Depois de 11 anos no Brasil, a Uber finalmente ouviu o que os motoristas pedem há tanto tempo. A partir de agora, o aplicativo vai começar a mostrar o número de corridas que o passageiro já fez. É isso mesmo: na tela de chamada, ao lado da avaliação, vai aparecer entre parênteses a quantidade total de viagens do usuário. E a pergunta que não quer calar é: por que demorou tanto?
Por que demorou tanto para um recurso simples que pode evitar muitos riscos?
É difícil entender por que a Uber levou tanto tempo para trazer uma função tão básica. Quantos motoristas já não foram vítimas de assalto ou enfrentaram situações perigosas por não saber se o passageiro era novo ou antigo? Essa informação, que sempre foi omitida, pode fazer muita diferença na hora de decidir aceitar ou recusar uma corrida, principalmente quando o destino é uma área de risco.
Agora, com esse número visível, o motorista pode avaliar melhor, pois se o passageiro tem uma nota boa e muitas corridas, há mais confiança. E se for alguém com apenas uma ou duas viagens, o motorista já vai ficar em alerta, avisar um colega, compartilhar a localização e redobrar a atenção.
Por enquanto, a novidade está sendo testada em 12 cidades brasileiras: São Carlos, Maringá, Londrina, João Pessoa, Teresina, Piracicaba, Sorocaba, Joinville, Pelotas, Vitória, Ribeirão Preto e Maceió. Segundo a Uber, a expansão será gradual ao longo das próximas semanas.
Curiosamente, as cidades escolhidas não são as maiores metrópoles. Nada de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Belo Horizonte. A empresa parece preferir testar primeiro em regiões menores, com perfis variados de motoristas e passageiros, antes de liberar a função em todo o país.
Outro ponto positivo é que o número de corridas será atualizado em tempo real. Ou seja, se o passageiro fez uma viagem há pouco tempo, o próximo motorista já verá o novo total na tela. Isso garante mais precisão e permite que o motorista confie nas informações apresentadas, algo essencial em um trabalho onde segurança é prioridade.
Uber começa a se mexer, mas sabe o que ainda falta?
Nos últimos anos, a Uber vem trazendo algumas melhorias que os motoristas pedem há tempos. Recentemente, ela implementou a confirmação de pagamento em dinheiro, em que o motorista precisa confirmar o valor recebido e o passageiro precisa validar. Também adicionou mais detalhes de embarque e desembarque e, agora, finalmente, o número de corridas.
Mas ainda falta algo que os motoristas consideram essencial: a foto do passageiro. A 99 e até outras plataformas menores já disponibilizam essa informação há muito tempo, e a ausência desse recurso continua sendo um ponto de insegurança para quem está atrás do volante.
Mostrar o número de corridas é um avanço que chega com muito atraso. Essa função, se existisse desde o início, poderia ter evitado inúmeros casos de violência e ajudado motoristas a identificar perfis suspeitos antes de aceitar uma corrida.
A Uber parece estar, finalmente, tentando corrigir erros antigos e se aproximar de práticas básicas de transparência. É uma boa notícia, mas que vem acompanhada de uma velha pergunta: por que demorou tanto?
Enquanto a empresa não liberar o recurso para todo o país e não incluir a foto do passageiro, a sensação é de que a segurança do motorista continua sendo tratada como um teste, quando, na verdade, deveria ser prioridade desde o primeiro dia.
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