Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
O poder está nas mãos dos passageiros, que podem até bloquear sua conta no aplicativo da Uber e da 99. Vou falar com vocês sobre essa ferramenta, como utilizá-la a seu favor para não ter esse tipo de problema e evitar o risco de ser bloqueado injustamente, por uma falsa denúncia — porque isso acontece, e acontece muito, beleza?
Bom, gente, o que eu tô falando é sobre a avaliação dos passageiros em relação a nós, motoristas. Quem nunca recebeu uma avaliação negativa, um reporte negativo de forma injusta? Aqueles reportes que dizem que você foi rude, ou que estava dirigindo muito rápido, fazendo curvas muito bruscas, ou até dizendo que sua comunicação é difícil.
Essas ferramentas deveriam ser boas, mas muitas vezes não são. Por exemplo, no caso da Uber, ela tirou até os tickets de elogio — agora só tem ticket de reclamação. Já a 99 ainda tem os dois: ticket de reclamação e ticket de elogio.
Eu acredito que foi um erro a Uber ter retirado o ticket de elogio. Eles argumentaram que alguns elogios podiam dar uma conotação diferente, mas se o elogio for algo relacionado ao profissionalismo, à boa comunicação, boa conduta… eu acho que não tem nada de mais.
Porém, a Uber tirou. Na 99, ainda tem esse ticket de elogio, o que eu acho bacana. Comenta aí: você já recebeu alguma avaliação negativa de forma injusta?
Para começar, vou mostrar pra vocês, na prática, como funciona a avaliação na Uber e na 99. Peguei duas corridas como exemplo pra explicar e depois volto a falar sobre essas ferramentas, beleza?
Na avaliação da 99, você tem algumas opções. Pode optar por não avaliar, se não quiser. Pode dar cinco estrelas e mandar um elogio — simpático, pontual, educado, ou mencionar o uso do cinto. Você também pode escrever algo. Se der quatro estrelas, já aparecem pontos negativos — ou seja, só cinco estrelas são consideradas realmente positivas.
Quatro estrelas já geram feedback negativo. São oito opções, e ainda uma opção para escrever. Se diminuir mais uma estrela, continua igual — as mesmas opções aparecem. E você tem a opção de bloquear o passageiro, mas essa opção é feita manualmente. Mesmo com uma estrela, mesmo com cinco… com cinco, não aparece a opção de bloquear, mas com quatro já aparece. No caso aqui, deixei cinco estrelas, sem nenhum tipo de problema, e avaliei.
Agora vamos ver como é a avaliação na Uber. Colocando cinco estrelas, já envia direto — não tem opção de feedback. Quando você coloca quatro estrelas, aparecem os feedbacks negativos, sempre os mesmos. De três estrelas pra baixo, aparece a opção de bloquear ou não o passageiro. Com duas, a mesma coisa. Já com uma estrela, o passageiro é bloqueado automaticamente. Avaliei com cinco estrelas e pronto. No caso das cinco estrelas, não tem feedback — é só a avaliação mesmo, e não tem a opção de “não quero avaliar”, como tem na 99, certo?
Bom, então vamos lá. Vamos fazer uma comparação entre Uber e 99: o que podem melhorar, o que mais irrita os motoristas. E no final do texto, vou dar dicas de como se blindar contra passageiros mal-intencionados. Um passageiro mal-intencionado pode bloquear sua conta, e você pode ter muita dor de cabeça para resolver e reativá-la.
Isso é muito injusto, mas infelizmente acontece.
Como funciona a avaliação na Uber e na 99? Na 99, você avalia de um a cinco. Se der cinco estrelas, pode elogiar o passageiro. A partir de quatro estrelas já aparecem feedbacks negativos, e também a opção de bloquear o passageiro, se quiser. Todas as outras opções mantêm o bloqueio como algo manual, feito de acordo com o desejo do motorista.
Bloquear significa que aquele passageiro não vai mais cair pra você, em hipótese nenhuma. Outra coisa é que na 99 você não é obrigado a avaliar — se não quiser avaliar, não avalia.
Já na Uber, você coloca cinco estrelas e envia a avaliação. Não tem opção de elogio, nem do motorista e nem do passageiro. Eu acredito que deveria existir essa forma de elogiar o motorista — como já acontece na 99.
Então, em termos de ferramenta de avaliação, dou muito mais pontos pra 99. A gente tem mais autonomia e liberdade para decidir como avaliar o passageiro.
Na Uber, você avalia com cinco estrelas e pronto. Com quatro, já aparecem os feedbacks negativos. De três para baixo, tem a opção de bloquear o passageiro — três e dois. Já com uma estrela, o passageiro é bloqueado automaticamente. Até aí, tudo bem.
Na questão das ferramentas, acho que tanto a Uber quanto a 99 precisam melhorar. Mas a 99 tem uma vantagem: acredito que ela dá mais liberdade para o motorista — e também para o passageiro — avaliar e elogiar.
Como eu sempre digo: elogio não significa que você tem outras intenções. Significa que você está avaliando e elogiando um profissional. Se alguém vier com outras intenções — seja o motorista, seja o passageiro — aí cabe denúncia, claro.
E falando em denúncia, quando a gente recebe esses feedbacks negativos, mesmo que injustos, a gente acaba relevando. Fazer o quê? Não adianta argumentar, não resolve nada. Mas tudo bem, esses feedbacks somem com o tempo. A gente vai ganhando mais avaliações positivas, fica indignado, mas continua trabalhando.
Agora, quando é uma denúncia grave — como racismo, homofobia, assédio — e ela é falsa, a situação é gravíssima. Tanto a Uber quanto a 99 deixam isso muito claro: não toleram esse tipo de comportamento, e com razão. Mas existem denúncias falsas, e essas prejudicam um trabalhador, um pai de família.
Minha sugestão para você se blindar contra esse tipo de situação é: tenha uma câmera veicular. Hoje, ela é indispensável. Pesquise e compre uma. Se estiver difícil, sem condições no momento, use a gravação da Uber e da 99.
Eu tenho câmera veicular, mas também habilito a gravação da Uber e da 99. Na Uber, dá pra ativar a câmera do próprio celular e a gravação de áudio. Na 99, também dá pra ativar a gravação de áudio.
Então, deixa essa função ativada, porque quando acontecer uma denúncia — que já vai atrapalhar, pois sua conta será automaticamente bloqueada para verificação, que é basicamente o que eles fazem — você pelo menos vai ter um argumento. Você pode dizer: “Entra aí na gravação da corrida tal, é a mesma passageira, o passageiro está mentindo, está inventando.” Pronto. Sua conta ainda vai passar por esse transtorno, vai ter esse incômodo, mas pelo menos você não vai perder a conta.
Essa é a dica primordial. Agora, se o motorista vacilar no chat, a conta pode ser bloqueada — e aí, não tem o que fazer. Quando você está trabalhando aqui, não está brincando. Não existe fazer brincadeira com passageiro, nem com amigos que fazem essas brincadeiras idiotas. Porque sim, existem brincadeiras saudáveis e existem brincadeiras idiotas.
Se você já fez esse tipo de brincadeira e está lendo esse texto, me desculpa, mas você precisa entender que isso não é uma brincadeira legal. Imagina você chamar uma corrida de brincadeira para um amigo… tudo bem, a intenção pode até ser boa. Mas o mundo tá cheio de gente com boa intenção, e mesmo assim, isso não te dá base para argumentar depois.
Teve um parceiro que fez essa brincadeira, conseguiu reativar a conta depois, mas passou por um baita incômodo à toa. Então, não faça esse tipo de brincadeira. Nem com passageiro. Porque, se ele fala algo e você entra na onda, responde alguma coisa… já era. Está gravado. Não tem como apagar.
Se você mandar uma mensagem errada, também já era — não tem como apagar. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao usar o chat. Seja profissional. Esse cuidado é básico, não é nenhum segredo ou algo difícil. É só você ter uma câmera veicular. E, se não tiver, grave com o celular mesmo. Mesmo que seja à noite e a imagem não fique tão boa, pelo menos o áudio vai estar registrado.
A vantagem da câmera veicular é que ela tem infravermelho, então vai gravar à noite também. Mas, mesmo gravando só com o celular, você já estará se protegendo. Não terá problema — a não ser que você vacile e faça algo indevido, fora das regras e diretrizes do aplicativo. Então, não vacila. Não tem segredo: é só não vacilar que você nunca vai perder sua conta.
Pra finalizar, o que realmente irrita o motorista é passageiro que demora pra chegar no carro. Por que não pode simplesmente estar no local? O aplicativo foi criado pra otimizar tempo e custo. Você não está com motorista particular — você está contratando um transporte por aplicativo.
A intenção do motorista é te levar do ponto A ao ponto B com profissionalismo, no menor tempo possível. Quanto mais tempo ele fica parado, menos dinheiro ele ganha. É simples: essa é a conta. Quanto mais tempo parado, menos se ganha. Quanto mais tempo em movimento, mais dinheiro entra, e mais rápido também.
É a lógica das corridas longas: quanto mais longa a viagem, menor o valor por quilômetro — mas você recebe o valor total mais rápido. Por quê? Porque corridas longas geralmente são feitas em rodovias. Você percorre muitos quilômetros em menos tempo, então seu ganho por hora é muito maior, certo?
A solução para esse problema de espera é cobrar caro do passageiro quando ele faz a gente esperar. Isso resolve tudo. A gente faz a corrida com parada tranquilamente. Ah, vai fazer compras no mercado? Beleza. A gente espera lá no estacionamento, o passageiro paga o estacionamento, se tiver, e fica lá 30 minutos… 30 reais. Parado? Ótimo.
Ah, mas você não está andando com o carro. Tudo bem — mas a gente está disponibilizando o tempo. E isso resolve. Já falei isso várias vezes.
A questão é: essa ferramenta de avaliação e feedback deveria ser algo muito bom, mas infelizmente ainda não é. Melhorou? Eu acredito que sim. Se a gente olhar desde o começo até hoje, muita coisa melhorou nas ferramentas dos aplicativos.
O que ainda não melhorou são as tarifas. E isso todos os aplicativos estão devendo.
Respostas de 2
Ótima dica, usar todos recursos possível, quando passageiro é encrenca desligo o appe dou 3 ou .é-nos estrelas e relato pra Uber não sei o que ele vai falar.
Ótima dica.