Motorista fez corrida por fora do app e recebeu notificação da Uber. Ela controla tudo o que acontece na viagem

Motoristas de app estão sendo bloqueados e excluídos da Uber por estarem acima do limite de velocidade mesmo não estando. 

ponto de exclamacao .png
Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Homem dentro de um carro ao lado de uma captura de tela de um aviso da Uber sobre viagens fora do app.
Foto: Samuel de Almeida para 55content

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content

Os aplicativos conseguem controlar tudo o que acontece durante uma viagem. Eles controlam o passageiro, controlam o motorista, e tudo o que acontece durante aquela viagem eles parecem saber. Não sei se ouvem ou assistem, mas conseguem saber o que acontece.

Temos aqui algumas garantias de que isso está acontecendo. Um colega combinou uma viagem por fora do aplicativo — não aquela que ele fez, mas uma outra, à tarde, para buscar o passageiro. Era um local de difícil acesso, não tinha Uber para ir buscar, o passageiro pediu para ele fazer essa viagem e ele aceitou. Logo depois que essa conversa aconteceu, a Uber prontamente mandou para ele a notificação que vocês estão vendo.

Isso talvez seja uma prova de que a Uber sabe o que acontece ali dentro do carro, através do aplicativo. A gente não sabe se foi uma coincidência, mas é muita coincidência.

Tem uma outra coisa que está acontecendo. Outro colega contou para mim que ele estava conversando com uma passageira e, apesar de ela estar falando de coisas que aconteceram em uma viagem anterior — como, por exemplo, um caso de assédio, em que o motorista provavelmente teria assediado ela —, tão logo ela desceu do carro, ele recebeu uma notificação sobre assédio.

Ou seja, o algoritmo pode ter interpretado, por conta daqueles assuntos mais aprofundados, que isso aconteceu com ele durante aquela viagem. Mas, na verdade, era a passageira contando sobre uma viagem anterior. Mesmo assim, ele recebeu a notificação, talvez porque o algoritmo entendeu errado.

Uma outra coisa — e essa dá para você desabilitar — é que a gente não sabe se a Uber, mesmo com a funcionalidade desabilitada, continua exercendo esse controle. Muitas vezes a gente não sabe se esse controle é apenas informativo ou se ele tem um cunho punitivo.

Me parece que tem punição envolvida aí. Já ouvi falar de motoristas que foram bloqueados da plataforma por causa dessas situações — e até excluídos. Olha só.

A Uber tem um controle de velocidade. Agora, ela está fazendo isso também, assim como a 99. Ela mostra ali a velocidade daquela via, mas o que a gente tem observado é que não é a velocidade real. Por exemplo: a via tem limite de 40 ou 60 km/h, e ela está mostrando como se fosse 30 km/h. E se você está a 40 ou 60 km/h, por exemplo, ela fica te questionando, mandando notificações dizendo que você está acima da velocidade da via.

Só que, por um erro de GPS ou de alguma informação que deveria estar atualizada no aplicativo da Uber, ele não está conseguindo interpretar corretamente a velocidade real daquela via. Se o limite é 40 km/h, por que ela está indicando 30? Isso está preocupando muitos motoristas, muitos colegas nossos estão recebendo notificações dizendo que estão acima do limite da via, quando, na verdade, não estão.

A gente até pede que a Uber resolva essa questão e que tudo isso que está acontecendo seja apenas informativo, apenas para auxiliar o motorista — e não para aplicar punições.

Então, esse é um assunto que eu venho trazer para vocês. Quando forem casos de velocidade, saiba que você consegue desabilitar essa funcionalidade no seu aplicativo.

Estou até mostrando para você aí quais são os campos que você deve acessar para conseguir desabilitar. Fazendo isso, você vai conseguir desativar essa opção. Mas a gente não tem certeza se, mesmo desabilitando, a Uber realmente para de mapear e monitorar tudo o que acontece.

O certo é que ela deixou ali no aplicativo a opção para que você mesmo possa desativar, caso não queira ter esse tipo de auxílio. A gente espera que seja apenas informativo, apenas um auxílio, porque, se tiver cunho de punição… meu amigo, aí já era.

De qualquer forma, com relação ao excesso de velocidade, não precisa nem dizer aqui que devemos cumprir a legislação de trânsito da via. Mas o que a gente está percebendo é que existem erros.

Então, jamais um motorista ou qualquer pessoa poderia ser punido por questões — como eu falei — não só relacionadas ao excesso de velocidade, mas também por conversas que ocorreram dentro do carro ou até mesmo por coisas que aconteceram e que nada têm a ver com o aplicativo.

Se for informativo, se for só para instruir, tudo bem. Agora, se for para punir… meu amigo, aí já era.

De qualquer forma, veja aí como você vai proceder. Saiba que tudo o que você faz, tudo como você trabalha, você está sim sendo monitorado pelas plataformas.

Esse foi o nosso vídeo de hoje, espero que você tenha gostado. Se você gostou, deixa aquele like, se inscreve no canal, ativa o sininho.

Um abraço, tamo junto, fique com Deus. Agradeço aqui ao site 55content por dar voz para nós, e é isso. Beleza?

Tamo junto, valeu!

Pesquisar