O uso do ar condicionado no UberX, nas categorias mais baratas como UberX é obrigatório?
Você que tem aquele carrinho aí mais simplesinho, tem que ligar o ar condicionado no UberX nesses calorões aí? Pois é, gente, eu tô aqui, na minha mão, com a política da Uber sobre o ar condicionado, e agora eu vou falar para você o seguinte: quais são as sanções que a gente pode sofrer, se o motorista pode ser penalizado de alguma forma, qual é a situação. Somos obrigados ou não somos obrigados?
Primeiramente, gente, eu acho que “obrigado” é pau de arrasto descendo do lombo baixo. É a minha opinião: o motorista de aplicativo não deveria ser obrigado a nada. Mas agora tem um outro lado. Eu, como motorista de aplicativo já fazem quase nove anos, eu sempre gostei de trabalhar com ar ligado, principalmente no verão, né?
Se tá muito quente eu vou ligar o ar, porque não é o conforto somente do passageiro, mas também o meu. Imagina passar ali o dia inteiro trabalhando ou durante uma tarde com um calor infernal e a gente pensa: ‘Ah, não vou ligar o ar porque vai ficar mais econômico o meu carro.’ De fato, a gente sabe que a economia gerada é na casa ali de 10 a 15%, dependendo. E aí, se você botar aí 10 a 15% no final do mês dá uma graninha.
Agora vamos ler os pontos principais da política da Uber sobre o ar condicionado nas viagens: “Na Uber, esperamos que toda a experiência na plataforma seja positiva, segura e respeitosa para todos. O uso do ar condicionado durante as viagens intermediadas pelo aplicativo pode gerar dúvidas em nossa comunidade de usuários e motoristas parceiros. Por isso, é importante reforçar as políticas da plataforma sobre esse tema. O ar condicionado é um requisito para o cadastro de um carro na plataforma da Uber em qualquer modalidade de viagens. O Código da Comunidade estabelece que o motorista parceiro deve realizar manutenções para garantir as condições de funcionamento de todos os itens do veículo, que inclui o ar condicionado.”
“Diante das recentes ondas de calor, a atenção a esse ponto torna-se ainda mais importante como forma de assegurar a saúde e o bem-estar tanto do motorista parceiro como de seus passageiros. Dessa forma, é esperado que, durante as viagens, o ar condicionado seja utilizado em todas as modalidades de viagens para proporcionar uma temperatura confortável para ambos ao longo do trajeto.”
“É importante ressaltar que viagens que não atendem às expectativas dos usuários, como a não utilização do ar condicionado, podem impactar diretamente o motorista parceiro, uma vez que os usuários podem cancelar a viagem, reportar a situação à plataforma ou usar a ferramenta de avaliação das viagens, considerando sua insatisfação.”
“Lembramos também que as baixas avaliações pelos usuários podem resultar na perda do acesso a produtos especiais, com média de avaliação mínima, como Uber Comfort, Uber Black e Uber Vip.”
“Destacamos, por fim, que é proibida a cobrança de qualquer valor adicional dos passageiros em nome da Uber. Cobranças realizadas fora da plataforma representam violação às regras de segurança do Código da Comunidade e podem levar à desativação da conta do motorista parceiro envolvido.”
Então, gente, vamos lá: se um passageiro reclama que você não ligou o ar, sim, você pode ter problema com a plataforma. Se algum passageiro reclamar que você cobrou por ligar o ar condicionado ou cobrou para oferecer o serviço com o ar condicionado, aí sim, você está infringindo diretamente o Código da Comunidade da Uber.
O fato é que, quando o motorista resolve ser motorista de aplicativo e baixa o aplicativo, ele está ciente de que, dentro daqueles aceites todos que têm ali no contrato da Uber, um deles é sobre isso: sobre a política de uso do ar condicionado nas viagens.
Ou seja, você sabe que tem que usar o ar condicionado nas viagens. O que eu acho? Eu acho que obrigado não tem que ser, tá, gente. Mas eu também tenho aquela opinião: é o meu bem-estar, é o meu dia de trabalho.
Imagina eu trabalhar o dia inteiro num calorão, aí eu vou chegar mais cansado em casa, vou estar mais estressado. E aí, valeu a pena fazer esse tipo de economia?
Mas eu quero saber a sua opinião. O que você, motorista, acha sobre essa história, que todo ano, né, vem à tona? “Ah, Marcelo, não gosto de ligar o ar condicionado” ou “Não vou ligar porque não vale a pena” ou “porque tem o custo maior”.
Quero saber a sua opinião aqui nos comentários. Um grande abraço e até o próximo!