Será que a Uber vai permitir que passageiros bloqueiem motoristas?

É importante avaliar os passageiros corretamente, sem sair dando uma estrela para todo mundo e automaticamente os bloqueando; você pode acabar ficando sem passageiros. 

Motorista de aplicativo dentro do carro, vestindo uma camisa listrada azul e branca, falando para a câmera. Ao lado, uma captura de tela de um aplicativo de transporte mostrando uma avaliação de viagem com 1 estrela e opções para justificar a nota.
Foto: Daniel Piccinato para 55content

A partir do dia 17 de fevereiro de 2025, motoristas de aplicativo contarão com um novo recurso no aplicativo da Uber: o bloqueio definitivo de passageiros. Se você, motorista, teve uma experiência negativa com um passageiro, como uma discussão ou comportamento inadequado, e deseja nunca mais transportá-lo, agora será possível impedir novas solicitações desse passageiro.

Quando você avaliar um passageiro, caso dê uma estrela, ele será automaticamente bloqueado, tornando-se um passageiro indesejado. Essa funcionalidade foi muito solicitada pelos motoristas e, além de oferecer mais controle, também ajuda a evitar conflitos e problemas futuros entre ambas as partes.

Esse novo recurso será implementado gradualmente no Brasil a partir do dia 17 de fevereiro de 2025. A função permitirá que o motorista bloqueie um passageiro para futuras solicitações.

Como vai funcionar?

  • Ao dar uma estrela para um passageiro, ele será automaticamente bloqueado, e você nunca mais receberá chamadas dele.
  • Caso você dê três estrelas, aparecerá a opção de bloquear o passageiro por meio de uma chave para habilitar ou desabilitar o bloqueio.
  • Se você dê quatro ou mais estrelas, nenhuma opção de bloqueio será apresentada.

Atenção, motoristas!

Se você costuma dar uma estrela para todos os passageiros, pode acabar perdendo oportunidades de corrida. Por isso, é importante avaliar com critério e só utilizar a opção de bloqueio para aqueles passageiros que realmente causaram problemas graves.

Eu, por exemplo, só darei uma estrela para um passageiro que me trouxe dor de cabeça, causou transtornos ou desrespeitou meu trabalho. Dessa forma, garantimos um uso responsável do recurso.

Reflexão para os passageiros

Essa novidade também pode trazer reflexões para os passageiros. Se eles tratam mal os motoristas, sujam os veículos ou fazem os motoristas esperarem por muito tempo, poderão ser mal avaliados. E se vários motoristas derem uma estrela, pode ser que futuramente haja dificuldade para conseguir corridas.

Agora, fica a dúvida: será que a Uber também permitirá que passageiros bloqueiem motoristas? Até o momento, a informação recebida é de que apenas os motoristas terão essa opção, mas pode ser que essa possibilidade seja estendida aos passageiros no futuro.

Conclusão

O mais importante é saber avaliar corretamente os passageiros, sem sair dando uma estrela para todos. O bom senso é essencial. Se você não deseja mais transportar um determinado passageiro, a opção de bloqueio está disponível, garantindo mais segurança e conforto para o motorista.

E você, o que acha dessa novidade? Deixe seu comentário e sua opinião. Estamos juntos e até o próximo vídeo!

Foto de Daniel Piccinato
Daniel Piccinato

Daniel começou a trabalhar como motorista de aplicativos em 2016, buscando maior estabilidade após sentir insegurança na empresa onde estava. Inspirado por conversas com o filho do dono, ele logo se uniu a outros motoristas em um grupo de WhatsApp, onde trocava dicas para melhorar seu desempenho. Em 2018, criou um canal no YouTube para compartilhar orientações sobre horários e estratégias de trabalho. Com o sucesso, expandiu para o Instagram em 2020, continuando a ajudar motoristas ao compartilhar sua experiência.

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