Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Julho chegou, as férias chegaram e, junto com isso, o movimento caiu. Mas será que dá pra vencer o mês mesmo assim? A resposta é: sim. Mas só se você tiver planejamento e souber como agir. Neste texto, vou te explicar por que a demanda diminui nessa época e como você pode se adaptar, seja dirigindo no UberX, no Comfort ou no Black, que é no qual eu trabalho hoje.
O mês de julho é o mês das férias escolares. Isso por si só já muda toda a rotina da cidade. Por exemplo, o movimento da manhã é o primeiro que cai, não tem criança indo pra escola, faculdade entra em recesso, muitos setores param. E, claro, muita gente que trabalha no administrativo também tira férias nessa época, principalmente quem está em cargos mais altos, porque vai viajar com a família. E esse é o público que costuma usar o Black.
Quem trabalha nas áreas de escritórios e centros comerciais sente o baque na hora. Por outro lado, quem roda em lugares praianos, de viagens, percebe que o movimento aumenta. É a lógica de todo ano.
Tem motorista que também aproveita pra tirar folga nessa época, então pode até ser que tenha menos motoristas rodando, só que a conta não fecha: tem muito menos passageiro do que motorista. A maioria dos motoristas continua na pista. E aí? Mais gente disputando menos corrida. Simples assim. Quem souber se planejar, sai na frente. Porque o segredo de julho é trabalhar com inteligência.
Foco na disciplina
Aqui vai uma dica que eu aplico na minha rotina: não diminua sua meta. Se você coloca a meta lá embaixo, a mente se acomoda. Eu mantenho minha meta em R$ 500, mesmo em mês fraco. Se eu fizer R$ 400, estou no lucro. Agora, se eu coloco R$ 400 como meta, vou parar nos R$ 300 e achar que está bom.
Tudo começa com o planejamento. Quanto você quer ganhar na semana? No mês? Qual sua meta mínima, sua meta atingível e sua meta desafio? Ter clareza disso muda tudo. E não é só no papel, use uma planilha. Inclusive, no meu canal, o Uber do Japa, tem uma planilha gratuita que te ajuda a ver exatamente onde está ganhando e onde está gastando.
A dica aqui é: aproveite as oportunidades. Tem corrida longa pra região afastada? Vai nela. Vai render no tempo e no km. Depois você volta de UberX, sem problema. Agora é hora de flexibilidade. Talvez você precise trabalhar mais horas, rodar mais quilômetros, mas ainda dá pra fazer o resultado.
Se você trabalha com o Black, mas esse movimento diminuiu, você precisa ativar o Comfort. E quem é do Comfort? Vai ativar o X. A plataforma manda a corrida primeiro pra quem tem o carro de categoria superior, mesmo que ative a categoria de baixo. E se você ficar esperando só corrida premium, vai passar fome.
Quem mora em região turística, o movimento pode até aumentar. Aeroporto, rodoviária, hotel… tudo cheio de gente viajando. Dá pra aproveitar. E em cidades como São Paulo, sempre tem evento acontecendo. Quem tá ligado nos eventos e sabe se planejar, consegue boas corridas e até faz corridas particulares agendadas.
Então, se você é motorista iniciante, entenda: julho é difícil, mas não é o fim do mundo. E se você é veterano, compartilha aí suas estratégias. O trabalho em grupo, o apoio entre motoristas, também faz diferença. Especialmente agora, que o movimento está mais fraco.
Planejamento é tudo
Julho exige mais de todo mundo. Se você quer vencer, precisa acompanhar suas metas, saber onde pode melhorar, diminuir sua régua e não deixar a peteca cair. O ganho por km e por hora vai cair? Vai. Mas se você tiver controle, disciplina e cabeça no lugar, dá pra atravessar esse período e manter o jogo rodando. Porque no fim do dia, quem vence é quem se planeja.