O que a gente mais vê por aí é comparativo entre carro a combustão e carro elétrico, mas nunca vi alguém comparar carro a GNV com carro elétrico. Pois é, decidi trazer esse conteúdo no detalhe, com conta, planilha e tudo mais, pra você entender de vez se vale a pena continuar no GNV ou partir logo pra um carro elétrico.
Como fiz as contas pra comparar carro a GNV com elétrico
O critério foi pegar dois carros populares de cada: com GNV, o Onix 1.6 e o Logan 1.6, e elétricos, o Renault Kwid E-Tech e o BYD Dolphin. A ideia aqui não é comparar categoria, tipo Uber Black ou Comfort, mas sim custo operacional. E vamos partir de uma média que representa bem a realidade da categoria UberX no Brasil: motorista rodando 5 mil km por mês. Aí é só ajustar pra sua cidade se os valores forem diferentes.
Consumo médio de um Onix ou Logan com GNV gira em torno de 12 km por m³. Com o metro cúbico custando R$ 4,50 (valor médio nacional), o custo mensal de combustível fica em R$ 1.875. Aí entra manutenção: troca de óleo, pastilha, filtro, vela… dá uma média de R$ 350 por mês. Soma aí o custo de manutenção do próprio kit GNV, com redutor, válvulas, revisão e tudo mais, que sai por mais uns R$ 150 por mês. Só aí, já são R$ 500 mensais só de manutenção.
Aí vem os outros custos fixos: IPVA na média de R$ 1.500 por ano, o que dá R$ 125 por mês; seguro, que pra perfil de motorista de aplicativo fica ali na casa dos R$ 300 por mês; e depreciação, que eu considerei R$ 500 por mês. Com tudo isso, o custo total pra rodar com um carro GNV 5 mil km por mês fica em torno de R$ 3.300. Se você fatura R$ 8.300, te sobram R$ 5 mil no bolso. Tá bom ou tá ruim?
No carro elétrico, a gente dois perfis: o motorista que carrega em casa e o que carrega na rua. O consumo médio gira em torno de 0,12 kWh por km. Rodando 5 mil km, você gasta 600 kWh por mês. Se for carregar em casa, o kWh sai por cerca de R$ 0,80, o que dá um custo mensal de R$ 480. Já se carregar na rua, o custo médio é R$ 1,80 por kWh, e aí esse valor salta pra R$ 1.080 por mês. Olha a diferença.
A manutenção do carro elétrico é muito menor. Com cerca de R$ 100 por mês você já cobre pneu, pastilha, filtro de cabine, fluido de freio… porque você não troca óleo, não tem correia, vela, embreagem. Inclusive, as revisões são mais espaçadas, normalmente a cada 20 mil km. Tem gente que até alinha e balanceia menos, mas isso aí já é de perfil.
Carro elétrico também tem IPVA. Em alguns estados, isento. Em outros, cobrança cheia. Então, usei uma média: R$ 750 por ano, ou R$ 62 por mês. Seguro, por ser carro mais caro, sobe um pouco: cerca de R$ 350 por mês. No meu BYD King, por exemplo, pago R$ 515 com proteção veicular. E tem ainda a depreciação, que, no caso do elétrico, costuma ser maior do que no combustão. Usei aqui a média de R$ 700 por mês.
Resultado da comparação: qual tem mais vantagem?
Com tudo isso somado, o custo mensal de um carro elétrico fica entre R$ 1.692 (se você carregar em casa) e R$ 2.292 (carregando na rua). Ou seja, até R$ 1.600 a menos do que o custo do carro com GNV.
Mas vale trocar o carro que você já tem?
Faz sentido trocar um carro GNV por um elétrico? Se você consegue carregar em casa, o carro elétrico dá um banho. O custo é quase a metade do GNV. Até carregando na rua, você ainda economiza cerca de R$ 1 mil por mês. Só que, claro, o carro elétrico tem suas limitações. O investimento inicial é bem mais alto e a autonomia costuma ser menor. Tem modelo que nem roda 300 km com uma carga. E se quiser viajar, dependendo do destino, nem tem onde carregar. Pra cidade grande, tipo Rio de Janeiro ou São Paulo, dá pra ir tranquilo, mas vai tentar ir pro interior pra você ver, a estrutura ainda não acompanha.
Já o GNV, tem entrada mais acessível, o carro é mais barato, mas, com o tempo, ele perde no custo operacional. A longo prazo, o carro elétrico te dá um retorno maior ou, no mínimo, faz você perder menos dinheiro.
Então: GNV ganha na entrada, elétrico ganha na operação. Agora, me fala, você já tinha visto alguém comparar GNV com carro elétrico desse jeito? Espero que esse conteúdo tenha te ajudado.
Tamo junto. Abração.