Quando o motorista de app deve cancelar a corrida?

Paradas inesperadas, passageiros embriagados ou com bebidas na mão e corridas para mais de 4 pessoas são alguns dos motivos de cancelamento de corridas.

Homem sorridente dirigindo um carro, usando óculos e camisa branca.
Marcelo explica quais corridas motoristas de app devem evitar, principalmente, no Carnaval.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content.

Vou apresentar os principais motivos para cancelar uma corrida. Você vai bater o olho, identificar a situação e isso vai salvar sua sanidade, seu dia de trabalho e, principalmente, vai te manter mais seguro.

Agora, vamos direto ao ponto.

Confira sempre a nota do passageiro

No Carnaval, isso é extremamente importante. E por quê? Porque a nota é um resumo do comportamento do usuário.

A nota do passageiro reflete a avaliação de outros motoristas. Se for muito baixa, significa que outros colegas, como eu e você, não tiveram uma boa experiência com aquele passageiro.

Já nem gosto mais de ficar batendo nessa tecla, mas a verdade é que a nota é um indicativo importante para saber se aquele usuário é confiável ou não.

Não inicie a corrida de imediato

Essa dica é uma das principais, porque vai te ajudar em várias outras situações.

Se você fizer um paralelo, vai entender perfeitamente. Fica até o final que vou explicar por que estou falando isso.

Quando você chega ao local, não inicie a corrida imediatamente.

Muitos motoristas, antes mesmo de ver o passageiro, já encostam e iniciam a corrida. Isso é um erro!

Se você já iniciou a corrida antes mesmo do passageiro entrar no carro, ele já tem a chance de te avaliar mal.

Aguarde o passageiro entrar no carro, observe a situação, faça uma leitura do ambiente.

Se o local for perigoso, se for madrugada, se o passageiro estiver muito bêbado ou carregando bebida, essa dica vai te salvar.

Se você já iniciou e percebeu que a corrida não será segura, aí já era. Você perdeu a chance de evitar um problema.

Eu mesmo só aprendi isso depois de uma experiência ruim – e não quero que você passe pelo mesmo.

Portanto, não iniciar a corrida imediatamente já te coloca em vantagem em diversas situações.

Cuidado com passageiros que adicionam paradas depois de entrar no carro

Se você aceitou uma corrida por um determinado valor e, após o passageiro entrar no carro, ele adiciona uma parada, fique atento!

Isso altera o valor, e quase sempre não altera para mais.

Além disso, existem passageiros mal-intencionados que adicionam paradas para ver se conseguem um desconto no aplicativo. Se o valor da corrida dele diminui, existe uma grande chance de o seu pagamento também cair.

Se isso acontecer, eu sempre pergunto:

“Ô, amigão, só um pouquinho. Você adicionou uma parada aí?”

Se ele disser que vai pegar um amigo ou que quer mudar o destino, eu aviso:

“Não, eu aceitei a corrida por tal valor, para tal lugar. Para onde estamos indo?”

Se perceber que há algo suspeito, cancele na hora.

E já dou um conselho para o passageiro:

“Quando chamar outra corrida, já coloca todas as paradas, assim o motorista já vê o valor certinho antes de aceitar.”

Com isso, você evita dores de cabeça com passageiros mal-intencionados.

Passageiro com bebida na mão? Atenção!

Isso já aconteceu comigo: um passageiro entrou com uma long neck e conseguiu quebrá-la dentro do meu carro.

Se o passageiro vem com bebida na mão, eu digo:

“Ô, amigão, bebida dentro do carro é complicado. Como vai ser?”

Muitos respondem que está vazio ou que vão jogar fora. Mas eu explico:

“O carro vai andar, frear, acelerar… Se derramar, me prejudica.”

Geralmente, eles entendem e descartam a bebida. Mas sempre falo com respeito.

Não leve mais passageiros do que o permitido

Se o carro tem cinco lugares, o máximo permitido são quatro passageiros.

Se chegar ao local e perceber que querem colocar mais gente, não aceite.

Não vale a pena correr o risco de multa e ainda ter um carro cheio de gente te azucrinando.

Se o passageiro insistir, diga:

“Ou vocês chamam dois carros, ou eu vou precisar cancelar.”

Simples assim.

Cuidado com corridas chamadas por terceiros

Final de festa, muita gente chama corrida para desconhecidos.

Se o nome do passageiro na corrida for “Roberta”, mas quem aparece for um homem desconhecido, desconfie.

Eu sempre faço um teste:

“É para Flávia?”

Se a pessoa hesitar ou disser “Não, é para Roberta”, aí sim eu sei que é a pessoa certa.

Se não for, eu cancelo imediatamente.

Use o chat do aplicativo

Sempre que tiver dúvida, envie uma mensagem antes de iniciar a corrida.

Se desconfiar de algo, pergunte:

“Amigão, a corrida é para você ou para terceiros? Já estou chegando.”

Se a resposta for vaga ou não vier resposta alguma, melhor cancelar.

Bloquinhos de Carnaval e locais de difícil acesso

No Carnaval, muitas ruas ficam bloqueadas. Se o passageiro chamar a corrida de um local difícil de acessar e ainda pedir para esperar, avalie se vale a pena.

Se for um local de risco ou que possa te causar atraso, cancele e siga para a próxima corrida.

Entrada em condomínios

Muitos passageiros querem que o motorista entre no condomínio.

Se a corrida valer a pena, tudo bem. Mas se o passageiro tiver nota baixa ou estiver demorando demais, não vale a pena arriscar.

Mantenha a calma e trabalhe com inteligência

Para encerrar, quero te lembrar de uma coisa: saia para trabalhar com um pensamento positivo.

Se você já sair de casa achando que só vai pegar passageiro ruim, bêbado e problemático, isso vai te afetar.

O objetivo deste vídeo é te ajudar a identificar situações problemáticas antes que elas aconteçam.

Afinal, trabalhamos com pessoas, e é essencial ter inteligência emocional para lidar com as adversidades.

E se, mesmo assim, um passageiro “mala” acabar entrando no seu carro?

A melhor estratégia é manter a calma. Não brigue, não perca a razão.

Se for uma corrida de cinco ou dez minutos, faça o possível para contornar a situação. Não vale a pena perder sua conta e sua forma de ganhar dinheiro.

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Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro, conhecido como Marcelo Fora da Curva, é de Porto Alegre e iniciou sua carreira como vendedor. Em 2016, tornou-se motorista de aplicativo, usando sua experiência em vendas para oferecer um excelente atendimento ao cliente, o que lhe rendeu a nota mais alta entre motoristas da cidade e vários prêmios da Uber. Em 2017, criou um canal no YouTube para compartilhar suas experiências, que rapidamente se tornou popular, alcançando 300 mil inscritos e 92 mil seguidores no Instagram.

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