Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Uber X, Uber Comfort, Uber Black, qual será a categoria que mais vale a pena trabalhar agora em 2025? Você sabe? Então vem comigo neste texto, que eu quero comparar junto com você as três principais categorias da Uber. A gente vai ver os pontos positivos, os pontos negativos, as oportunidades de ganho, para no final a gente poder definir qual categoria será que vale mais a pena. E é bom você ler esse artigo até o final, que eu tenho certeza que o resultado vai te surpreender.
Olha, se tem uma coisa que muito motorista tem dúvida até hoje, é qual categoria da Uber vale mais a pena trabalhar, principalmente agora em 2025. Você sabe qual categoria vale mais a pena trabalhar na Uber? Já deixa nos comentários, quero saber a sua opinião: para você, hoje em 2025, qual categoria vale mais a pena? X do mal, Comfort ou Black? Deixa nos comentários, quero saber a sua opinião.
E já aproveita e compartilha este texto no seu grupo do WhatsApp com seus amigos motoristas, porque muita gente, quando compara X, Comfort e Black, olha apenas o quê? O ganho. E esquece que cada categoria tem outras coisas, inclusive algumas exigências que você precisa atender para trabalhar nessa categoria. E o cara não faz as contas, ele olha só o basicão: “Bom, o Comfort paga melhor que o X, então o Comfort é melhor.” “Não, o Black paga melhor que o X e o Comfort, então o Black é melhor.” E aí, às vezes, o cara muda de carro, entra em outra categoria com a ilusão de que, ah, porque essa paga melhor, eu vou ganhar mais, e acaba caindo do cavalo. Porque não é só o ganho que você tem que olhar, você tem que olhar outras coisas, como a gente vai ver agora.
Uber X
E a primeira categoria, Xão do Mal, a categoria que mais toca no Brasil. Você sabia que o Uber X é a categoria que mais chama, que mais toca no Brasil? Pois é. E isso acaba sendo até um ponto positivo para o Uber X. É uma categoria que toca muito, a demanda é alta, você fica pouco tempo parado. Mas, será que por tocar mais, você vai ganhar mais?
Bom, primeiro ponto positivo então: alta demanda, menos tempo parado.
Segundo ponto positivo: carros mais baratos. O Uber X tem cidade que aceita carro de até 15 anos de idade. Agora em 2025, carros 2010 ainda são aceitos na Uber. Então, você consegue, com um carro extremamente barato — barato entre aspas, né, porque no Brasil hoje tudo está caro — mas com um carro mais em conta, você consegue trabalhar na Uber. É um carro mais barato, a manutenção tende a ser mais barata, e se você acertar no carro econômico, você vai estar no caminho certo do lucro. Então, além da alta demanda, menos tempo parado, carros mais baratos e de baixa manutenção também são pontos positivos. E outra coisa: por tocar até embaixo d’água — eu gosto de brincar, o Uber X toca até embaixo d’água — aonde você estiver, você liga o X e esse negócio toca. É a coisa mais incrível. O Uber X também te dá flexibilidade de horário e região para trabalhar, porque ele não precisa de um público específico. Bem dizer, onde você ligar esse negócio, ele vai tocar.
Agora os pontos negativos do Uber X. Por ser a categoria de entrada, os ganhos são menores, então acaba que você, às vezes, vai ter que escolher muita corrida para ganhar dinheiro ou vai ter que fazer muita corrida de menor valor para ganhar mais. E tem muita gente que acha isso cansativo. Então, ponto negativo: tarifa mais baixa do que as outras.
Outra coisa: o passageiro do Uber X é um passageiro mais humilde, focado em grana. Não é muito exigente, mas também, às vezes, é um passageiro meio “charoto”. Então, a qualidade do passageiro do Uber X é um pouco mais baixa do que a dos demais, porque é um cara que está só focado em grana, ele quer o mais barato, ele não quer qualidade e também não oferece, acaba não oferecendo muita qualidade para o motorista. Então, esse é um ponto negativo do Uber X também.
E outro ponto negativo do Uber X é: por ser a categoria de entrada, a categoria com carros mais baratos, é a categoria com o maior número de motoristas. Logo, a concorrência de viagens no Uber X acaba sendo muito maior do que nas outras categorias. Tem muito carro do X. Então, às vezes, você tem que se posicionar bem, senão você vai ficar parado um tempão brigando com milhares de motoristas Uber X para conseguir uma viagem. Então, o terceiro ponto negativo: tem muita concorrência no Uber X.
E a média de ganho do Uber X, quanto é que é o ganho médio do motorista Uber X no Brasil? Quando a gente olha por quilômetro, o motorista Uber X, em média — é média, você não pode olhar uma corrida específica — em média, no final do dia, da semana, do mês, ele varia de R$1,60 até R$2,20, dependendo da cidade, dependendo da região, dependendo de como o motorista trabalha. Mas, na média, o motorista Uber X ganha de R$1,60 a R$2,20 por quilômetro. E os carros mais usados pelos motoristas Uber X hoje são o Kwid, o Onix hatch e também o Argo.
E agora a pergunta que não quer calar: depois de ver os pontos positivos e pontos negativos, será que o Uber X vale a pena? Já comenta aqui: para você, o Uber X vale a pena? E eu te digo: se o cara tiver um carro bem econômico, souber trabalhar, se posicionar bem na cidade, tiver uma boa estratégia e escolher bem as suas corridas, ele consegue ganhar um dinheirinho legal no Uber X.
Uber Comfort
E agora vamos para a segunda categoria: Uber Comfort. A categoria que, no passado, se chamava Uber Select, que eram carros selecionados, os melhores carros intermediários da Uber e que, depois, mudou de nome e passou a se chamar Uber Comfort. É uma categoria que nasceu com a proposta de carros maiores, mais confortáveis, mas que, com o passar do tempo, acabou se perdendo, pois a Uber começou a aceitar uns carros meio esquisitos no Comfort, até carro hatch. No início era só sedã, hoje em dia a gente já tem carro hatch no Comfort.
E aí, a pergunta que fica: será que é uma categoria boa? Você olha como vantagem que o Uber Comfort chega a pagar, em média, 30% a mais que o Uber X, e isso segundo palavras da própria Uber. Eu sei que no sistema flutuante tem corrida do Comfort que paga uma vergonha, mas, em média, segundo a Uber, o Comfort chega a pagar 30% a mais que o Uber X. Isso sim é um ponto positivo e ajuda, faz diferença na hora que você está trabalhando ali e pega algumas corridas no Comfort que pagam um pouquinho a mais. Isso ajuda bastante o motorista.
Outra vantagem do Uber Comfort: como é uma corrida mais cara, você tende a ter passageiros um pouco mais selecionados, de qualidade um pouco melhor do que os passageiros do Uber X, onde a possibilidade de você ter dor de cabeça acaba sendo menor. Então, isso também é um ponto positivo: passageiros mais selecionados. E um outro ponto positivo do Uber Comfort é que, como ele paga um pouco melhor, você consegue ganhar, às vezes, a mesma coisa que você ganharia no Uber X fazendo menos corridas. E o Uber Comfort tende a ter mais corridas longas. Eu sei que o perfil está mudando um pouco, você já consegue fazer bastante viagem curta no Comfort, mas o Comfort costuma ter mais viagens longas. Então, para a galera que adora um tirão, o Comfort acaba sendo melhor.
E as desvantagens? Bom, você tem algumas regrinhas para se tornar Comfort. Uma é a nota: você tem que ter nota acima de 4.85 para poder fazer viagem. Outra é ter um carro dentro da lista do Comfort, que, diferente do X, que aceita carros de até 15 anos, no Comfort a idade máxima, em algumas cidades, chega a 10 anos de idade. E você tem que ter um dos carros selecionados da lista. E essa lista é bem chatinha, porque todo ano essa lista muda. Todo ano entra carro, sai carro, e isso, às vezes, é até complicado, porque você vai lá, investe, compra um carro que vai entrar no Comfort, e dali a pouco vira o ano, o carro sai da lista. Isso acontece. Inclusive, aconteceu comigo agora recentemente, de um carro meu ser desenquadrado de uma das listas da Uber, porque a lista muda todo ano. A Uber não tem uma constância, não tem aviso prévio, simplesmente um, dois meses antes ela avisa: “A partir do ano que vem, este carro está fora.” E acabou. Então, isso acaba sendo um ponto negativo do Comfort também.
E o Comfort, por ser mais caro, acaba tendo uma demanda menor do que o Uber X, o que vai requerer que você se posicione bem, procure regiões de poder aquisitivo um pouquinho maior para conseguir fazer mais viagens no Comfort.
E as oportunidades de ganho? Qual é a média de ganho de um motorista Uber Comfort hoje no Brasil? A média está variando de R$2,00 a R$3,00 o quilômetro. A média de quem faz apenas viagem no Comfort. Quando você mistura com o X, pode ser que caia um pouco, mas quem trabalha focado no Comfort fala que chega a fazer de R$2,00 a R$3,00, em média, o quilômetro. Lembrando que esse valor varia conforme a cidade em que você trabalha e também conforme a forma como você trabalha. Porque, se você aceita tudo, seu ganho cai; se você escolhe bem as corridas, seu ganho sobe.
E os carros mais comuns dentro da lista do Comfort acabam sendo sedãs. O Versa é um carro muito comum, o Onix Plus é um carro muito escolhido dentro da categoria do Uber Comfort, e o Cronos e o Versa são os quatro modelos mais comuns hoje. No passado, a gente tinha o Voyage, mas entra, sai, entra, sai. Eu acho que hoje ele já está fora da lista.
E a pergunta que não quer calar: será que vale a pena trabalhar com o Uber Comfort? Eu digo a você: se na sua cidade o poder aquisitivo é um pouco maior e você se posicionar bem, trabalhar nos horários e locais certos, ajuda para caramba. Mas depende da cidade. Por isso que, dificilmente, hoje, você encontra um motorista que trabalha só com a categoria Uber Comfort. É normal que os motoristas trabalhem com o Comfort, com o X ligado, e aquela que pagar melhor, o motorista vai.
Uber Black
E agora vamos à categoria Premium, a categoria Black, o sonho de consumo, o desejo de muitos motoristas de aplicativo, inclusive o meu: se tornar motorista Black. Digo para você, desde que a Uber começou, o meu sonho era me tornar motorista Black, porque eu vi aquilo como, cara, é o auge da carreira do motorista, quando você chega no topo. Você vai dirigir um carrão, vai ter as melhores tarifas. Para você ter uma ideia, o Black chega a pagar 80% a mais que o Uber X, em média. 80% a mais! Enquanto a corrida de X mínima é R$5,00, R$6,00, o Black chega a R$9,00, R$10,00. Cara, é quase o dobro, por conta da categoria Black. Então, digo a você: muito motorista sempre sonhou em trabalhar no Uber Black. Só que olhar só os ganhos é um erro, e é aí que muita gente erra. O cara olha: “Ah, o Uber Black, melhor categoria, paga melhor.” Mas ele esquece que tem outras coisas. Mas vamos lá.
Pontos positivos do Uber Black: primeiro, o ganho realmente, até 80%, em média, 80% maior que o X, ajuda pra caramba. O cara que faz corridas no Black, vê as corridas do Black tocando, ele olha assim: “Cara, jamais veria uma viagem dessa no X, dificilmente veria.” Então, o Uber Black paga melhor.
Outra: o público do Black é extremamente selecionado. Se o Comfort já é um público um pouco melhor, no Black, o público tende a ser muito mais qualificado, pessoal de muito mais poder aquisitivo. E aí a chance de você ter dor de cabeça, de se incomodar, cai por terra, fica bem pequena. Então, a qualidade dos passageiros do Black, assim, cara, é infinitamente maior do que a dos demais. E isso é um ponto positivo também.
E a terceira vantagem do Black são as corridas longas e rentáveis. Cara, quando você acerta uma corrida longa no Black, num valor bacana, você estoura, você estoura! Você faz, às vezes, o ganho do dia numa corrida. Você, às vezes, faz o ganho do dia numa corrida, quando você acerta a corrida no Black. Ou, às vezes, faz com duas, três corridas boas, se acertar bem no dia. Cara, você faz o ganho do dia. Você faz o que o Xão fica o dia inteiro trabalhando em duas, três corridas no Black, quando você acerta. Não é todo dia, não é todo local, não é todo horário, mas quando você acerta, você estoura. E isso é um ponto positivo também para o Black.
Mas, como eu falei, o Black não são só flores, né? A gente olha muito o ganho, ganho, ganho, acha que o Black é só maravilhas. Mas o Black tem uma desvantagem. A começar pelo carro, que são carros de luxo, carros mais caros, de maior — de maior não digo — mas de manutenção mais cara. E isso pesa no bolso. Então, não é só: “Ah, vou ganhar mais.” Não é só olhar o ganho. Você tem que olhar a despesa, e no Black a despesa é alta. Não é à toa que o ganho é mais alto, porque os carros, a despesa com os carros é mais alta. Quando você olha seguro, manutenção, depreciação num carro Black, ela é muito maior do que a de um carro X ou de um carro Comfort. Então, isso é um ponto negativo.
Outra coisa: a demanda do Black é pequena, restrita, selecionada. Não é à toa que você tem categoria Black em apenas poucas cidades do Brasil, enquanto o X tem no Brasil inteiro, o Comfort em uma parte do Brasil, e o Black só em algumas cidades. Então, a demanda do Black é reduzida, é bem específica, e isso acaba sendo um ponto negativo. Não dá para você esperar que vai fazer no Black o mesmo volume de corridas que fazia no X. Não vai. E até por isso que a gente vê muito motorista que vem do X, quando vai para o Black, o que ele faz? Liga tudo. Porque o cara, às vezes, não tem paciência de esperar uma hora, uma hora e meia por uma corrida, porque ele está acostumado com o X, que toca uma atrás da outra. Na hora que ele vai para o Black, ele vê que fica uma hora parado, ele enlouquece. Aí o cara faz o quê? Sai ligando todas as categorias e sai fazendo tudo, achando que esse é o jeito certo de trabalhar. Será?
Até já te pergunto: você que já trabalhou no Black, você que conhece as regras do jogo, acha que um cara que hoje trabalha no Black deve trabalhar com tudo ligado ou deve focar só no Black, esperar, se posicionar e fazer só as corridas do Black? O que você acha? Comenta aqui, já quero saber a sua opinião. Porque esse é um negócio que gera polêmica entre os motoristas. Muita gente acha que o negócio do Black é focar no Black. E há gente que trabalha no Black com tudo ligado e fala: “Eu faço as melhores, não importa a categoria.” Será que isso é bom ou ruim?
Terceiro ponto negativo do Black é a concorrência. Mas com quem? Com o X, com o Comfort? Não. O Black tem uma concorrência forte com táxi de luxo e serviços premium. Então, o cara que tem poder aquisitivo para pedir uma corrida top, às vezes, acaba pegando um táxi premium, pega um serviço contratado de luxo, enfim, tem uma concorrência aí. E como o nicho é pequeno, como eu falei, a demanda é reduzida por esse tipo de carro, se você tem alguma concorrência, às vezes ela atrapalha. E isso acaba sendo um ponto negativo.
E as oportunidades de ganho do motorista Black, quais são? Você sabe? Bom, em média, segundo pesquisas, o motorista Black chega a ganhar de R$3,50 a R$5,00 o quilômetro. Como eu falei, no dia que o cara acerta e estoura, o ganho vai lá em cima. Agora, no dia que não estoura, o cara pena, e aí fica ali no R$3,50, R$3,50, então esse é o ganho médio.
Muita gente, olhando só isso, se ilude. Mas não se esqueça: tem o carro. E por falar em carro, quais são os carros queridinhos hoje do Uber Black? O Kicks, que é um carro famoso, principalmente por quem está chegando no Black, por ser um carro mais acessível. Hoje a gente tem aquele Citroën Basalt, que também é um carro que entra no Black e é abaixo dos R$100 mil. R$80 mil, R$90 mil você já compra um Basalt. Nos elétricos, temos um carro elétrico hoje, que é um dos queridinhos do Uber, que é o Dolphin, um carro que hoje, usado, você compra na casa dos R$115 mil, R$120 mil, e é um carro que faz todas as categorias, inclusive o Black.
E a pergunta de um milhão de reais: será que o Black vale a pena? Bom, se na sua cidade tem Black, se você pegar um carro Black com bom custo, principalmente o carro elétrico Dolphin, ou se você pegar um carro premium, um Corolla híbrido, e usar o Black como part-time — porque o segredo do motorista Black é aquilo, é não depender só do Black. Ele usa o Black para captação de cliente, mas ele foca no particular.
Então, se você souber trabalhar com o Uber Black e estiver numa cidade onde o Uber Black tem uma boa demanda — como, por exemplo, Floripa, a demanda é fraca, tanto que o Black só funciona dentro do reserva — mas em São Paulo, Rio, Brasília, eu sei que o Black chama bastante. Então, nessas cidades, muitos motoristas dizem que vale a pena trabalhar só no Black. Então, se você souber trabalhar no Black, também é uma boa categoria, lembrando apenas que o custo é mais alto. Então, você vai ter que ganhar um pouco mais. Não pode ficar trabalhando no Uber Black fazendo só corridinha de Uber X. É aí que muito motorista se quebra. O cara esquece do custo, foca só no ganho, e aí, com o passar do tempo, vem a quilometragem, aí vem pneu, manutenção… E já viu quanto custa a revisão de um Corolla híbrido? É caro, é caro. Um amigo meu fez uma agora: quase dois mil reais a revisão do carro. Os caras trocam o óleo, dão uma olhada nas coisas… Quase dois mil reais a revisão. Então, tenha isso em mente.
E agora que a gente viu tudo, avaliou tudo, qual é a nossa conclusão final? Que depende muito da sua cidade, depende muito de você, inclusive do seu perfil de motorista. Como eu falei: se você tem um perfil que é o cara que quer sair para a rua e fazer muita corrida, cara, X e Comfort são ideais para você. Se você já é um cara que tem mais paciência, um cara que tem traquejo para lidar com clientes de alto padrão e que vai focar no particular, se a sua cidade tem demanda, talvez seja o Black.
Mas o mais importante disso tudo é: cuide bem, não só do que você ganha, mas do quanto você gasta. Porque no final, o que realmente sobra para o motorista, o lucro, é o que você ganha menos o que você gasta. Então, não se iluda só com os ganhos do Black ou os ganhos do Comfort. Sempre faça as contas, controle bem as suas finanças, para você sempre saber não só quanto você ganha, mas também quanto você gasta. E o mais importante: o quanto realmente sobra no seu bolso. Concorda comigo ou não concorda? Eu sou maluco ou tenho razão? Deixa aqui nos comentários, quero saber a sua opinião.
Respostas de 9
Romantizar o Transporte clandestino e descumprimentos das politicas das empresas de tecnologia?
Usar o Uber Black ou qualquer outro serviço de intermediação como vitrine para captar clientes por fora não é estratégia: é violação dos termos de uso. Toda plataforma tem regras claras, e ao aceitar rodar nela, o motorista assume esse compromisso. Se não concorda com as condições, tudo bem — mas o caminho certo é sair da plataforma e seguir de forma independente.
Agora, querer usar a estrutura da empresa, se beneficiar da captação de clientes, da tecnologia, da reputação e do marketing — e depois puxar o passageiro pro particular, burlando o sistema — isso é no mínimo desonesto. É desleal com quem joga limpo e investe pra manter o mercado funcionando.
Quer fazer corridas diretas? Quer liberdade total? Então abra sua própria empresa, invista na estrutura necessária ou compre uma placa de táxi. Assuma os custos, os riscos e a responsabilidade de captar seus próprios passageiros.
Não dá pra querer ser ‘empreendedor’ apenas quando é conveniente, e burlar regras quando não é. Ética e compromisso com o coletivo ainda precisam valer mais que a busca por lucro fácil.
Tudo é muito relativo e para sabermos realmente qual é a melhor opção vamos ter que analisar caso a caso, porque muitas são às considerações a serem feitas não é mesmo? Cidade, população, poder aquisitivo, horário, oferta, demanda, concorrência, etc…por isso aqui mesmo nesta cidade só se trabalha X.
Vc tem toda a razão mais nos motoristas estamos sendo prejudicado pelo governo e as empresas de aplicativos pois essas tarifas hoje adotadas estão empurrando todos nós para o buraco. Sou de são Luís MA e aqui não temos o Black.
Isso é verdade. Pena que na maioria das cidades do Brasil não tem Uber Black, é mais nas capitais.
Como faço para achar as lista de carro do Uber e 99 ? Obrigado
Seu conteúdo foi muito bom. Sou motorista em Belo Horizonte, MG e trabalho há 08 anos com a Uber. Tem 4 anos que trabalho com carro alugado e vejo que valeu a pena. Tenho uma cartela de clientes particulares que compõe meu ganho. Agradeço pelas dicas. Fica com Deus ?
Eu discordo em partes. Tenho 10 anos de Uber, já fui todas as categorias e hoje sou Black há 7 anos aqui em Brasília.
Se você tem um carro Black e liga todas as categorias, em 6 meses vai ver que ficou no prejuízo por conta da manutenção do carro. Se você não liga, você faz entre 4 a 5 corridas por dia (em Brasília). Vai rodar pouco mas vai ganhar muito pouco. O Black rende bem se você tirar os clientes da Uber e fideliza-los, abrir uma empresa de transporte de passageiros, etc… O que é bem diferente de ligar um aplicativo. O Black em si não vale a pena pra quem quer ficar no Uber e ter a flexibilidade que a Uber te proporciona pois a dedicação tem que ser total. Financeiramente falando, só vale a pena se você usar a Uber pra crescer como motorista executivo, pois se ficar só no app vai ter motorista X que te coloca no bolso com os ganhos. O Black puro é uma ilusão cara que não vale a pena, a não ser que você utilize o Black pra sair da Uber. Se quiser ganhar dinheiro mesmo, esse não é o melhor caminho.
Olá Caro Fernando!
Acompanho seus vídeos e comentários inteligentes. Parabéns pelo seu relevante apoio aos motoristas neófitos.
Já residi em Floripa por 2 anos e pretendo voltar a morar nesta vela cidade muito em breve. E desejo se possível ter a satisfação de te conhecer pessoalmente.
Quem sabe poderemos combinar um café com prosa, oportunidade para lhe agradecer pelas ótimas dicas.
Forte abraço,
Ass.: Heber Assis
.wwno Black aqui nova Iguaçu RJ tá pagando pouco