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Uber e 99 têm concorrentes no Brasil: apps regionais já disputam corridas em dezenas de cidades, sabia?

Plataformas novas buscam espaço, mas só sobrevivem as que investem em motorista, passageiro e tecnologia.

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Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Marcelo Ribeiro para o 55content.
Foto: Reprodução/YouTube.

Sete aplicativos de mobilidade concorrendo com Uber e 99 já estão movimentando o mercado nacional e a economia brasileira em várias cidades. Talvez você nunca tenha ouvido falar de alguns deles. Quando eu vi a matéria no site 55content, confesso: também conheci nomes que eram novidade para mim.

E quero saber de ti: tu já dirigiu por outros aplicativos? Conhece ou gostaria de conhecer alguns desses que eu vou citar aqui? Comenta aí embaixo.

Quais são os sete aplicativos que mais concorrem com Uber e 99?

O primeiro é a Liga Coop, de Porto Alegre, que eu conheço bem e já rodei. Depois tem a Bibi Car, que surgiu em Iporanga, interior de São Paulo, e quer expandir nacionalmente. Fica a dica para o empresário ou investidor que tiver ideia de aplicativo e quiser botar dinheiro nesse segmento, fala comigo. Já participei do lançamento de vários aplicativos no Brasil e sei por que muitos não deram certo: não escutaram as orientações.

Outro é o Rota 77, que opera no Sul e investiu em tráfego pago, tanto que já apareceu para mim. Depois vem o Urbano Norte, presente em mais de 130 cidades e 15 estados, com matriz em Porto Velho. É grande, tem números expressivos.

Na sequência aparece o Chofer 46, que eu nunca tinha ouvido falar, mas atua em Bertioga, Guarujá, Santos, Curitiba, Francisco Beltrão, entre outras cidades. Tem o Puck, de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, com modalidades de carro, mototáxi e delivery. E, por fim, a Ubiz Car Brasil, que leva mobilidade para mais de 80 cidades. Também novidade para mim.

Como dar certo criando um aplicativo de mobilidade?

Agora, o ponto mais importante vai para os donos de aplicativos: querem competir de verdade com Uber e 99 Então, anotem quatro pontos fundamentais, sem os quais não há chance de sobreviver.

Primeiro: investir no motorista. Se o motorista não se sente valorizado, ele abandona a plataforma. Segundo: investir no passageiro. Sem corrida, sem cliente fiel, não adianta nada. Terceiro: mídia massiva. Tem que estar na cabeça do usuário, no celular, na TV, no outdoor. Isso é caro, muito caro. Quarto: tecnologia. Entender dados, comportamento do motorista e do passageiro, ter uma plataforma estável. Sem isso, já era.

Se falhar em um desses pontos, o aplicativo quebra. E não adianta querer entrar nesse mercado com pouco dinheiro. A própria Uber operou anos no prejuízo. Tem que ter investimento alto, massivo e estratégico.

Eu estou sempre aberto para trocar ideia, dar consultoria e compartilhar o que aprendi com os lançamentos que participei. Inclusive, digo sem medo que os aplicativos que quebraram mais rápido foram os que não ouviram.

Quero saber de você, motorista: já rodou em algum desses aplicativos? Qual é a tua opinião sobre essas plataformas menores? Por que será que elas dão certo nas cidades pequenas, mas não conseguem crescer nas grandes?

Tamo junto. Grande abraço!

Foto de Marcelo Ribeiro
Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro, conhecido como Marcelo Fora da Curva, é de Porto Alegre e iniciou sua carreira como vendedor. Em 2016, tornou-se motorista de aplicativo, usando sua experiência em vendas para oferecer um excelente atendimento ao cliente, o que lhe rendeu a nota mais alta entre motoristas da cidade e vários prêmios da Uber. Em 2017, criou um canal no YouTube para compartilhar suas experiências, que rapidamente se tornou popular, alcançando 300 mil inscritos e 92 mil seguidores no Instagram.

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