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Marcelo Ribeiro: Por que motoristas com notas baixas são banidos e passageiros não?

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Opinião
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Homem sorridente de cabelos curtos, usando camisa preta, posando ao ar livre com árvores ao fundo.
Marcelo Ribeiro, conhecido como motorista Fora da CurvaFoto: Marcelo Ribeiro para 55content

Marcelo diz que passageiros com notas baixas continuam utilizando o serviço sem impedimentos, enquanto motoristas estão sob constante pressão para manter suas notas altas e garantir sua permanência na plataforma.

Imagine a seguinte situação: um motorista de aplicativo com nota 4,41 na Uber Black. Você acredita que ele continuaria ativo na plataforma? Muito provavelmente não. Contudo, passageiros com notas semelhantes continuam utilizando o serviço sem impedimentos. Isso levanta uma questão importante: por que motoristas enfrentam bloqueios com notas baixas, enquanto passageiros não? Vamos explorar essa dinâmica.

O sistema de avaliação da Uber funciona de maneira aparentemente justa: tanto motoristas quanto passageiros têm suas notas calculadas com base na média das últimas 500 corridas. A princípio, essa paridade faz sentido, mas na prática, a realidade é bem diferente. 

Motoristas acumulam essas 500 corridas em um período muito mais curto, já que realizam entre 15 e 25 corridas por dia. Isso significa que a nota de um motorista é constantemente renovada e, portanto, mais suscetível a mudanças rápidas. Por outro lado, a maioria dos passageiros utiliza o aplicativo de maneira esporádica, com uma média de duas a três corridas diárias. Para um passageiro atingir 500 corridas avaliadas, pode levar meses ou até anos.

Esse descompasso no ritmo de avaliação gera diferenças marcantes. A nota de um motorista reflete seu desempenho recente e pode ser ajustada em questão de dias. Já para o passageiro, sua nota é uma somatória de experiências que se acumulam lentamente, tornando-a menos volátil. 

Agora, vamos analisar o caso de um passageiro com nota 4,41. Por que isso acontece? Em muitos casos, passageiros com notas baixas podem morar em áreas de risco ou locais de difícil acesso, como ruas de chão batido. Nesses cenários, motoristas podem atribuir notas negativas devido às condições adversas, mesmo que o comportamento do passageiro tenha sido exemplar.

Essa dinâmica cria um viés: passageiros com poucas corridas acumuladas são mais vulneráveis a quedas bruscas na nota. Um motorista que atribui uma avaliação baixa tem um impacto muito maior em um passageiro que realizou 10 corridas, em comparação a outro que já acumulou 300.

Além disso, o sistema de avaliação reflete diretamente o comportamento e o perfil de uso tanto de motoristas quanto de passageiros. Para motoristas, é uma ferramenta de monitoramento de qualidade. Para passageiros, é um reflexo de respeito ao serviço e à plataforma.

O sistema de avaliação da Uber expõe desigualdades significativas entre motoristas e passageiros. Enquanto motoristas estão sob constante pressão para manter suas notas altas e garantir sua permanência na plataforma, passageiros com notas baixas enfrentam poucas ou nenhuma consequência.

Foto de Marcelo Ribeiro
Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro, conhecido como Marcelo Fora da Curva, é de Porto Alegre e iniciou sua carreira como vendedor. Em 2016, tornou-se motorista de aplicativo, usando sua experiência em vendas para oferecer um excelente atendimento ao cliente, o que lhe rendeu a nota mais alta entre motoristas da cidade e vários prêmios da Uber. Em 2017, criou um canal no YouTube para compartilhar suas experiências, que rapidamente se tornou popular, alcançando 300 mil inscritos e 92 mil seguidores no Instagram.

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