O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Uber e 99 criam fila virtual para aceitar corridas, mas o problema é o valor que o motorista recebe

Corridas continuam com valores baixos, e motorista consciente não aceita o que não dá lucro.

ponto de exclamacao .png
Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Samuel de Almeida para o 55content.
Foto: Reprodução/Acervo 55content.

Você sabia que tanto a Uber quanto a 99 criaram um novo sistema para aceitar corridas? Agora, não basta clicar rápido e achar que é você quem vai levar a viagem. A escolha não pertence mais ao motorista, mas sim ao algoritmo.

As empresas colocaram todos nós numa fila virtual, que define quem é o primeiro da vez. Mesmo que você clique antes de outro, se ele estiver na frente, é ele quem leva.

Por que criaram essa fila?

Esse sistema foi criado para neutralizar aplicativos de autoclick, que muitos motoristas usavam para selecionar corridas automaticamente com base em valor, distância, nota do passageiro e outros critérios. Esses aplicativos escolhiam muito mais rápido do que qualquer ser humano. E, claro, a Uber e a 99 não querem que isso continue.

Agora, na 99, quem é o primeiro da fila aparece em verde e, na Uber, aparece escrito “prioridade”. Se você é o primeiro, pode aceitar ou não. Se não aceitar, a viagem passa para o próximo da fila.

E aí fica a pergunta: você já percebeu essa mudança? Para alguns, pode até parecer mais justo, porque antes a gente disputava com um robô, um aplicativo que fazia tudo automático. Agora, pelo menos, todos estão na mesma condição, dependendo só do clique humano.

Mas qual é o real problema?

Mas a grande questão continua a mesma, o valor da corrida. Neutralizar o autoclick não resolve o problema do motorista que conhece seus custos e não aceita corrida ruim. Se o valor não compensa, não tem como aceitar. E é justamente por isso que hoje tantos passageiros ficam esperando, mesmo pagando um preço que consideram justo.

O problema é que a Uber e a 99 ficam com a porcentagem delas e repassam pouco para o motorista. Nós, que sabemos o nosso custo, não podemos rodar de graça. Não é justo rodar por R$ 1,10 ou R$ 1,20 o km.

Então, não adianta mudar o sistema de aceite se os valores continuam baixos. O que precisa mesmo é que a Uber e a 99 tragam mudanças no quesito valor, para que seja justo para todos.

Deixa aqui nos comentários o que você acha desse novo sistema, se já percebeu a mudança e se considera que melhorou ou não. O certo é que agora os aplicativos de autoclick foram neutralizados, mas o que a gente espera de verdade é que melhorem também a remuneração do motorista.

Tamo junto! Um abraço, fique com Deus e até o próximo texto.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar