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Olá, pessoal, tudo bem com vocês? A maior paralisação em nível nacional dos últimos tempos está para acontecer. Essa paralisação promete parar o país e ser a maior da categoria — dos entregadores e, claro, de nós, motoristas por aplicativo também. A paralisação já tem data marcada: será nos dias 31 e 1º, segunda e terça-feira próximas.
E a gente precisa fazer essa paralisação porque a situação está bem difícil. Você imagina que precisamos, sim, pressionar essas empresas para que tenhamos melhores condições de trabalho. Não é possível que ninguém se movimente para fazer algo por nós. Então, nós mesmos vamos nos levantar e fazer isso por nós.
A gente sabe que os passageiros, as pessoas que pedem produtos para entrega, não têm nada a ver com isso. A gente entende. O problema é que a taxa da Uber, da 99 e do iFood é muito alta, e isso faz com que a gente ganhe cada vez menos.
Essa paralisação tem como objetivo pressionar essas empresas para que ofereçam melhores condições de trabalho para todos nós. E, olha, ela se destaca por pelo menos quatro pautas, que vou mostrar para vocês aqui. Os entregadores estão pedindo, por exemplo, uma taxa mínima de R$10 por corrida — o que também deveria valer para nós, motoristas por aplicativo, não apenas para os entregadores.
Uma taxa mínima de R$10 por corrida. Então, qualquer corrida que você for fazer, você tem que ganhar pelo menos R$10, o que seria, no caso, uma tarifa mínima.
Quilômetro rodado. Hoje, muito do que a gente recebe é algo em torno de R$1,00, R$1,20, R$1,30 — raramente chega a R$1,50 por quilômetro rodado. Os entregadores estão pedindo R$2,50. Lembrando que o custo deles é menor, pois trabalham com motos e consomem menos combustível.
Você imagina que, para nós, está abaixo de R$1,50 — raramente chegando a R$2,00. Os entregadores estão pedindo R$2,50, o que, para nós, também poderia ser suficiente: R$2,50 ou até R$3,00. Mas é isso que precisa pautar essa paralisação.
No caso das bicicletas, eles estão pedindo que haja uma limitação máxima de 3 quilômetros. Hoje, pelo que estou vendo, ultrapassa os 4 quilômetros para o pessoal que trabalha com bikes — o que é um absurdo. Fazer entregas de bicicleta, muitas vezes, significa trabalhar em locais com muita subida, com acessos difíceis. Imagina o raio ser de 4 quilômetros ou até mais.
Então, pedem uma limitação máxima de 3 quilômetros. E o pagamento integral por cada pedido, mesmo em entregas agrupadas na mesma rota. O que acontece hoje? Se você vai lá, busca vários produtos que estão na sua rota, eles dividem o valor e pagam um pouco por cada local que você entrega.
Quando, na verdade, deveria haver um pagamento integral por cada pedido que você fez, por cada entrega que você realizou. Isso é nada mais do que justo. E é necessário, sim, uma movimentação, uma manifestação, uma paralisação, porque não é possível aceitar tudo isso que está acontecendo.
As empresas já se posicionaram. A Uber, a 99, e a Amobitec — que responde pelo iFood, Uber, 99 e outras — estão dizendo que respeitam o direito à manifestação, que mantêm diálogo contínuo com os trabalhadores e que apoiam também uma regulamentação para o setor.
Falando em regulamentação, ainda esta semana o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, comentou sobre nós, motoristas por aplicativo, e pretende, sim, colocar novamente em pauta o Projeto de Lei nº 12. Esse projeto de lei foi criado pelo governo, discutido entre eles, mas nós, motoristas, não aceitamos, pois não traz sequer um benefício importante para nós.
O governo trata o PL 12 como “autonomia com direitos”, sendo que, se você for ver o teor do projeto, não temos autonomia. Não vamos ter autonomia. Autonomia seria poder ligar o aplicativo quando quiser, mas, a partir do momento que você liga, acabou a autonomia — você tem que atender o que a Uber ou a 99 quiserem. E os “direitos” que eles falam são apenas de previdência, nada mais.
A gente não vai ter nenhum benefício real, como, por exemplo, isenção de IPVA ou isenção de impostos para a compra de carro novo. Então, nada favorece o PL 12. E a gente vai ter que mostrar isso através das nossas ações, que acontecerão nos dias 31 e 1º. Chamamos e convocamos todos os motoristas por aplicativo para fazer isso junto com os entregadores.
Gente, se não for assim, a gente não vai conseguir nada. Todos os direitos trabalhistas, inclusive proteção social ou segurança jurídica, só serão conquistados com luta. E é isso que precisa acontecer,.
Os dias 31 e 1º são só dois dias, mas, além deles, o que pedimos é conscientização. Para que a gente não continue aceitando essas corridas com valores ridículos, que muitas vezes nos fazem pagar para trabalhar.
Então, escolha bem: se você não vai parar nesses dias, pelo menos escolha as viagens de forma que você não acabe tendo prejuízo. Porque é isso que está acontecendo hoje — estamos pagando para trabalhar.
É isso aí. Estamos juntos. Vai nos acompanhando, que eu vou mostrando tudo para vocês em primeira mão. Um abraço, fiquem com Deus e até a próxima coluna.
Respostas de 25
Eu moro e trabalho na cidade de Jundiaí SP, faz 1’ano e 2 meses que trabalho como motorista de aplicativo, comecei com carro alugado, mas não tem condição, por causa do preço cobrado das locadoras de veículos, comprei um carro financiado, mas não mudou muita coisa, com o valor que estamos recebendo , eu apoio a paralisação, as pessoas não ficam mais sem os nossos serviços, então eles dependem de nós, se nós pararmos, o que essas pessoas vão fazer, eu falo consciente que o Brasil depende dos motoristas de aplicativo, se pararmos o ” Brasil para” pra isso acontecer tem que parar todos os motoristas de aplicativo
Meu desejo que todos os trabalhadores participem dessa paralisação, pois não temos ninguém para lutar por nós. Então devemos mostrar na prática nosso valor.
Sim o custo para trabalhar de moto é menor, mas não se compara. Motoboy, sempre está mais vulnerável no trânsito, trabalha em baixo do sol, chuva, frio, carregar peso, app de entrega toca muito menos que app de passageiro, outro ponto muito as vezes o motoboy chega no restaurante e tem que esperar 10 a 20 minutos a comida fica pronta.
Concordo plenamente, carro teria de ser no mínimo R$2,00 por km, mas não se pode comparar com app de entrega
Inclusive no app de entrega tem modalidade de fazer a entrega de comida por carro, eu duvido que motorista de passageiro, troca de passageiro para entrega.
Concordo com o que estão reivindicando mas tem que respeitar os profissionais que não quiserem aderir a paralisação
Respeito é sempre muito importante.
Porém, só se alcança sucesso em determinada demanda se ouver união, direção e pauta.
Furar movimento onde todos serão beneficiados, não é de muito bom tom !
2 dias, poderá fazer grande diferença positiva.
Concordo com o que estão reivindicando mas tem que respeitar os profissionais que não quiserem aderir a paralisação .
Primeiramente meus parabéns a iniciativa de paralisação, pois devemos se mobilizar para melhorar as taxas do aplicativo, por que está muito defasado, quando o motorista busca apenas uma renda extra, até tudo bem, os ganhos são poucos mas é só uma renda extra, mas imagina o motorista que tem sua renda família voltada apenas para a renda do aplicativo, muitas vezes tem prestação do veículo, tem que trabalhar com uma carga horária de maís de 15 horas diárias pra conseguir manter suas despesas.
Para melhor explicar, eu trabalho para aumentar minha renda, mas me coloco no lugar dos pais de família que lutam diariamente para trazer o sustento de suas famílias, é que através dessa manifestação o responsáveis pelos aplicativos possam se consentisar, valorizando mais esses profissionais que estão nas ruas, facilitando a comodidade da população brasileira.
Tá na hora de tomar uma decisão esse valor que estão pagando desânimo para trabalhar se não melhorar muitos já estão parando
Bom dia..Marcelo Costa Vieira Curitiba…ontem peguei 3 passageiras e elas estavam conversando sobre apps…nossa q baratinho só 5.60 tá de graça …bem q o fulano poderia ter vindo tbm..5.60 pra 4 pessoas e de graça ..disseram elas..olha em q situação chegamos ..isso e um absurdo…
Quando a uber chegou la.no começo com o black era um serviço premium para competir com os taxis … hj depois de varios anos
na categoria X com adicao de paradas, veio para tomar os passageiros de busao!
Caros colegas,
Bom dia!
Sou diretor de MÓBIL VIAGENS, aplicativo de transporte de passageiros que atua em Barueri e região.
Nossa taxa mínima é de R$ 10 por corrida e R$ 2,10 por KM dependendo da categoria.
Visite o site:
https://mobilviagens.com.br/
Nós juntos pela causa podemos melhorar. Greve já a todos nós trabalhadores por app.
Nosso preço mínimo é de R$ 10 por corrida e R$ 2,10 por KM.
https://mobilviagens.com.br/
Wanderlan sou de Cuiabá,
Nossa categoria não se une apesar de cada dia
Estarem repassando menos para os motoristas
Muitos estão comprando pneus usado meia
Vida e a plataforma não se importa nem com
A segurança do motorista menos ainda com a do passageiro
Boa tarde….. faço entrega da Uber com veículo… às vezes paga 1 real/km…..e as vezes menos…. Impossível de aceitar….sou totalmente a favor da paralização……conte comigo….
Enfim, passou da hora de ter uma paralisação.
Não dá pra pagar pra trabalhar!
Vamos em frente, vamos abraçar essa paralisação!
Tá certo preços mais baixos qe do ônibus
Não faço corrida fora da dinâmica
Boa noite.
Concordo plenamente! 3 reais por KM!
Combustível e manutenção cara!!!!
Sou motorista de aplicativo vou aderir porque quero melhorar meus rendimento porque pagar para trabalhar niguem merece a gasolina aumentou e não vi aumento na plataforma.
Muito difícil infelizmente, parabéns pela iniciativa…!!! Esperamos que todos motoristas de app se mobilizem nesta causa Goiânia -Go.
Quero ver quando começarem a exigir identificação nos carros, uniforme padronizado e…
Vistoria regular nos veículos.
Concordo plenamente, pois entram no carro 4 pessoas e pagam 6,99 ou seja quem vai querer ir de ônibus? Estamos pagando para trabalhar, as despesas do carro tudo nas nossas costas e as empresas só lucram.
Sou de Belo Horizonte MG aqui também está muito crítico trabalhar com o aplicativo os preços dos Km, muito baixo, eu apoio uma paralisação pra melhoria pra todos.
Boa noite gente, eu concordo com a paralisação para lutar pela as condições mínimas de poder trabalhar com dignidade, pois os valores que aí estão, é uma humilhação pra categoria, que nem sei ao certo se é tem alguma categoria reconhecida, porque isso também precisa de uma regulamentação, para que se possa reivindicar junto a algum órgão que venha ter a competência para tal, agora está faltando um horário específico, onde todos sem excessão pare, se vai levar três horas ou até 12 horas, é preciso que determine um tempo, nos dois dias mencionados, porque daí eles vão sentir o caos a falta do profissional no transporte.