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Menos motoristas online, mais tarifa dinâmica: como ficar offline logo depois de aceitar uma corrida pode aumentar os ganhos de todos

Criado por motoristas do Rio Grande do Sul, o “Fique Off” viralizou ao propor uma estratégia coletiva: ficar offline entre corridas para forçar o aumento da dinâmica e melhorar a remuneração.

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Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Motorista de aplicativo Marcelo Ribeiro falando de dentro de seu carro, usando camisa preta e óculos.
Foto: Marcelo Ribeiro para 55content

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content

Vamos usar a Uber contra a própria Uber para ganhar um dinheirinho extra — tudo dentro das regras do jogo.

Sabe aquela dinâmica boa que deixa o mapa todo vermelho no Uber Money? Ela costuma acontecer por conta da alta demanda. Ou seja, quanto menos motoristas estiverem disponíveis e mais passageiros estiverem solicitando corridas, maior será a necessidade da Uber, e ela aumenta a dinâmica como resposta.

Então, por que não usar essa informação a nosso favor para manter a dinâmica sempre alta?

É simples: assim que você iniciar uma corrida, arraste a tela para cima e fique offline. Com isso, você está sinalizando para a Uber que vai encerrar essa corrida e parar de rodar. A Uber, por sua vez, entende que precisa de mais motoristas na região e aumenta a dinâmica.

Se você fizer isso e outros motoristas também, a plataforma vai estar constantemente em busca de motoristas, o que mantém a dinâmica elevada enquanto houver passageiros pedindo corridas.

“Ah, mas tem gente parada sem chamadas.” Sim, mas quanto menos motoristas estiverem online, maior será a dinâmica para todos. Como cada um encerra a corrida em um horário diferente, a dinâmica tende a se manter constante. Isso gera vantagem para você, para mim, para quem está parado — ou seja, para todo mundo.

Não se esqueça: assim que terminar a corrida, fique online de novo para receber a próxima chamada com dinâmica. Depois, vá offline novamente. E sim, isso tem dado resultado.

Com a ajuda de vários motoristas em um movimento sincronizado, organizado e inteligente, surgiu o movimento “Fique Off”.

Esse movimento está se espalhando pelo Brasil e gerando curiosidade. Todo mundo quer saber o que é o “Fique Off”.

A verdade é que essa ideia já era discutida há bastante tempo. Eu, Fernando Floripa e outros colegas já falávamos disso desde 2019: ficar offline entre uma corrida e outra. Mas nunca tinha sido levado adiante, nunca tinha viralizado como agora.

A proposta do “Fique Off” nasceu assim — e está começando a impactar as plataformas, trazendo melhorias para os motoristas.

Tudo começou quando os colegas Rômulo e Moraes me colocaram em um grupo de WhatsApp para discutir paralisações e alternativas de como melhorar a situação dos motoristas. Na época, comentei com eles: “Gurizada, nem me convidem para isso, porque a gente sabe que paralisação nunca dá resultado.”

Motorista que está me assistindo agora, comenta aqui embaixo: quando uma paralisação gerou resultado concreto para motoristas de aplicativo? Já deixa sua opinião aqui.

Estávamos cansados de ver as coisas sendo feitas sempre da mesma forma, sem mudanças reais. Por isso, começamos a debater estratégias diferentes, formas de impactar as plataformas de maneira a beneficiar os motoristas.

Foi nesse contexto que o Rômulo, incentivado pelo Moraes (sigam os dois nas redes sociais), teve a ideia de fazer um churrasco. Esse primeiro churrasco reuniu mais de 100 motoristas — já até falei disso aqui no canal.

Depois, organizamos o segundo evento, que reuniu mais de 215 motoristas. Criamos um grupo com influencers, trocamos ideias e conseguimos mobilizar mais de 200 motoristas nesse encontro.

Assim nasceu o movimento “Fique Off”.

Muita gente vai dizer: “Ah, Marcelo, isso não vai dar certo.” Mas estamos tentando de um jeito diferente, organizado e, principalmente, inteligente. Buscando alternativas reais, em vez de apenas reclamar ou repetir as mesmas estratégias que não funcionam.

São quase 10 anos de Uber no Brasil, e nada mudou. Eu mesmo estou há mais de 9 anos nos apps. Agora, estamos tentando algo que realmente possa melhorar os ganhos, as escolhas de corrida e a rotina dos motoristas.

O “Fique Off” surgiu assim: com grupos organizados de influencers aqui do Rio Grande do Sul, e agora a ideia está se espalhando por todo o Brasil.

Quero agradecer de coração a todos os colegas que estão divulgando e propagando essa iniciativa em prol de melhorias para os motoristas. Não vou citar nomes, para não correr o risco de esquecer alguém, mas o reconhecimento é para todos os colegas do Brasil que estão ajudando o movimento.

A iniciativa começou com influencers de Porto Alegre e região metropolitana, mas não teve um “líder” específico. Foram vários colegas articulando juntos.

E qual é o próximo passo? Tentar replicar esse movimento em outras cidades do Brasil, reunindo o maior número possível de motoristas.

Para se ter ideia, no último churrasco houve premiações. Empresas de consórcio e de seguros participaram, distribuíram brindes e realizaram sorteios para os motoristas. Foi muito bacana.

Então vamos prestar atenção, nos organizar e pensar com inteligência. Se queremos resultados diferentes, precisamos agir de forma diferente.

Agradeço mais uma vez a todos que estão compartilhando essa ideia e parabenizo os colegas que estão envolvidos nessa transformação.

Agora eu quero saber de você, motorista: qual seria a sua sugestão? O que você propõe para melhorar nossa realidade? Comente aqui. Quem sabe, em breve, todos os influencers do Brasil estarão unidos em uma nova campanha que ajude ainda mais os motoristas.

Um grande abraço e até o próximo texto.

Foto de Marcelo Ribeiro
Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro, conhecido como Marcelo Fora da Curva, é de Porto Alegre e iniciou sua carreira como vendedor. Em 2016, tornou-se motorista de aplicativo, usando sua experiência em vendas para oferecer um excelente atendimento ao cliente, o que lhe rendeu a nota mais alta entre motoristas da cidade e vários prêmios da Uber. Em 2017, criou um canal no YouTube para compartilhar suas experiências, que rapidamente se tornou popular, alcançando 300 mil inscritos e 92 mil seguidores no Instagram.

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