Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Taxa para passageiros sobe, mas empresa diz que motoristas não vão ganhar menos. O que você acha?
Então vem comigo para saber da novidade, porque os passageiros vão começar a pagar ainda mais caro por uma corrida desde segunda-feira, dia 14 de abril.
Olha, sempre que o motorista fala em reajuste, as empresas logo correm pra dizer que não dá, que não tem como, que os passageiros não vão pagar mais caro. E se o preço subir, vai cair o número de corridas, não vai ter trabalho pra todo mundo… Enfim, que não dá pra reajustar. Esse é o discurso que a gente sempre escuta da Uber, da 99, das grandes empresas.
Mas quando a coisa aperta pro lado da empresa, ela simplesmente cobra mais caro do passageiro e ó… não tá nem aí.
E foi justamente o que aconteceu nessa última semana. A gente foi surpreendido com um anúncio da 99: a taxa da empresa vai subir de 19% para 24,99%, inicialmente nas cidades de São Paulo e Vitória.
E junto com a novidade, a empresa já avisou os motoristas pra ficarem tranquilos, porque essa taxa é só para o passageiro. Segundo eles, não vai afetar os ganhos do motorista.
Será?
O que você acha dessa história de taxa só para o passageiro? Já comenta aqui, quero saber a sua opinião. Vamos trocar uma ideia sobre isso.
Na minha opinião, apesar da 99 dizer que essa mudança não afeta o motorista, eu digo a você: eu não acredito. Porque se o passageiro se recusar a pagar mais caro e a empresa tiver que dar algum desconto, de onde você acha que vai sair esse desconto, hein?
Pensa comigo: uma viagem em que o passageiro paga R$10, R$2,50 vai pra 99, e R$7,50 vai pro motorista. Só que o passageiro tá achando caro, tá simulando a corrida, mas não tá fechando. Aí o que a 99 faz? Baixa o valor da corrida de R$10 pra R$8. Desses R$8, R$2 vai pra 99 — que é 25% — e R$6 pro motorista.
Você acha que vai ser diferente disso? Quando a empresa precisar baixar o valor da corrida, será que ela vai tirar da taxa dela? Ou será que ela vai tirar do valor total e o motorista que se vire? Porque ela vai sempre querer garantir os 24,99% dela. O que você acha?
Para fechar, a 99 ainda diz que esse reajuste visa manter a operação da empresa sustentável. Eu acho legal, acho ótimo a empresa querer ser sustentável. Mas e o motorista? Como ele se sustenta num cenário em que a gasolina está mais cara que a tarifa mínima e os carros populares estão custando quase R$100 mil?
Mais uma vez: não sou contra as empresas ganharem o delas. Mas que seja uma parceria de ganha-ganha. Se pra empresa tá difícil, imagina pro motorista. Se a empresa quer aumentar o lado dela, acho que ela também tem que aumentar o do motorista.
Concorda comigo ou não concorda? Sou maluco ou tenho razão?
Deixa nos comentários. Quero saber a sua opinião, porque a discussão começou aqui no texto, mas ela não acaba aqui — ela continua nos comentários. Bora debater?