Não importa quem cancelou — motorista ou passageiro — sua taxa de finalização da 99 será impactada

Motorista ficou um mês bloqueado, voltou, cancelou duas corridas seguidas e já levou ban da 99.

Homem de cabelo curto e barba, usando camiseta branca e cinto de segurança, sentado no banco do motorista de um carro.
Foto: Ian Rocha para 55content

Como eu posso ser punido por uma taxa de cancelamento excessiva, sendo que a própria 99 permite que passageiros coloquem apelidos ou nomes absurdos para chamar um carro? E o pior: não importa se fui eu quem cancelou ou o passageiro, a 99 Pop não pondera. Tocou a corrida, eu aceitei, o passageiro cancelou… Se você não sabia, está sabendo agora: isso afeta a sua taxa de finalização.

Salve, salve, meu gafanhoto! E aí, já tomou seu ban da 99 Pop hoje? Pois é, ela voltou com esse negócio de restringir as contas dos motoristas por 5, 10, 15 dias. Estou recebendo diversos prints a respeito disso, então resolvi conversar com o pessoal da 99… Ou melhor, eu criei um conteúdo falando sobre isso e o pessoal da 99 Pop me ligou, dando uma resposta oficial sobre como tudo acontece, quais são os critérios. Não depende só da taxa de finalização, há vários fatores envolvidos nisso. E eu fiz uma pergunta direta: o motorista que continuar tomando essas restrições pode ter a conta banida permanentemente?

Então bora pro vídeo pra você entender melhor sobre esses bans que a 99 Pop voltou a aplicar. Depois me diga nos comentários se você acha justo ou não, de acordo com o que eles me falaram durante a ligação.

Pra você que não me conhece, eu sou Ian Rocha, motorista de aplicativo desde 2016 aqui na cidade de Belo Horizonte. E se liga no que eles me passaram sobre esses bans.

Primeiro: pra você tomar uma restrição (eles nem gostam de chamar de ban, preferem dizer “restrição na conta”), vou te mostrar uma imagem pra quem está um pouco perdido e não sabe o que está acontecendo. O motorista vem recebendo restrições de 5, 10 e 15 dias na conta da 99 Pop. Ou seja, durante esse período ele não consegue rodar, como está na imagem.

Primeiro, você toma 5 dias de restrição e recebe uma notificação. Depois, pode vir o ban maior. E como funciona? Só recebe essa restrição quem estiver com taxa de finalização abaixo de 70%. Se sua taxa estiver em 70% ou pior, você será restrito. Mas isso não acontece de uma vez: não é só bater 70% e já ser bloqueado.

A 99 Pop voltou com esse critério desde setembro de 2024. Quem já roda há mais tempo deve lembrar que isso já aconteceu antes. E agora, neste mês, no dia 15, a galera tomou de novo.

Funciona assim: você recebe uma notificação no fim do mês, geralmente no dia 30, e no meio do mês seguinte, mais ou menos no dia 15, começam as restrições, ou melhor dizendo, os bans temporários.

No primeiro mês em que sua taxa chega a 70%, você toma uma restrição de 5 dias. Se você não melhorar, no mês seguinte, recebe nova notificação no fim do mês e no dia 15 vem o segundo ban, agora de 10 dias. E, se continuar sem melhorar, no terceiro mês você recebe outra notificação e um terceiro ban, dessa vez de 15 dias.

E aí você pode perguntar: Ian, depois dos 15 dias, a próxima notificação vai me banir por um mês? Um ano? E a resposta que eles me deram foi: não. O ciclo reinicia. No mês seguinte, você volta a tomar uma notificação no fim do mês e no dia 15 o ban volta para 5 dias, depois 10 dias, e assim por diante.

Perguntei também: não dá ban permanente? Eles me disseram que não. A taxa de finalização, que seria equivalente à taxa de cancelamento na Uber, não gera ban permanente na 99 Pop. Você vai continuar recebendo apenas restrições temporárias.

Não que isso seja bacana ou confortável. Na verdade, é uma bosta no fim das contas. Até porque, embora muitos achem que a maioria dos motoristas roda na Uber, eu conheço muitos que dependem exclusivamente da 99. Imagine perder 5 ou 15 dias de trabalho. Isso não prejudica só você, mas sua família e seu faturamento pra pagar suas contas.

E quantos motoristas tomam esse ban? Essa informação eu achei super relevante: me falaram que apenas 3% dos motoristas são responsáveis por 20% dos cancelamentos de corridas. Ou seja, de cada 100 motoristas, 3 cancelam 20% de todas as corridas da 99 Pop. E visando melhorar isso, eles voltaram com essas restrições, mas sem banimento permanente. O objetivo é fazer com que essa minoria de motoristas diminua o volume de cancelamentos excessivos. Inclusive, me informaram que desde setembro do ano passado, quando reintegraram esse sistema, os cancelamentos começaram a reduzir.

Agora, o que me deixa louco, e quero saber sua opinião sobre isso, é que eu, como usuário da plataforma da 99, já percebi: não importa quantas corridas você fez…

Por exemplo, nesse print, esse motorista ficou 1 mês sem rodar, pra você ter uma ideia. E quando ele voltou a rodar, cancelou duas corridas e já tomou o ban. Isso porque eles vão analisar somente na data proposta, no fim do mês, a sua taxa, independentemente de você ter feito 0 ou 1.000 corridas no mês. Se, ao chegar no dia 30, sua taxa estiver abaixo do que eles esperam, você será notificado e receberá o ban.

Esse é o ponto que, pra mim, é revoltante. Esse motorista que vocês viram ficou um mês sem rodar e, quando voltou, cancelou as duas primeiras corridas e já tomou o ban. É meio absurdo não haver um critério de ponderação: ele cancelou só duas corridas, mas talvez fizesse mais 100 corridas depois, e aí sua taxa ficaria em 2%, não em 100%, porque foram só as duas primeiras canceladas. Vocês entendem como falta ponderação?

Outro ponto que considero importante, talvez até mais do que esse, que já me deixa indignado, é que até hoje vemos na 99 muitos apelidos e nomes absurdos. Eu, particularmente, não sei vocês – podem até comentar aqui – mas vejo direto nome absurdo. Tem gente que, vou usar uma expressão aqui, está buscando o “House Preto” e já coloca isso até no próprio nome na 99. Eu percebi que eles começaram a banir algumas dessas contas de passageiro e que diminuiu um pouco, mas ainda existe.

Então, se ainda existe isso, como posso ser punido por uma taxa de cancelamento excessiva, sendo que a própria 99 permite que passageiros coloquem apelidos ou nomes absurdos para chamar um carro? Eu aceito a corrida, só depois vejo que o nome do passageiro é absurdo e cancelo. Na hora que toca a corrida, não aparece o nome do passageiro, só depois que aceitei. Então, quando descubro, tenho que cancelar. E, para mim, o mais absurdo de tudo, o que mais me deixa indignado, é que não importa se fui eu quem cancelou ou o passageiro: a 99 Pop não pondera. Tocou a corrida, eu aceitei, o passageiro cancelou, e isso vai afetar sua taxa de finalização porque a corrida não foi concluída. “Ah, mas foi o passageiro que cancelou!” Para a 99, isso não importa, vai afetar sua taxa porque você não finalizou a corrida.

Como eles podem exigir taxa de finalização do motorista e colocar tudo no mesmo saco? Não importa se cancelamos por questão de segurança, porque o passageiro veio com cinco pessoas, ou porque trouxe comida no carro, ou se cancelamos por qualquer motivo justificável. Eles misturam isso com os erros do passageiro, como apelido ou nome absurdo, ou até quando o próprio passageiro cancela. Eles simplesmente falam: se sua taxa de finalização for de 70% ou pior, você vai tomar ban. Esse, pra mim, é o maior absurdo.

Na minha visão, eles deveriam ao menos subtrair esses casos. Deveria ter lá no aplicativo uma opção para justificar, por exemplo: “cancelamento por nome absurdo”. Porque eles dizem que, se você cancelar por segurança, isso é um ponto positivo e não afeta sua taxa. Aí você pensa: “Beleza, estou justificando por segurança, então minha taxa de finalização não vai ser afetada.” Eu, particularmente, a maioria dos meus cancelamentos faço por segurança. Mas eles também falam que, se houver cancelamento excessivo por segurança, isso também pode gerar ban. Aí ficamos com medo de cancelar até quando é necessário.

Na minha opinião, uma taxa de 70% é, sim, uma taxa de finalização/cancelamento muito alta. E, se 3% dos motoristas eram responsáveis por 20% dos cancelamentos, a 99 precisava tomar alguma atitude, porque realmente prejudica. Ou seja, 3% dos motoristas estavam comprometendo a experiência da maioria dos passageiros.

Tento olhar também pelo lado do passageiro, porque incomoda. Você está tentando usar a plataforma, chama o carro, o motorista aceita e cancela, aceita e cancela… Isso, claro, afeta negativamente a experiência de quem usa o app. Tem que ter uma experiência boa para os dois lados, motorista e passageiro.

Agora, banir o motorista, pra mim, talvez não seja a melhor solução. Inclusive, pode abrir brecha para processos e o prejuízo para a 99 pode ser muito maior.

Achei super relevante trazer esse conteúdo, primeiro para informar vocês sobre como funciona o ban, quais são os critérios que levam à restrição e deixar claro que, pelo que me informaram, não há ban permanente, mas sim restrições que podem durar no máximo 15 dias. Então, deixa aí seu comentário: você acha justo a 99 banir os motoristas, ou como eles gostam de falar, “restringir” a conta dos motoristas? Ou acha um completo absurdo, dadas todas essas informações que apresentei aqui?

Abração e tamo junto!

Foto de Ian Rocha
Ian Rocha

Ian Rocha começou a trabalhar como motorista de aplicativo em busca de uma nova oportunidade e logo percebeu a importância de entender melhor a dinâmica do setor. Estudou estratégias, analisou os melhores horários e locais para otimizar seus ganhos e passou a compartilhar suas descobertas com outros motoristas. Ao notar a falta de conteúdo informativo sobre a profissão, criou um canal no YouTube para dividir suas experiências. Com o tempo, tornou-se uma referência no segmento, ajudando motoristas a trabalharem de forma mais eficiente e informada.

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