Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Os aplicativos conseguem controlar tudo o que acontece durante uma viagem. Eles controlam o passageiro, controlam o motorista, e tudo o que acontece durante aquela viagem eles parecem saber. Não sei se ouvem ou assistem, mas conseguem saber o que acontece.
Temos aqui algumas garantias de que isso está acontecendo. Um colega combinou uma viagem por fora do aplicativo — não aquela que ele fez, mas uma outra, à tarde, para buscar o passageiro. Era um local de difícil acesso, não tinha Uber para ir buscar, o passageiro pediu para ele fazer essa viagem e ele aceitou. Logo depois que essa conversa aconteceu, a Uber prontamente mandou para ele a notificação que vocês estão vendo.
Isso talvez seja uma prova de que a Uber sabe o que acontece ali dentro do carro, através do aplicativo. A gente não sabe se foi uma coincidência, mas é muita coincidência.
Tem uma outra coisa que está acontecendo. Outro colega contou para mim que ele estava conversando com uma passageira e, apesar de ela estar falando de coisas que aconteceram em uma viagem anterior — como, por exemplo, um caso de assédio, em que o motorista provavelmente teria assediado ela —, tão logo ela desceu do carro, ele recebeu uma notificação sobre assédio.
Ou seja, o algoritmo pode ter interpretado, por conta daqueles assuntos mais aprofundados, que isso aconteceu com ele durante aquela viagem. Mas, na verdade, era a passageira contando sobre uma viagem anterior. Mesmo assim, ele recebeu a notificação, talvez porque o algoritmo entendeu errado.
Uma outra coisa — e essa dá para você desabilitar — é que a gente não sabe se a Uber, mesmo com a funcionalidade desabilitada, continua exercendo esse controle. Muitas vezes a gente não sabe se esse controle é apenas informativo ou se ele tem um cunho punitivo.
Me parece que tem punição envolvida aí. Já ouvi falar de motoristas que foram bloqueados da plataforma por causa dessas situações — e até excluídos. Olha só.
A Uber tem um controle de velocidade. Agora, ela está fazendo isso também, assim como a 99. Ela mostra ali a velocidade daquela via, mas o que a gente tem observado é que não é a velocidade real. Por exemplo: a via tem limite de 40 ou 60 km/h, e ela está mostrando como se fosse 30 km/h. E se você está a 40 ou 60 km/h, por exemplo, ela fica te questionando, mandando notificações dizendo que você está acima da velocidade da via.
Só que, por um erro de GPS ou de alguma informação que deveria estar atualizada no aplicativo da Uber, ele não está conseguindo interpretar corretamente a velocidade real daquela via. Se o limite é 40 km/h, por que ela está indicando 30? Isso está preocupando muitos motoristas, muitos colegas nossos estão recebendo notificações dizendo que estão acima do limite da via, quando, na verdade, não estão.
A gente até pede que a Uber resolva essa questão e que tudo isso que está acontecendo seja apenas informativo, apenas para auxiliar o motorista — e não para aplicar punições.
Então, esse é um assunto que eu venho trazer para vocês. Quando forem casos de velocidade, saiba que você consegue desabilitar essa funcionalidade no seu aplicativo.
Estou até mostrando para você aí quais são os campos que você deve acessar para conseguir desabilitar. Fazendo isso, você vai conseguir desativar essa opção. Mas a gente não tem certeza se, mesmo desabilitando, a Uber realmente para de mapear e monitorar tudo o que acontece.
O certo é que ela deixou ali no aplicativo a opção para que você mesmo possa desativar, caso não queira ter esse tipo de auxílio. A gente espera que seja apenas informativo, apenas um auxílio, porque, se tiver cunho de punição… meu amigo, aí já era.
De qualquer forma, com relação ao excesso de velocidade, não precisa nem dizer aqui que devemos cumprir a legislação de trânsito da via. Mas o que a gente está percebendo é que existem erros.
Então, jamais um motorista ou qualquer pessoa poderia ser punido por questões — como eu falei — não só relacionadas ao excesso de velocidade, mas também por conversas que ocorreram dentro do carro ou até mesmo por coisas que aconteceram e que nada têm a ver com o aplicativo.
Se for informativo, se for só para instruir, tudo bem. Agora, se for para punir… meu amigo, aí já era.
De qualquer forma, veja aí como você vai proceder. Saiba que tudo o que você faz, tudo como você trabalha, você está sim sendo monitorado pelas plataformas.
Esse foi o nosso vídeo de hoje, espero que você tenha gostado. Se você gostou, deixa aquele like, se inscreve no canal, ativa o sininho.
Um abraço, tamo junto, fique com Deus. Agradeço aqui ao site 55content por dar voz para nós, e é isso. Beleza?
Tamo junto, valeu!
Respostas de 12
Boa eu fiz uma corrida fora também pela 99 recebi a notificação
Boa noite
O maior problema que tenho encontrado na Uber e 99 e que costumo pagar em dinheiro mas o motorista embolsa a grana e passa pra próxima estou com uma dívida na Uber que não devo
Se você pagou no Pix pode mandar o comprovante para Uber que eles liberam…tem que ativar a gravação de áudio no seu app ali fica gravado que você pagou a corrida e pode reclamar
No momento do pagamento sempre aguarde até o motorista digitar o valor pago corretamente no app.
Mas eu recomendo que pague via pix no próprio aplicativo. O motorista não recebe antes de finalizar a corrida. Usando isso e o u-codigo, sua corrida fica mais segura!
EM VÁRIOS MOMENTOS O GPS ESTA FALHANDO , TRAVA , FICA LENTO , MUDA A ROTA POR SI MESMO AUMENTANDO OU DIMINUINDO O VALOR DAS VIAGENS , ISSO ESTA SENDO CONSIDERADO PELAS PLATAFORMAS COMO FALHA DO MOTORISTA ENVIANDO ADVERTÊNCIAS , A INTERNET EM ALGUNS LUGARES DO BRASIL ESTÁ MUITO RUIM A RECEPÇÃO , PRINCIPALMENTE DO GPS , ABRAÇO ??
No meu aplicativo tbm,mostra 30 por hora.
Achei até estranho
Realmente isso nos prejudica pois no limite da via é de 60km e nós andarmos a 40km receberemos muitos bozinaço e muitos chingamentos.
Pesso que a Uber entenda isso.
Abraços a todos.
Deus abençõe a todos.
Eu já desconfiei disso também, por isso falo bem alto sobre o valor baixo das corridas pra ver se escutam.
Na verdade o GPS da UBER não está desatualizado apenas na questão de velocidade. Em Vitória por exemplo, tem várias ruas e avenidas que apesar de terem sido modificadas (sentido ou limite de velocidade), o GPS da UBER continua orientando a entrar na contramão ou fazer trajetos mais longos, mesmo que o motorista informe que a orientação está errada no GPS da plataforma.
Só tenho a dizer que esse informativo de limite de velocidade se considera monitoramento do motorista e concretiza vínculo empregatício. Tudo que eles lançam de novo no App, já aparece disponível como tivéssemos autorizado, que possivelmente seja mesmo quando eles pedem para atualizarmos o App.
Sobre andar um pouco acima da velocidade, acho exagero ser excluído, porém quanto fazer corrida fora do app, acho uma má fé, e um ato de desonestidade.
Tudo dentro da política de medo imposta ao motorista para controlá-lo e mantê-lo quieto, manso e cordato… Isso não tem a ver com fazer corrida por fora tirar lucro dela… A diretora disse na audiência pública que a Uber faz 1 milhão de corridas por semana o que é meia dúzia de corridas por fora? “N A D A !!!” Não é perder receita, e firmar a posição de comando. Ela usa o fato como pano de fundo para “MANTER O CONTROLE SOBRE O GADO”