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Nova categoria da Uber gera multa de R$5.200

Homem sentado no banco do motorista dentro de um carro, olhando diretamente para a câmera, com expressão séria.
Pessoa dentro de um carro captada em imagem frontal, com atenção nos detalhes do interior e da iluminação natural.

Uber cria nova categoria e, dois dias após o lançamento, há fiscalização, apreensão de veículos e multas de R$2.600. 

A Uber trouxe uma novidade no aplicativo do passageiro, que é a nova categoria de transporte através de ônibus fretado, uma parceria entre a empresa Uber e a Viação Mimo, começando pela cidade de Guarulhos, com destino a regiões de grandes centros empresariais em São Paulo, como, por exemplo, a região de Santo Amaro, Berrini, Itaim Bibi e Pinheiros. 

O trajeto, que inicia em Guarulhos e tem destino a essas regiões, iniciou no dia 8 de janeiro de 2025, mas já no dia 10, na sexta-feira, houve fiscalização da Polícia Militar, da EMTU e também da Artesp, onde 25 ônibus foram fiscalizados. 

Dois veículos foram apreendidos, e a Viação Mimo, que faz o transporte desses passageiros em parceria com a Uber, recebeu multa de R$2.600 por veículo. A Artesp, que é a agência de transporte do Estado de São Paulo, e a EMTU entendem que a Uber está fazendo transporte irregular, clandestino, de passageiros. 

A Viação Mimo já se posicionou: se ela estiver operando de forma irregular, ela vai simplesmente parar com o transporte e a parceria com a Uber. Agora, cabe à empresa Uber buscar, através da lei, o caminho para fazer o transporte de passageiros de forma correta. 

Bom, gente, isso está acontecendo, estava na cara que isso ia acontecer, porque a Uber usa um caminho que é antes de buscar fazer as coisas através da lei, ela vai lá e faz. Ela faz e vê se vai dar certo, se não vai dar certo. 

Se alguém for lá fiscalizar e multar, a empresa vai ver se vale a pena correr o risco ou não. Você pode ver historicamente foi assim que o transporte da Uber iniciou batendo de frente com táxi, depois com outras atividades que ela tentou também. Vou dar um exemplo: aqui na cidade de São Paulo, a Uber tentou iniciar com serviço do Uber Moto. A prefeitura foi lá e falou: “Olha, não temos estrutura, vai aumentar o número de acidentes”, criou um decreto e barrou.

Já no caso do transporte fretado, tanto a Artesp quanto a EMTU também se posicionaram e falaram que a empresa tem que seguir todo o processo para ela ser regulamentada, para ela mostrar, provar que ela vai operar de forma segura. E mais uma vez a Uber se posiciona apenas como empresa de tecnologia que faz a intermediação do negócio. Ou seja, ela faz a ponte entre quem faz o transporte do passageiro e o passageiro. Dessa forma ela auxilia na mobilidade das pessoas. 

Quando acontece essa fiscalização você percebe que os órgãos reguladores foram para cima de quem? Foram para cima da empresa Mimo, que como eu já falei nesse vídeo se posiciona dizendo que se tiver irregular, ela vai parar com as atividades e com a parceria com a Uber. E a Uber sempre traz essa narrativa de que ela não é uma empresa de transporte, que ela só faz a intermediação. Mas a gente sabe que ela sempre tá tentando de alguma forma criar um negócio onde ela vai ganhar a comissão dela. E ali, quando acontece a fiscalização, o pessoal cai pra cima do proprietário do veículo ou pro dono da empresa.

Ou seja, a multa vai para aquela pessoa que é responsável pelo transporte, nesse caso a empresa Mimo, que recebeu essa multa no valor de R$2.600 por veículo. E aí já se posicionou, inclusive, dizendo que, se estiver irregular, ela vai parar com esse tipo de atividade.

É claro, entendo eu, com uma empresa que já está há muitos anos no mercado, não vai arriscar o nome da empresa por conta de um serviço onde a Uber já mostra ali que, se o bicho pegar, ela não vai se responsabilizar. Porque ela disse que ela é apenas uma intermediadora de negócios. Como ela sempre faz em todas as atividades onde ela opera no mundo, ela é apenas o aplicativo de tecnologia.

Mas a gente sabe que, na prática, ela usa essa estratégia para não ser uma empresa de transporte. Mas a gente sabe que a intenção da Uber é vender serviços de transporte, sim, seja através do carro de aplicativo, através da moto ou agora através do fretado.

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Daniel Piccinato

Daniel começou a trabalhar como motorista de aplicativos em 2016, buscando maior estabilidade após sentir insegurança na empresa onde estava. Inspirado por conversas com o filho do dono, ele logo se uniu a outros motoristas em um grupo de WhatsApp, onde trocava dicas para melhorar seu desempenho. Em 2018, criou um canal no YouTube para compartilhar orientações sobre horários e estratégias de trabalho. Com o sucesso, expandiu para o Instagram em 2020, continuando a ajudar motoristas ao compartilhar sua experiência.

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