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Imagina investir R$100 mil no carro para rodar de Uber Black e ser bloqueado sem explicação

Pessoa dentro de um carro, com cinto de segurança, gesticulando enquanto fala, ao lado de um banco vazio.
Homem dentro de um carro estacionado, com cinto de segurança, gesticula durante uma conversa.

Já pensou você investir mais de 100 mil reais na compra de um veículo para trabalhar como motorista Uber Black e, depois de alguns meses, você ter sua conta bloqueada de forma definitiva pela Uber, tentar contato com a plataforma e a plataforma simplesmente dizer que você foi bloqueado de forma definitiva, e que não pode fazer absolutamente nada? 

Pois essa é a história de um motorista com quem conversei essa semana, que aconteceu depois dele comprar um Nissan Kicks, no valor de mais de 100 mil reais, ele teve a conta bloqueada pela Uber e infelizmente, ele estava entregando esse carro numa agência para pegar um Fiat Argo para poder trabalhar apenas pela 99 e pelo inDrive. 

Pois a conta não fecha. Ele investiu em um carro de alto valor para rodar na categoria Black e, simplesmente, a Uber, sem dar nenhuma satisfação, bloqueou ele de forma definitiva.

Bom, ele alegou para mim que não fez nada demais, além de trabalhar normalmente, como ele sempre fez na plataforma. É motorista há quatro anos e, infelizmente, teve ali uma decepção. Do nada, simplesmente, a conta dele foi bloqueada de forma definitiva.

Bom, gente, eu já contei aqui no canal que eu tive minha conta bloqueada duas vezes pela 99. O algoritmo da 99 me bloqueou, eu entrei na Justiça e venci. Então eu reativei minha conta, mas isso demorou muito, mas muito tempo mesmo. No caso desse motorista, ele vai ter que entrar na Justiça contra a Uber e dar sorte de ter um advogado com uma boa defesa que consiga reverter a situação.

A gente sabe que, na maioria dos casos, infelizmente, os motoristas não conseguem entrar na Justiça e reverter o processo. E, assim, se você não grava suas corridas, se você não registra isso, fica muito difícil argumentar.

Agora, é muito triste, porque a Uber muitas vezes não dá justificativa do bloqueio ou, quando justifica, é uma coisa muito vazia.

E aí cabe ao motorista entrar na Justiça e tentar reativar a conta dele, só que às vezes esse processo demora seis meses, um ano. E aí a pergunta que eu te faço: já parou para pensar se você hoje pensa em investir em um veículo para trabalhar na categoria Uber Black e, do nada, um passageiro te denuncia, mente, e você tem a sua conta bloqueada? Como você vai pagar esse carro que muitas vezes tem uma parcela muito maior? 

É um alto investimento, a manutenção é mais cara, seguro é mais caro, a prestação é mais cara, e do dia para o outro é como feito, sendo tratado como lixo, né? Que essa é a verdade. As plataformas, elas te veem como número. Se, por algum motivo, o passageiro te denuncia e, nos termos da plataforma, isso é uma conduta que eles consideram gravíssima, eles vão bloquear sua conta e, muitas vezes, sem apresentar a prova.

Cabe ao motorista ter que provar que ele não fez nada de errado. E nós já sabemos, historicamente, que muitos passageiros mentem. Quando o motorista, por exemplo, não quer embarcar cinco pessoas, quando o motorista não quer fazer uma corrida que é alterada, o destino, ou até mesmo quando o passageiro pede algum favor ou pede alguma coisa, o motorista se nega e ele não justifica para a plataforma. 

O passageiro, muitas vezes, mente, escreve o que ele bem entende num textão para a Uber e prejudica o motorista. Existem centenas de vídeos na internet que já comprovam histórias onde os motoristas foram maltratados e os passageiros mentiram.

E aí, o mais interessante é que, no caso desse motorista, ele perdeu o acesso à conta dele. Ele tem um boleto com a prestação altíssima porque comprou um carro de alto valor, e a Uber simplesmente não deu a oportunidade de ele contar a versão dele e se defender. Simplesmente, de forma unilateral, ela bloqueou a conta dele.

A partir de agora, ele vai ter que correr atrás de provar a inocência dele ou fazer o processo que ele fez, pois tem conta para pagar, dois filhos… tá entregando um carro financiado, praticamente perdendo todo o valor do veículo, para financiar um carro de menor valor e poder trabalhar pela 99 e pelo inDrive apenas. Sem a certeza de que isso não pode acontecer também nas outras plataformas. Bom, essa é a realidade de muitos motoristas: a incerteza desse nosso trabalho, onde a gente é tratado apenas como número. 

Eu quero saber a sua opinião: você acha justo as plataformas bloquearem o motorista sem um direito de resposta, onde as plataformas não apresentam a prova da falha que o motorista cometeu? Eu acho totalmente errado isso. 

A resposta delas é muito vazia, vocês já viram a resposta padrão, né? “Você feriu o Código de Conduta da empresa” e bloqueiam a conta do motorista sem sequer dar a oportunidade de ele provar a inocência.

E o pior é que o motorista acaba ficando com uma baita dívida e acaba tendo que realmente perder o bem que ele investiu, que foi o veículo de alto valor. Na hora de você pensar em virar motorista Uber Black, é importante entender que você tem um leque menor de oportunidades. 

E para migrar para a categoria Uber Black, se você for bloqueado, o teu veículo não vai comportar os custos de rodar apenas no 99Pop e no inDrive. Então, se você pensa em subir para a categoria Uber Black, reveja essa questão e pense direitinho, porque, se você for bloqueado, é bem possível que rodando apenas pela 99 ou pelo inDrive você não vai conseguir fechar a conta e pagar seu carro.

Você acha justo o que as plataformas fazem com o motorista? 

Eu acho um absurdo. Elas deveriam mostrar e provar o que o motorista de fato fez, e não apresentar apenas uma desculpa esfarrapada e um bloqueio injusto, muitas vezes feito contra o motorista. Quero saber a sua opinião. Deixa seu comentário e até o próximo texto. Valeu, tchau.

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Daniel Piccinato

Daniel começou a trabalhar como motorista de aplicativos em 2016, buscando maior estabilidade após sentir insegurança na empresa onde estava. Inspirado por conversas com o filho do dono, ele logo se uniu a outros motoristas em um grupo de WhatsApp, onde trocava dicas para melhorar seu desempenho. Em 2018, criou um canal no YouTube para compartilhar orientações sobre horários e estratégias de trabalho. Com o sucesso, expandiu para o Instagram em 2020, continuando a ajudar motoristas ao compartilhar sua experiência.

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