Pode até ser que o moto app diminua as corridas de carro, mas eu sou a favor da livre concorrência. Se andar de moto é permitido, por que proibir quem usa ela pra trabalhar?

Circular de moto não é proibido. Então por que proibir a circulação de motos prestando serviço? Isso não faz sentido. A polêmica da proibição do moto App na cidade de São Paulo continua, e agora foi iniciado um movimento com um abaixo-assinado para o fim da suspensão do serviço. Vamos entender os detalhes desse fato, os prós e contras do transporte por moto app aqui na cidade de São Paulo.

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Opinião
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Luis Hatada compartilha dicas valiosas para motoristas de aplicativo
Foto: Luis Hatada para 55content

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Bom, gente, nessa polêmica aqui em São Paulo, a Prefeitura decidiu proibir o serviço de transporte por motocicleta via aplicativo, como eu já comentei anteriormente em outros vídeos. A Prefeitura decidiu proibir o serviço de transporte por moto app, e a treta foi armada. Mas tem gente lutando para reverter essa decisão, e é sobre isso que vamos falar no vídeo de hoje.

Será que essa proibição faz sentido? O que você acha? Quem está ganhando e quem está perdendo com isso? Bora entender tudo isso e o que está acontecendo. E claro, vou dar a minha opinião no final do vídeo.

Então, gente, o serviço de moto app foi suspenso aqui na cidade de São Paulo por um decreto da Prefeitura, o que gerou uma baita revolta entre os trabalhadores do setor, usuários e até especialistas em mobilidade urbana. Afinal, para muita gente, esse serviço é essencial no dia a dia.

A Frente Parlamentar pelo Livre Mercado lançou um abaixo-assinado para tentar reverter essa proibição. Entre os parlamentares que estão nessa briga, temos o deputado federal Ricardo Salles, do Partido Novo de São Paulo, que criticou a decisão defendendo a liberdade econômica e o direito de escolha do cidadão.

Segundo ele, o moto app é uma alternativa acessível, principalmente para as classes C, D e E, que dependem desse meio de transporte. Proibir o serviço é ignorar a realidade de quem precisa se deslocar rápido e de forma barata, disse Salles. E você, o que acha? Comenta aqui embaixo e deixe a sua opinião.

Agora vamos trazer os dados das pesquisas sobre os impactos econômicos. O que dizem as pesquisas? Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostrou que 72% da população quer o retorno do moto app . Além disso, 86% acredita que as decisões sobre transporte deveriam considerar a opinião dos cidadãos.

Já 72% das mulheres das classes C, D e E veem o moto app como uma opção mais segura para evitar riscos nas ruas. E o impacto econômico? A suspensão do moto app também afeta diretamente a economia. Estimativas do setor indicam que já foram realizadas mais de 1 bilhão de viagens no Brasil, transportando 40 milhões de passageiros em mais de 3.300 cidades.

Em São Paulo, por exemplo, em apenas duas semanas, registraram-se mais de 500 mil viagens, beneficiando 170 mil usuários. As estatísticas mostram que a maior demanda vem de bairros periféricos, evidenciando a importância do serviço para regiões com infraestrutura limitada de transporte público.

A Fundação Getúlio Vargas fez um estudo que revelou que, em 2023, o moto app injetou mais de 5,6 bilhões no PIB brasileiro, gerou mais de 2,4 bilhões em renda para as famílias e criou mais de 114 mil empregos diretos e indiretos. Em São Paulo, se o serviço continuasse, poderia gerar mais de 13 mil empregos e 28 milhões por ano em arrecadação de impostos.

E a segurança dos usuários? Agora vem um ponto sensível que sempre gera discussão: quem usa o moto app está mais exposto a riscos? Aqui vou dar a minha opinião.

É lógico que as motos oferecem mais exposição a riscos, sim. Até porque o motociclista está guiando um veículo que, ao seu redor, não oferece nenhuma proteção além dos equipamentos de segurança como capacete, luvas, macacão e botas — embora nem todos utilizem os equipamentos adequados.

Por outro lado, isso não significa que, por estar mais exposto, haverá mais acidentes. A questão é como o condutor — seja de moto ou de carro — respeita os limites da via e os sinais de trânsito. E esse é o ponto mais importante. Mais adiante, vou dar mais opiniões sobre o moto app aqui na cidade de São Paulo.

Os motociclistas cadastrados nos aplicativos também precisam ter uma CNH definitiva, assim como nós, motoristas de aplicativo de carro, e passam por verificações, além de utilizarem a tecnologia para garantir mais segurança.

Segundo os dados estatísticos, a taxa de acidentes em corridas de moto é de 0,0003 das viagens registradas. Vou levantar aqui uma questão: essa proibição da Prefeitura é justa?

A Justiça também já se manifestou sobre isso. A 8ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo declarou que essa suspensão é inconstitucional. Segundo o juiz Josué Villela Pimentel, a legislação federal permite esse tipo de serviço, e o município pode regulamentar, mas não proibir.

Agora vou dar aqui a minha opinião sobre isso. Gente, vou mandar a real, direto e reto: a Prefeitura proibiu o moto app aqui em São Paulo, alegando motivos de segurança. Até aí, tudo bem. Mas desde que dessem uma data para solucionar esse problema. Proibir não é solução.

O correto seria regulamentar e criar mecanismos para aumentar a segurança. Afinal, circular de moto não é proibido. Então, por que proibir a circulação de motos prestando serviço? Isso não faz sentido. É ilógico.

Aí você, motorista de aplicativo, pode até falar: “Japa, mas isso vai diminuir as corridas de carro”. Você acha isso justo? Até pode diminuir, gente. Mas eu sou a favor da livre concorrência. Ou seja, todos têm o direito de trabalhar e levar seu sustento para casa, desde que respeitem as leis e atuem de forma justa e leal.

Por isso, eu sempre digo: empreender é se reinventar, para não perder para a concorrência e continuar crescendo.

E aí, o que você acha dessa proibição? Você concorda comigo ou não? Deixe a sua opinião nos comentários, beleza?

Foto de Luis Hatada
Luis Hatada

Luis Hatada, conhecido como "Uber do Japa", é motorista de aplicativo desde 2018 e, ao perceber as dificuldades dos colegas em gerenciar ganhos e despesas, criou um canal no YouTube em 2019. Nele, compartilha orientações sobre gestão financeira e desenvolvimento pessoal, defendendo que a profissão exige uma mentalidade empreendedora. Seu conteúdo aborda temas como administração financeira e autodesenvolvimento, com o objetivo de ajudar motoristas a melhorar a rentabilidade e superar desafios diários.

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