boas de 3 a 4 km,e acima de 2 reais o km…..
Escolho corridas msm,uso a matemática ao meu favor….
Rsrsrs
Vdd, caiu muito os valores, difícil de trabalhar com gosto. O negócio é colocar X na maioria das corridas, fazer o que. Aderir a paralisação, começar a escrever pra uber rever os valores, fazer barulho. Abraço
Não tem muita utilidade esse texto. São ilações, nenhuma informação. Ninguém sabe como a Uber calcula as corridas, nem mesmo os técnicos que criam o algoritmo. São questões estatísticas sempre com a filosofia de dar as viagens .ais baratas possíveis aos passageiros e assim manter aplicativos concorrentes com menos clientes.
Pra quem não é rápido em fazer contas de cabeça, a recomendação é instalar um app complementar que faça esses cálculos e indique se a corrida é boa..existem vários disponíveis, alguns até gratuitos.
A soma dos km de viagem (ida até o passageiro + a viagem propriamente dita) teria que ser a metade do valor pago. Exemplo: 20 reais praum total de 10 km..entenderam?..pensa rápido..kkk
Qua a app vc indica?
Bom dia!
Qual é o cálculo correto a fazer para determinar uma corrida como boa?
muita gente falando coisas com base naquilo que acha, quando na vdd, os aplicativos inovam a cada dia seu modelo de negócio, é a IA trabalhando dioturnamente para maximizar os ganhos, deles é óbvio.
quem está por trás do volante, não tem esse tempo de ficar fazendo cálculos para saber isso ou aquilo, simplesmente e normalmente olham o tempo x km x valor, e olhe lá, quando dá tempo de fazer essa análise.
a grande maioria pensa: tenho de fazer $ diariamente, e assim vai horas a fio de trabalho na pista.
resumindo, vamos parar de romantismo e ilações
Sr. Pedro tenho certeza que você deva ser passageiro, por isso está se colocando desta forma, quem define o que a máquina vai fazer e como fazer e o homem ela não tem vida própria. Por isso cada um faz a sua política, eu não pego corrida por menos de $1,80 por KM. Ainda existem motoristas que insistem em pegar corrida por $6,90 é brincadeira um valor destes. Por isso existem motoristas utilizando dois celulares, um com a 99 e outro com a Uber, a plataforma que ofertar melhor preço mesmo indo em direção ao passageiro estão cancelando um para ir para atender o outro. Quem sofre se estiver em uma urgência e o passageiro. Essa política seria bom para quem afinal? Ninguém. Abraços.
Verdade.
Bom dia a todos, Pedro Guilherme a matéria não mostra valores mas pra quem está nas ruas todos os dias já sabe que os valores que estão sendo repassado ao motorista é muito baixo e com um custo alto. Ex antes da pandemia o valor mínimo era 7,20 agora com todos os aumentos o valor é de 5,60 antes a taxa era 25% pra todas as corridas agora é variadas uma corrida que o passageiro paga 10,50 a 11 reais a Uber repassa 5,60 pro motorista aí da pra todos terem uma ideia de como está o aplicativo da Uber
Tem app pra fazer esses cálculos.
Sim DSW ele ajuda mt
A 99 colocou uma promoção 4 viagens sem negar uma corrida vc ganha 10 reais a cada 4 viagens, porém o valor q antes do bairro A ao bairro B era em média 12 a 14 reais, nessa promoção tava pagando 6,50 no máximo
Estou a dois meses no aplicativo os valores q estamos recebendo estão defasados. Tem q melhorar os valores urgentilmente.
O passageiro nao tem escolha: ou paga o que está sendo pedido pela uber ou NAO viaja. Já o motorista tem a escolha. É só nao fazer a viagem. Quem está acabando com os valores da corrida, são os próprios motoristas.
Resumindo, Uber só funciona em horário de pico com dinâmico e corridas com prioridade, baixa demanda é melhor a 99 ou in-drive.
O Izaias Pacheco disse tudo!!!
O verdadeiro problema está nos motoristas que não são unidos.
Quando houve paralisação,nem todos pararam,sendo assim a Uber e a 99 irão continuar mordendo a grande fatia do bolo.
O texto faz sentido,mas não podemos ter certeza que é assim mesmo que funciona, nítido que os preços estão a cada dia mais baixo.
Os únicos quem podem mudar essa realidade, são os próprios motoristas, quem ainda desconhecem o poder que tem sobre as plataformas. Se fôssemos unidos, desligasse os app por algumas horas no período de pico, as plataformas sentiram o peso, mas somos desunimos, cada um por si, enquanto alguns param para se manifestar outros aproveitam a subida dos preços e continuam rodando.
Essa desunião é perfeito para os app
E preciso ampliar a visão e expandir a consciência, ponto! O secretário da ONU disse após a crise sanitária que nunca mais voltaríamos ao antigo normal, e as plataformas de transporte por App Asim como os governos, obedecem a um comando. E este comando quer miserabilizar as populações ao redor do mundo, podem recordar, as plataformas ficaram essa “caca” após a crise sanitária, ESSE É O NOVO NORMAL ! ! ! Normal de desrespeito, aviltamento da imagem do motorista, humilhação, remuneração pífia pois é preciso deixar o motorista desconfortável, inseguros, preterido, um ninguém… A tendência é “P I O R A R” então tratem de arrumar outra atividade, e vão “dançar” nela por que aqui só vai tocar a marcha fúnebre.
Falou tudo!
Bom dia. Resumindo, você motorista é um verdadeiro escravo das Empresas de aplicativos, estão pagando pra trabalhar. Vamos acordar gente, aprendam a fazer contas, só aí vão entender o que está acontecendo.
Temos que unir. E fazer uma paralisação. Assim vai mexer no bolso deles. . Criar um canal. De todos os Estados. Pelo ZAP.
E marcar uma paralisação. Só assim. Vai ter um resultado
Além de estarem baixíssimos as corridas ainda o mapa hoje estava com muito delei.. sim atraso no percurso várias vezes ele bugou o caminho decepcionada… ?
Srs., não há como manter esse”negócio” com menos de 2 reais por Km rodado. Hj defini que só aceito corridas Comfort para chegar nesse mínimo. É uma vergonha o que esses Apps estão fazendo com o Motorista! Há anos não reajustam o km rodado! Sabe pq? Pra eles o que importa é conseguir o maior número de corridas para aumentar o faturamento deles. Como não participam do custo de manutenção do veículo, dos Impostos, do seguro… Reajustar o km rodado significa que as corridas ficarão “mais caras” e consequentemente diminuirão as corridas e assim seu lucro! É simples! Não enxerga quem não quer! Como a categoria é desunida, não há pressão para mudar isso. Talvez, se esses deputados que estão sentados em cima do projeto de lei para regulamentar essa relação, tornando-a mais justa, resisti$$em ao lobby das empresas de App, nós já teríamos uma proteção da lei, acabando com essa exploração covarde! Só seremos Fortes se formos Unidos!
Sou de Gravataí RS, e também estou decepcionado com o rendimento.
R$ 6,49 /lt combústivél e RS 5,88 para rodar 7km.
Onde isso vai dar lucro?
Olá, show de postagem, parabéns!
Lamento pelos “aspiradores de pó” entendo que necessitam fazer toda e qualquer corrida, porém, não apenas se auto prejudicam, mas prejudicam todo o sistema e por isso a UBER não aumenta a tarifa, acredito piamente que se houvesse concensso entre motoristas em aceitar por exemplo o valor mínimo de R$ 2,00 o km, as coisas estariam melhores, mas enfim particularmente faço parte dos que desligam e vai pra casa descansar, espero que a cada dia, mais e mais motoristas pratiquem o mesmo, abraço e boas rodagens com sabedoria á todos…
É preciso substituir os aplicativos que estão aí, faz muito tempo que eu vejo essa mesma ladainha, e paralisação não adianta, quantos dias nós aguentamos parados? Os aplicativos podem esperar o tempo que for preciso nós não, então pra mim a solução é termos o nosso aplicativo e isso já existe, a liga Cope, a cooperativa dos motoristas.
Cooperativa nelesmmi
É, infelizmente é assim mesmo, seria bom se tivesse um jeito de alertar a todos sobre isso, como eu digo, na minha cidade a taxa mínima é $4.95 e ela só existe porque tem motorista que aceita, estou pensando em ficar só na concorrênte
Quero saber onde vou para reclamar uma.corrida.de.uber que está sendo cobrada,indevidamente.
Certo dia abri o app Uber para solicitar corrida e fiquei intrigada pois apareceu cobrança de corrida paga a dinheiro. Como não utilizo com.frequencia , quando preciso, faço pagamento a dinheiro porém nenhum.motorista fornece comprovantes.
Com certeza motorista agiu de ma fé não repassando a parte da Uber pois jamais deixei de efetuar pagamentos ao usufruir do serviço.
Cecília a mesma coisa tem acontecido comigo,tanto de Uber como 99,estou muito decepcionada,e olha que os motoristas vão conversando,pois viajo sempre ou com minha netinha,ou com meu irmão dou sempre 5 estrela,e quando vou chamar uma próxima corrida,aparece que eu não paguei a corrida,a plataforma me diz que eu tenho que provar que paguei,eu só pago em dinheiro,agora terei que filmar pagando,um motorista me disse que aparece baixa pontuaçao pra mim por causa disso,aí eles sempre cancela minhas corridas,estou muito triste , sou uma senhora de 67 anos educada com princípios e caráter da moda antiga jamais deixaria de pagar uma corrida,e tento entrar em contato com o motorista ou ligar eles não atende,reclamar onde,se a própria plataforma coloca em dúvida sua honestidade
Podem ficar a vontade pra fazer críticas. Não vai adiantar em nada . Os aplicativos não estão nem aí pra nada. Fica parecendo que eles não querem que os motoristas ( que eles dizem ser parceiros ) parem de trabalhar para eles . Um absurdo o que vem acontecendo e ninguém toma nenhuma providência. Os caras acostumaram as pessoas em obter uma renda até maior que se ganhava em outros serviços e agora simplesmente tornaram os motoristas em seus escravos particulares. Cada mês que passa tem que ser trabalhar mais horas pra tentar salvar algum dinheiro. Pode espernear , fazer blog , fazer vídeos e não vai adiantar nada . Hj sofro uma tristeza profunda por sair de casa e não conseguir o mínimo possível para pagar minhas contas . Vc passa horas e horas em um trânsito infernal e os caras nem pra fazer uma equivalência de valores . Um absurdo passar 30 minutos em uma corrida e ganhar 14 , 15 reais . Com isso vc acaba perdendo tempo , dinheiro, combustível e até mesmo sua família, pq todo dia tenho que inventar uma desculpa que as coisas irão melhorar, sendo que não vão. Nunca irá.
É por isso que uma alternativa justa faz toda a diferença.
Um aplicativo que permite ao motorista definir sua própria tarifa por quilômetro e garante uma taxa fixa transparente traz muito mais segurança e previsibilidade de ganhos.
Além disso, um sistema onde as avaliações só acontecem com a permissão do motorista evita injustiças e protege quem trabalha de verdade.
Outra vantagem é a câmera integrada, que permite ao motorista e ao passageiro salvar a corrida, aumentando a segurança para ambos.
Quando o motorista tem mais controle sobre sua renda e melhores condições de trabalho, todos saem ganhando.
Sim DSW ele ajuda mt
Deixamos o Mostro UBER se criar,agora NINGUÉM salvará nós motoristas, estamos Fudi… é Muito Mal Pagos…
Se correr o bicho pega se ficar parado o bicho nos crava…
Na verdade ninguém está por nois motoristas,em quanto a categoria não seja regularizada vamos comer o pão que o diabo amassa todos os dias pra nós.
Aqui no rio de janeiro estar a mesma coisa o que estar ajudando nos motoristas e a 99 a Uber estar muito parada sem cliente passo o dia todo com 2 aplicativo ligado o único que toca e a 99 que por sinal aqui sabendo trabalhar estar dando pra um dia de 8 horas de trabalho 300 reais já com carro abastecido pro dia seguinte só vou nas boas corida de 7 reais 9 reais estou de fora corida só acima de 15 com km de no mínimo de 1.50 menos que isso não pego
Aqui no rio de janeiro estar a mesma coisa o que estar ajudando nos motoristas e a 99 a Uber estar muito parada sem cliente passo o dia todo com 2 aplicativo ligado o único que toca e a 99 que por sinal aqui sabendo trabalhar estar dando pra um dia de 8 horas de trabalho 300 reais já com carro abastecido pro dia seguinte só vou nas boas
A libertação é estudar, mas fazer um curso que seja necessário ao setor atual, e conseguir um emprego.
Hoje só estou rodando por não ter outra opção no momento… Assim que tiver outra opção eu paro na mesma hora… A gente que roda no RJ então somos os mais prejudicados. Falta de segurança,a humilhação de fazer corridas quase de graça e ficar horas encima de uma moto.. muitas das vezes até cansar e desisti e quando voltamos pra casa com quase e dinheiro nenhum.