Quem ganha e quem perde com o fim do 99Moto em SP? Prefeitura caça trabalhadores que atuam no serviço

A prefeitura diz que é por segurança, mas será que essa suspensão beneficia a população ou apenas os grandes interesses?

Homem de óculos e camisa polo marrom sentado no banco do motorista de um carro, olhando para a câmera com uma expressão séria.
Foto: Marcelo Ribeiro para 55content

Este texto não reflete necessariamente a opinião do 55content

A verdade por trás da suspensão do 99Moto em São Paulo é mais complexa do que parece, e entender quem se beneficia e quem sai prejudicado com essa decisão é essencial.

Eu sou Marcelo Ribeiro, motorista de aplicativo há 9 anos aqui na cidade de Porto Alegre. Se você é de São Paulo, já deve ter ouvido falar que a prefeitura tem caçado trabalhadores que atuam com o 99Moto. Mas afinal, por que isso está acontecendo?

Atualmente, a prefeitura de São Paulo e a 99, que também oferece o serviço de transporte por moto, estão em uma batalha judicial. A administração municipal alega que esse serviço é ilegal, baseando-se em um decreto de 2023 que proíbe o transporte de passageiros por motocicleta na cidade. A 99, por outro lado, defende seu direito de operar, argumentando que essa é uma alternativa de transporte essencial para muitos paulistanos.

O resultado desse impasse? Muitas multas, apreensões e, agora, a suspensão do serviço. Mas quem realmente ganha e quem perde com essa decisão? Os maiores prejudicados são os trabalhadores que dependem da plataforma para sustentar suas famílias e os usuários que buscam uma alternativa mais prática e acessível de transporte.

A grande questão que fica é: quem está se beneficiando com essa suspensão? Será que as empresas de transporte concorrentes, como os aplicativos de carro particular, ou as próprias companhias de ônibus estão lucrando com isso? Ou seria a prefeitura a maior beneficiada? A justificativa oficial para essa proibição se baseia na segurança dos passageiros e dos mototaxistas, afinal, o trânsito de São Paulo é caótico.

Mas será que proibir o serviço realmente reduzirá os acidentes de moto na cidade? Essa decisão resolve, de fato, o problema da segurança no trânsito? Deixe seu comentário abaixo, porque eu quero saber sua opinião sobre esse assunto.

Por outro lado, muitos defendem o Uber Moto e o 99Moto como uma solução eficiente e acessível para a mobilidade urbana em São Paulo. O equilíbrio entre segurança e acessibilidade é a grande questão aqui. O que esperar do futuro desse serviço na cidade?

Vale lembrar que a proibição ocorre no centro expandido de São Paulo, região onde a prefeitura quer impedir a operação do serviço. A batalha judicial deve continuar, e a pressão popular pode ser decisiva para o rumo dessa história. Enquanto isso, os motoristas buscam alternativas para garantir seu direito ao trabalho.

E você, acha que a 99Moto voltará a operar normalmente na cidade, assim como o Uber Moto, ou essa é uma batalha perdida? Quero saber sua opinião!

Como mencionei no início do texto, essa é uma questão complexa. A suspensão do serviço em São Paulo não é um assunto simples, e é por isso que estou trazendo essa discussão. Inclusive, estarei em São Paulo em breve. Já dirigi na cidade uma vez, mas por um período muito curto. Agora, terei mais tempo para rodar por lá com um carro híbrido. Esse veículo que vocês estão vendo é um BYD King, parte do programa da 99 Pop voltado para carros elétricos e eletrificação da frota.

Mas, voltando ao assunto principal, o que realmente importa é a opinião do motorista, do mototáxi e do usuário. Na minha visão, a prefeitura deveria atuar como intermediária, e os políticos deveriam representar os interesses da população. Mas o que vemos, na prática, é que muitos políticos estão mais preocupados em arrecadar dinheiro do que em atender as necessidades do povo.

Se a justificativa para a suspensão do 99Moto é o alto número de acidentes, por que nenhuma providência foi tomada antes? Onde estão as medidas de prevenção e educação no trânsito?

E você, o que acha de toda essa situação? Comente aqui embaixo, porque esse é um assunto polêmico, mas que precisa ser debatido!

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Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro, conhecido como Marcelo Fora da Curva, é de Porto Alegre e iniciou sua carreira como vendedor. Em 2016, tornou-se motorista de aplicativo, usando sua experiência em vendas para oferecer um excelente atendimento ao cliente, o que lhe rendeu a nota mais alta entre motoristas da cidade e vários prêmios da Uber. Em 2017, criou um canal no YouTube para compartilhar suas experiências, que rapidamente se tornou popular, alcançando 300 mil inscritos e 92 mil seguidores no Instagram.

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