Nunca diga “não” ao passageiro. Há situações em que a Uber bane o motorista definitivamente 

Escolha bem suas corridas, para que se precisar ligar o ar-condicionado, isso não gere prejuízo. Agora no Uber X, pode aparecer para o passageiro a opção de solicitar o ar-condicionado e escolher se deseja conversar ou não com o motorista

Um homem de meia-idade, com barba grisalha e cabelos ralos, vestindo uma camisa preta de manga longa, gesticula com as mãos abertas enquanto fala com expressão séria. O fundo da imagem está desfocado.
Foto: Samuel de Almeida para 55content

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content.

Mais um caso envolvendo um motorista de aplicativo e passageiros. Mais um caso que poderia muito bem ter sido evitado.

Aconteceu na última quarta-feira, na cidade de Praia Grande, litoral sul do estado de São Paulo, por volta das 11 horas da noite. A passageira era uma senhora que estava acompanhada da família: um casal e uma criança de nove meses.

O motorista recebeu essa família no carro e, durante a viagem, a senhora solicitou que ele ligasse o ar-condicionado. Ele se recusou e, além disso, colocou toda a família para fora do carro. Não bastasse isso, ainda teria agredido o homem que estava no carro com essa senhora.

Tudo isso aconteceu no meio da rua, foi registrado, e, logicamente, a passageira fez um boletim de ocorrência e também registrou a queixa junto à Uber, que prontamente baniu o motorista da plataforma.

Como eu falei para vocês, mais um caso que poderia muito bem ter sido evitado.

Segundo informações, a senhora teria solicitado um carro na modalidade que inclui o uso do ar-condicionado e a opção de conversar ou não com o motorista. Sabemos que essa funcionalidade está disponível na Uber Comfort, onde o passageiro paga um pouco a mais e o motorista também recebe um valor superior ao do UberX, que é a categoria básica da corrida.

Porém, temos visto que, mesmo na modalidade UberX, ainda aparece para o passageiro a opção de solicitar o ar-condicionado e escolher se deseja conversar ou não com o motorista.

Vou mostrar para vocês aqui no UberX. Isso não deveria estar acontecendo! E eu não sei se foi exatamente esse o caso, se a passageira pediu um UberX e essa opção apareceu para ela. O que sugerimos é que a Uber reveja essa prática, pois isso pode confundir tanto motoristas quanto passageiros.

A informação que temos é que a passageira teria pedido um Uber Comfort com essa funcionalidade. Mas por que o motorista não teria ligado o ar-condicionado? Será que foi por conta disso? Não sabemos, pois a reportagem não deixou isso claro.

Mas o que quero dizer para você, motorista, é que tudo o que acontece, você precisa saber resolver da melhor forma para não se prejudicar.

Quero falar diretamente com você, colega motorista. Se um passageiro pede para ligar o ar-condicionado, normalmente você está fazendo uma viagem curta ou média, nada tão longo que gere um gasto excessivo. Então, será que não valeria a pena simplesmente ligar o ar-condicionado, terminar a viagem dali a dois, três, cinco minutos e pronto? O problema estaria resolvido, e esse colega ainda estaria trabalhando na plataforma até hoje, sem entrar em atrito com o passageiro.

Eu sempre recomendo a vocês: nunca diga “não” ao passageiro. Espere, aguarde, evite o atrito. Porque, no final das contas, quem vai ser prejudicado é você. Certamente, em uma situação como essa, a Uber vai banir o motorista. E esse banimento, na maioria dos casos, é definitivo.

Não é um banimento temporário, onde depois de um tempo a conta é reativada. Não! Na maioria das vezes, ele é definitivo.

Então, reflita um pouco. Será que não seria mais razoável ter ligado o ar-condicionado e continuado trabalhando? A gente sabe que as tarifas estão muito baixas. Sabemos que, com o uso do ar-condicionado, muitas corridas deixam de compensar financeiramente. Mas sem o ar-condicionado também já não compensa!

Então, meu amigo, o que você precisa fazer? Escolher muito bem suas corridas, de modo que, se precisar ligar o ar-condicionado, isso não gere prejuízo.

Esse é o esclarecimento que trago para vocês hoje, aqui pelo 55content, que está dando essa voz para nós motoristas.

Cuide das suas viagens, cuide para que você possa continuar na plataforma e para que tudo seja resolvido da melhor forma.

Não entre em atrito com o passageiro, pois isso pode custar até mesmo o seu acesso à plataforma.

Se algo acontecer, recorra à plataforma! Questione a Uber:

“Olha, eu recebi essa corrida na modalidade UberX com a opção de ar-condicionado? Como isso aconteceu? Por que o passageiro teve essa opção?”

“E essa história de ele escolher conversar comigo ou não? Isso está correto?”

Questione a plataforma e peça uma revisão da corrida.

É muito melhor agir dessa forma.

Eu costumo dizer que nós, motoristas, trabalhamos por aplicativo. Então, tudo o que acontece tem que ser resolvido pelo aplicativo e não do jeito que a gente acha que deve ser.

E, antes de encerrar, mais um detalhe muito importante: nunca deixe um passageiro em situação de vulnerabilidade.

Seja ele um passageiro com ou sem malas, nunca o deixe na rua, principalmente em locais ermos, escuros ou perigosos.

Isso, além de ser um risco para o passageiro, pode ser um risco para você também. Já aconteceram casos assim e não é difícil acontecer de novo.

Se precisar encerrar a corrida antes do destino final, pare em um local seguro, como um posto de combustível ou uma área iluminada, onde o passageiro possa se proteger.

Caso contrário, qualquer problema que aconteça pode recair sobre você também.

Comenta aqui o que vocês acham sobre tudo isso!

Tamo junto, um abraço, fiquem com Deus e até o próximo artigo!

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