Muitos motoristas de app voltaram a alcançar ganhos superiores a R$ 1.000 já nos primeiros dias de fevereiro; Uber liberou a dinâmica de mais de R$ 15.
Graças a Deus, janeiro finalmente se despediu. Motoristas de todo o Brasil comemoram o fim do primeiro mês de 2025, que foi marcado por uma demanda extremamente baixa para a categoria. Em algumas regiões, a queda foi ainda mais acentuada do que em outras. No entanto, locais turísticos, como Salvador e o litoral nordestino em geral, sentiram um impacto um pouco menor devido ao alto número de visitantes, o que ajudou a manter o fluxo de corridas mais estável em comparação a áreas menos beneficiadas pelo turismo.
Mas bastou fevereiro chegar para os motoristas celebrarem. Em Salvador, muitos profissionais vibraram ao alcançar ganhos superiores a mil reais já nos primeiros dias do mês. Um exemplo disso foi a festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, que atraiu multidões e impulsionou a demanda significativamente.
Aqui está um relato de um motorista:
“Dia 2 de fevereiro, janeiro se foi, e fevereiro chegou com um verdadeiro clima de carnaval e com corridas mais rentáveis. Hoje foi um dia excepcional em Salvador, quase bati meu recorde de faturamento em um único dia de trabalho com o aplicativo. Minha última corrida do dia rendeu R$ 54. No total, finalizei 29 viagens, acumulando R$ 1.185,70, sem nenhuma promoção envolvida. Se houvesse promoções ativas, o recorde certamente teria sido quebrado. Outro detalhe interessante é que hoje nem foi necessário se posicionar estrategicamente. Bastava ligar o aplicativo e escolher as corridas, pois a demanda estava intensa. Seja bem-vindo, fevereiro!”
A Uber, inclusive, surpreendeu ao fazer algo que não acontecia há tempos: liberar a dinâmica no pico máximo permitido em Salvador, que é de mais 15. Em algumas cidades do Nordeste, esse valor é ainda maior, mas, na capital baiana, esse limite foi mantido. Ainda assim, os motoristas comemoraram esse aumento na movimentação, especialmente após o impacto negativo do mês de janeiro.
O mês passado foi um verdadeiro desafio para a categoria, pois, independentemente de estarem com carro alugado ou financiado, as despesas continuam chegando. A parcela do veículo, o aluguel e outros custos pessoais precisam ser pagos regularmente, independentemente da demanda.
Por isso, a chegada de fevereiro, trazendo um volume de corridas semelhante ao de dezembro, foi motivo de alívio para os motoristas. A esperança é de que esse ritmo se mantenha e que, quem sabe, 2025 seja um ano atípico, com um movimento aquecido ao longo dos meses. Todos que dependem exclusivamente dessa atividade agradecem.