Motorista de app comprou Nissan Kicks vermelho para rodar no Black, mas Uber não aceita carros vermelhos na categoria. Agora ele roda apenas no Comfort 

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Opinião
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Homem de barba curta e cabelo escuro, usando camisa polo cinza, sentado no banco do motorista de um carro. Ele está gesticulando com a mão na testa e tem uma expressão de surpresa ou frustração.
Foto: Daniel Piccinato para 55content

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Imagina investir mais de 100 mil reais para comprar um carro pensando em rodar numa determinada categoria, e descobrir que esse carro não é aceito pela Uber. Isso aconteceu em São Paulo e não foi um caso isolado — vários motoristas passaram por isso após investirem pesado para trabalhar na categoria Uber Black e se frustraram.

Vou explicar o que aconteceu e fazer um alerta para você que está pensando em trocar de carro: antes de fechar qualquer negócio, entre no site oficial da Uber e da 99 para confirmar se o veículo é aceito. Assim, você evita investir uma boa quantia de dinheiro e depois se decepcionar.

Essa semana, um motorista me mandou um e-mail contando que comprou um Nissan Kicks, cadastrou na Uber, mas o carro não ativou a opção Uber Black. Ele entrou em contato com o suporte e recebeu a resposta de que o veículo, sendo vermelho, não era aceito na categoria. Agora, pense: para o passageiro, qual seria a diferença entre um Kicks branco e um Kicks vermelho? Nenhuma. Porém, essa é uma regra que a Uber definiu.

No início, a categoria Uber Black exigia carros pretos, tanto pelo nome quanto pela associação ao alto padrão. Além disso, os veículos precisavam ter bancos de couro. Com o tempo, antes da pandemia, a Uber flexibilizou as cores, permitindo brancos, azuis, cinzas e outras tonalidades neutras, desde que o carro estivesse na lista oficial. Entretanto, algumas cores como o vermelho continuam proibidas.

O colega que comprou o Nissan Kicks vermelho conseguiu um bom preço, mas, ao tentar cadastrá-lo, o carro não foi aceito no Black. Agora ele trabalha apenas na categoria Comfort. Para resolver, ele precisaria envelopar o carro com uma cor permitida, alterar o documento do veículo e aí sim tentar entrar na categoria Uber Black. Infelizmente, no Black, a cor do carro pode ser determinante.

Outro exemplo: há mais de um ano, um colega conversou comigo após o lançamento do Fiat Pulse. Ele gostou do carro, viu que estava em boas condições, comprou e tentou cadastrar para o Uber Black. Não foi aceito. Ele ficou surpreso, pois o Nivus — concorrente direto do Pulse — é aceito no Black. Mesmo com bom valor e tecnologia, o Pulse não entrou na categoria. Situações assim são comuns, não apenas no Black, mas em outras categorias também.

Dois fatores importantes contribuem para esses problemas: primeiro, a precipitação do motorista, que não se informa adequadamente. Segundo, as constantes mudanças na tabela da Uber, que acontecem todos os anos. Às vezes, o motorista vê um carro interessante, o lojista apenas confirma para vender, e o motorista acaba se dando mal.

A principal dica é: sempre confira a tabela atualizada do ano. Pesquisar no Google pode ser arriscado, porque informações de dois ou três anos atrás podem não ter validade hoje. As regras mudam anualmente. Por exemplo, o Peugeot 2008 já foi aceito no Black, mas depois deixou de ser.

Isso também acontece no Comfort. Recentemente, um colega comprou um C3, um carro novo e com altura boa, mas que não é aceito na categoria Comfort. Pequenos detalhes como esses podem gerar grandes prejuízos. Imagine investir um bom dinheiro e não conseguir rodar na categoria desejada.

Por isso, estou deixando o site para que você possa consultar antes de comprar, trocar ou alugar um carro para trabalhar. O que determina a aceitação do veículo não é o que você acha ou considera, mas sim as métricas da Uber e da 99. Muitas vezes, vemos carros inferiores aceitos em uma categoria superior e vice-versa.

O exemplo do Virtus ilustra bem isso: é um carro excelente, com grande porta-malas e saída de ar para o banco traseiro, mas não é aceito no Uber Black. Da mesma forma, no 99 Plus, há casos de motoristas que compram HB20s ou até o Dolphin achando que vão entrar em categorias superiores, mas não conseguem.

Portanto, antes de fazer qualquer compra, consulte os sites oficiais. Se der problema, o prejuízo será apenas seu — as empresas não se responsabilizam.

Além disso, pense na durabilidade do carro na categoria desejada. A Uber pode retirar modelos a qualquer momento. O Argo, por exemplo, foi incluído recentemente no Comfort, mas pode sair a qualquer momento. O mesmo pode ocorrer no Black: modelos entram e saem da lista constantemente, sem aviso prévio.

A Uber não está preocupada se você investiu alto em um carro. Então, seja conservador ao fazer negócios. Escolha veículos com histórico sólido nas categorias desejadas. Modelos como o Corolla têm alta probabilidade de permanecer no Uber Black por muito tempo, enquanto outros podem ser excluídos rapidamente.

Analise, pesquise e não tome decisões precipitadas. Espero que tenha gostado do vídeo. Estamos juntos, até a próxima!

Foto de Daniel Piccinato
Daniel Piccinato

Daniel começou a trabalhar como motorista de aplicativos em 2016, buscando maior estabilidade após sentir insegurança na empresa onde estava. Inspirado por conversas com o filho do dono, ele logo se uniu a outros motoristas em um grupo de WhatsApp, onde trocava dicas para melhorar seu desempenho. Em 2018, criou um canal no YouTube para compartilhar orientações sobre horários e estratégias de trabalho. Com o sucesso, expandiu para o Instagram em 2020, continuando a ajudar motoristas ao compartilhar sua experiência.

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