Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Fala, pessoal, tudo bem? No artigo de hoje vamos abordar dois casos polêmicos envolvendo o sistema da 99 Pop. Então vamos começar pelo primeiro caso: um motorista conseguiu cadastrar um veículo Onix Plus, que é movido apenas a combustão, na categoria 99 Electric Pro, que aceita veículos híbridos e elétricos.
Como pode um motorista cadastrar um veículo a combustão e conseguir fazer corridas numa categoria que aceita apenas carros elétricos e híbridos? E eu quero aproveitar a brecha dessa questão para levantar um questionamento sobre a segurança e também a eficácia do algoritmo de cadastramento da 99. Vou dar um exemplo meu.
Meu carro é um Corolla híbrido que, quando eu cadastrei no início do ano passado, eu precisei ir até a 99 para ativar o carro. Por quê? Ao cadastrar o meu carro, eu não consegui receber corridas na categoria de carros elétricos e híbridos. Simplesmente o aplicativo da 99 não reconheceu o meu carro como um carro híbrido.
Chegando lá na casa 99 e questionando esse assunto, na época eles me informaram que, devido ao meu carro ter um modelo também a combustão, o sistema não conseguiu identificar, mesmo eu enviando o documento do carro, o modelo do carro, que é o modelo híbrido e elétrico, o sistema da 99 simplesmente não ativou a categoria 99 Electric Pro para eu poder rodar.
E aí você para para questionar: será que não está dando tempo da empresa atualizar o algoritmo? Será que a empresa não conseguiu identificar as falhas? E será que também, por conta disso, esse motorista que fez corridas com o carro a combustão na categoria 99 Electric Pro descobriu uma brecha no sistema? O que será que de fato aconteceu?
Se um veículo a combustão consegue entrar na categoria errada e um veículo que faz parte da categoria híbrida e elétrica não entra de forma automática, alguma coisa muito errada está acontecendo dentro da 99 e no algoritmo dela.
E aí mais um questionamento: para o segundo caso que eu quero trazer aqui, aconteceu por volta do dia 14 de março agora. Vários motoristas foram bloqueados por taxa de finalização. Até aí tudo bem, a gente sabe que a 99 tem essa verificação e esses bloqueios que acontecem todos os meses.
Mas o engraçado é o seguinte: alguns motoristas que foram bloqueados por taxa de finalização estavam com a taxa acima de 70%. Alguns outros que não foram bloqueados estavam com a taxa de finalização em 68% e em 65%.
E a gente entende e sabe que a empresa analisa isso num ciclo de 30 dias e confunde muito a cabeça do motorista, porque muita gente não sabe exatamente como funciona. Tem gente que não sabe que os bloqueios acontecem no meio do mês, por volta do dia 13 até o dia 15. Muita gente acha que o bloqueio deveria acontecer no final do mês, e isso confunde a cabeça do motorista. Até aí tudo bem.
Agora, o questionamento é: por que alguns motoristas que estão com a taxa de finalização abaixo de 70% não foram bloqueados e outros que estão com a taxa de finalização acima de 70% foram bloqueados?
Ora, na data do bloqueio, é claro que o motorista poderia estar num novo ciclo. De repente, o motorista poderia, naquele dia, ter feito muitas corridas e recuperado a taxa. Mas o questionamento que fica é: se a empresa comete falhas com a questão do cadastramento de veículos, se a empresa comete falhas ao permitir que o motorista cadastre um carro a combustão na categoria elétrica e faça corridas, por que o algoritmo da 99 também não pode cometer falhas relacionadas aos bloqueios de motoristas?
E aí eu trago um assunto antigo aqui. Quem me acompanha há mais tempo sabe. Eu já fui bloqueado duas vezes lá atrás, de forma definitiva, onde eu não consegui trabalhar pela 99, e eu precisei entrar na Justiça. E aí eu ganhei o direito de voltar a dirigir pela 99. Isso aconteceu por quê? Porque a 99 não justificou por que eu fui bloqueado. Qual foi a falha? Qual foi o erro que eu cometi?
Por que a empresa me bloqueou de forma definitiva? Então, tudo isso que eu estou trazendo nesse artigo são dois assuntos distintos, mas que levam a um caminho só: até onde o algoritmo da 99 é confiável? Até onde o algoritmo permite ser burlado? Até onde pode existir pessoas facilitando a inclusão e o cadastramento de motoristas para burlar o sistema?
E, principalmente, até onde a gente pode confiar nos casos de bloqueios de motoristas de forma permanente e definitiva? Isso me traz realmente uma pulga atrás da orelha. Até onde o algoritmo da 99 é confiável? Quero saber a sua opinião, deixa seu comentário e até o próximo texto. Valeu, tchau.
Respostas de 42
Eu tou bloqueado e tou com 73% de TF
Gostaria o suporte conseguisse realmente explicar oq não tem explicação
Eu tou bloqueado e tou com 73% de TF
Gostaria o suporte conseguisse realmente explicar oq não tem explicação
Por fim seria melhor um análise mais criteriosa e respeitosa em ralação a tamanha decisão..
Enfim vemos q somos apenas um número e isso nunca vai mudar
Sem mais de longas
Pior é você só receber corridas de homens das 00 as 07 da manhã limitando seus ganhos e te obrigando a trabalhar durante o dia
A 99 além de não ter responsabilidade nenhuma com o motorista também não tem respeito, pq acredito que ninguém sai de casa pra encarar um trânsito como o do RJ simplesmente por hobby,e eles simplesmente bloqueiam o ganha pão do motorista sem de importar se o mesmo vai ter como levar o pão de cada dia pra casa, tratam quem leva o dinheiro pra empresa com muito desrespeitado já foi bloqueado várias vezes, até decidir não dirigir mais pra esse app, não merece meu sacrifício.
Nunca foi confiável, nem 99 nem Uber, já fiz mais de 40.000 corridas na Uber, sempre vejo premiações de motoristas que completam 20 30.000 corridas, e eu que já fiz mais de 40.000 , o algoritmo não reconhece
99 já não dá mais estou saindo dessa profissão só prejuízo ultimamente
O aplicativo da 99 está com várias falhas, eu sofri um bloqueio, más as corridas que cancelei eram em área de risco, que não deveria influenciar na TF. Onde está o cuidado com a segurança do motorista?
Olha e cada uma, a minha taxa de aceitação é 19%, e aí qual problema??
Meu carro é um Jeep, que gasta bastante, então meu caro não dá pra aceitar corrida de 7.00 , 8.00, aceito acima de 10.00, e dependendo do km, pq muitas x tenho que me deslocar 3 a 4 km pra chegar até o passageiro e depois mais 5, 6 km até o destino, então tenho que selecionar muito bem as corridas, já que o litro da gasolina está por bolra dos 6.00.
Então impossível ter uma taxa de aceitação alta, qdo na minha cidade mal toca o Plus, e qdo pego 2 a 3 no.mes é muito, valor é 2.00 a 3.00 a mais e mesmo assim as pessoas mal chamam.
Então tem matéria ou questionamento desnecessários, qdo vc não sabe o que se
passa com cada motorista.
Vem trabalhar em São Paulo Gabriela .. rsrs
Olá Daniel, tudo bem?…estou fazendo um tratamento. Preciso me ausentar por uns tempo, como proceder afim de comunicar minha ausência…grato….jorge
Eu fui bloqueado por antecedentes de um fato que ocorreu a 33 anos atrás e ingressei com pedido de revisão e até hj não consegui reverter ( faz 30 dias) não consigo enviar os documentos solicitados, a plataforma não carrega e não tenho retorno pelo email, fui na casa99 e não obtive apoio algum, no indrive rodo sem problema
Um amigo sofreu isso na uber, por um acidente de trânsito no qual ele foi a vítima. A uber cobrou uma documentação na qual era inexistente. Ele pegou advogado, entrou na justiça e conseguiu, depois de uns meses, liberação para rodar. Agora está pra sair a indenização que ele vai receber. Foram uns 8 ou 10 meses bloqueado. Parece que o processo dele está em 6k por mês de lucro cessante , mais danos morais.
As taxas de desconto são absurdas, nunca é real o que aparece como desconto, e o que realmente é descontado, o percentual é sempre muito mais alto.
Eu fui bloqueado por 5 dias,pelo fato de não aceitar as corridas ruim, acredito eu que seja por isto,muitas vezes eles que que vc aceita corridas de 6,05 reais com duas paradas aí não dá né.
Concordo .. corridas PLUS pagando 2,30 o KM .. ridículo!
Rodar na 99 é uma vergonha. Plataforma baixa renda em todos os sentidos!
Bom dia!
Indicação de advogado para representar contra a uber?
Me bloqueou sem motivo. A princípio, por ter conta de motorista e também de passageiro com o mesmo e-mail. (É o que imagino). Me informaram por e-mail que “não aceitam determinadas condutas”
Nada a ver sempre tive as duas contas no mesmo numero, nunca me disseram que não podia…afinal sou motorista e tb sou passageiro.
É muito desrespeito com o motorista fui bloqueado com 81% da minha tf olha que só trabalho para a 99 é muita coisa mesmo vamos rever isso .
99 tratem os motoristas com mais respeito, igual vcs tratam seus funcionários q trabalham na sombra , cada dia que passa essa 99 está ficando pior corridas com preços injustos, manipulação nos ganhos, nos km , uma vergonha para uma empresa desse nível
Bom dia eu fui broqueado dia 15 desse mês por 5 dias por taxa baixa tudo por causa do carnaval as vezes aceitava corrida chegava ao local não encontrava passageiro para não tomar multa cancelava a corrida.6 anão de 99 mais de 18 mil corrida muita falta de respeito com motorista fiquei muito chateado.Ai fica a pergunta se nós não temos vínculo trabalhistas com aplicativo não seria o motivo broqueia agente por 5 dias não.o único bloqueio que acha que o aplicativo podia fazer só se acontecesse alguma coisa motorista com passageiro
Amigo, vc. questionou o porque??? A resposta e a seguinte: A 99 só tem o interesse em dinheiro e por isso não ajuda o motorista em nada,simplesmente fazem o que querem e aí temos que aceitar e ponto final!!!!
Mudando de assunto mas não de empresa … A 99 precisa acabar com aquela fila virtual dos aeroportos.. muita gente fica fazendo esquema para sair dessa fila para entrar na fila prioritária ..
Bom dia
Eu tenho um Honda city sedan 2024/2025 e a 99 a mais de três meses não reconhece meu carro na categoria plus e tenho que trabalhar na categoria POP de forma a estar acabando com o carro ja estou pronto para estacionar meu carro antes de ir literalmente a falência
Sou ex motorista de app, e uns dias atrás, peguei um carro na locadora, por um dia pra experimentar depois de mais 1 ano sem ligar os app. Peguei na locadora, pois meu carro é novo e não quis colocar ele. Pois o objetivo não era ganhar dinheiro, só ver como estava. No app da 99 só consegui fazer uma viagem e 28 na uber. Mesmo aparecendo o mapa vermelho, daquela dinâmica falsa, o valor das corridas um absurdo. Corridas onde eu estava ganhando 2,00 o km, pu seja, eu ganhando 20,00 o passageiro estava pagando 46,00. Não só nessa, em muitas outras. 2,00 o km não é ruim, mas sacanagem cobrar tanto dos passageiros e pagar tão pouco para os motoristas. Conclusão: continua a mesma m de sempre.
Os bloqueios são devido aceitar a corrida e cancelar. É oque afeta a taxa de aceitação
Aceitou a corrida sem querer , tem q cancelar, cadê os preços justos , se os valores das corridas compensasse, não teria cancelamento infelizmente 10 corridas 1 salva , então não passe pano pra essas empresas exploradoras
Me restringiram até o dia 20, sendo que eu sofri um acidente de moto e não tenho como trabalhar e minha taxa de aceitação ficou baixa.
App horrível
Oi Daniel estou com minha conta expirada, desde 3 de janeiro 2025. Não consigo fazer transferência via Pix para conta bancária, os passageiros que pagam pelo aplicativo que é através cartão de crédito, o valor das corridas estão bloqueados. Tenho mais de 1.200 reais retido. Já liguei várias vezes para central em São Paulo, e eles só falam que está em análise. Fui também na loja física da 99 em Porto Alegre, abriram protocolo desde do dia 17/01/2025. E nada por enquanto de resolver o problema e liberar o valor.
Trabalho na 99 a 6 anos.. tenho 99 %5 estrelas.. atualmente não estou entendendo como com apenas um toque de chamada já vejo mensagem que outro motorista aceitou..como explicar isso..? não deu nem p saber nada sobre a corrida?
Depois que mudaram a chamada na tela , tipo vem a solicitação de viagem e por acidente a gente aperta na tela sem querer por está mexendo no celular e aí a corrida é aceita sem querer . Acredito q tem q mudar isso para um click como era antes . Muitas corridas aceitas por acidente na tela, aí tem q cancelar gerando baixa na taxa.
Vc acredita que eu cadastrei um Arizzo 5e e não entrou na elétric pro. Vou lá no 99 em SP pra verificar isso.
A verdade é que essa categoria não é unida,eu sou motorista de aplicativo a mais de 2 anos aqui em salvador,o valor da corrida é uma miséria,o único dia que vale apena é o domingo,ou seja,a plataforma quer que agente vire escravo deles,a verdade é que temos que fazer uma greve geral,ficar uma semana sem ninguém aceita corrida,ai quero ver se não vão melhorar os valores da corridas,o problema é que quando fazem greve tem motorista que cresce o olho pelo valor alto da corrida e não aderi a greve, prejudicando todo processo,temos que colocar as plataformas para entender que sem nois motoristas a plataforma não vai pra lugar nenhum, simples assim
Tenho observado que a 99 está contabilizando como taxa de cancelamento até mesmo as corridas em que o motorista vai até o passageiro, espera os minutos necessários, e o passageiro não aparece. Nessas situações, é preciso cancelar a corrida porque o passageiro não compareceu ou extrapolou o tempo de espera. Isso tem acontecido comigo diversas vezes.
Esse tipo de cancelamento não deveria ser computado na taxa de finalização, já que a responsabilidade é do passageiro. Tenho várias corridas em que esperei mais de 6 a 7 minutos, e mesmo assim minha taxa de finalização caiu. Pelo que percebi, a plataforma não quer que o motorista cancele de forma alguma.
Eu acho errado bloquear porque o próprio passageiro se quer sabe o endereço certo,e outra a 99 também nao tem e não sabe fornecer o local exato onde passageiro ira descer muitas corridas poe endereço aproximado e quem sai prejudicado é o motora e carros
O.problema que muita gente que trabalha com.aplicativos tão aceitando tudo das operadoras de aplicativos faz. O certo é parar um mês dois o brasil inteiro. Pra ver se muda. e revindicar nossos direitos de melhores tarifas. Só o usuário é que benificiado quem trabalha só leva cano a verdade é essa.
E eu que o meu app deu erro … Eu coloquei p entrar … Me pediu os dados todos de novo … Inclusive mandar o meu doc e do carro …. E o app me abriu uma conta nova com o msm CPF, email e número de celular …. E por fim, perdi todas as minhas % … E o valor do saldo das corridas da semana e ninguém no suporte sabe oq aconteceu e pq aconteceu… Apenas q o prejuízo é meu.
Existem anúncios em grupos de whatsapp em minha cidade onde a pessoa vende cadastro, habilita carro que não tem mais ano, cria conta sem CNH e mais alguns milagres. Apenas uma pergunta. Como ele consegue esse acesso na 99 pra burlar o sistema?
Só é bloqueado quem faz merda, quem quer criar suas próprias regras por ser dono do carro e acha que pode fazer o que quiser e trata mal os passageiros.
Motorista tem que entender que os passageiros vêm do esforço da divulgação da plataforma é pra rodar tem que seguir as regras.
A 99 está muito confusa nesses quesitos eu trabalho com carro tem momento que eu recebo avaliação como se tivesse pilotando moto depois dessa última atualização ficou bom não
Por que vocês não abandonam esse aplicativo?
Façam um boicote.
Ou é impossível não trabalhar sem ele?