O portal de notícias de Mobilidade e Delivery do Brasil

Pesquisar

Erro na foto já tirou motoristas com mais de 12 mil viagens e nota 4.98 dos apps; tem gente que não consegue voltar nem indo presencialmente no Espaço Uber

Erro de selfie pode custar sua conta na Uber, mesmo se a culpa não for sua. Vou ensinar a fazer do jeito certo pra não ser desativado definitivamente dos apps.

ponto de exclamacao .png
Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Homem dentro de um carro, com expressão séria, olhando diretamente para a câmera.
Foto: Samuel Almeida para 55content

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content.

Hoje, já vou logo orientando: cuidado ao fazer a sua selfie de segurança quando a Uber ou a 99 pede. O que tá acontecendo é desativação definitiva por erro que, a meu ver, o algoritmo não consegue captar ali que sua foto é a sua imagem, o seu rosto mesmo.

Como tirar a selfie para não acusar erro

A orientação que eu trago é: se preocupe com o lugar onde vai fazer sua selfie. Veja se tá bem iluminado, se a imagem tá certinha, nítida. Se não tiver, você corre risco de perder sua conta e, pior, pode ser uma desativação definitiva.

Em muitos casos, o algoritmo acusa erro, e aí a Uber entende que a selfie não é sua. O ideal é evitar tirar várias fotos seguidas. Se deu erro, muda de lugar, fecha o aplicativo, abre de novo. Vai pra um lugar com mais luz e tenta novamente, com calma. Aí sim o algoritmo pode entender corretamente que aquela imagem é do seu rosto mesmo. Essa é a primeira recomendação que eu faço.

E o que fazer se a conta for bloqueada?

Agora, se deu erro e sua conta foi bloqueada, calma, esse bloqueio pode não ser definitivo de cara. A Uber vai liberar o acesso ao portal de desativação, um site exclusivo pra você tentar recorrer. E é isso que você deve fazer, recorrer, tentar resolver. Muitas vezes, o sistema identifica o erro e você consegue voltar. Desde que, claro, a selfie tenha sido sua mesmo.

Outra alternativa é agendar atendimento presencial no Espaço Uber. Vá pessoalmente, leve seus documentos, explique o caso. Tem muitos colegas que conseguiram resolver assim.

Muitos casos são resolvidos, mas nem sempre dá certo. Infelizmente, eu venho aqui dizer que já vi casos de colegas com excelente histórico, como mais de 12 mil viagens, nota 4.98, mais de 6 anos de aplicativo… que não conseguiram voltar pra plataforma por causa de um erro na selfie.

Por isso, se preocupe muito ao tirar sua selfie. Porque, mesmo fazendo tudo certo, ainda assim pode dar erro. Além de que, mesmo recorrendo, você pode continuar bloqueado de forma definitiva. E olha que a Uber pede direto. A 99, mais ainda. Ou seja: esse risco é constante. Isso é grave.

Cuidado com as dívidas

E mais, cuidado ao fazer dívidas pra rodar no aplicativo, como com a compra de um carro. Tem gente que faz financiamento alto, longo. Só que, se algo assim acontece, como erro de selfie, a Uber e a 99 não querem saber se você tem dois, três filhos, se tá pagando prestação, se depende disso pra viver. As plataformas não fazem análise familiar. Se o algoritmo identificou que não é você, mesmo que seja um erro, a conta não volta.

Mas você pode recorrer na Justiça

Se isso acontecer com você, vá à Justiça. Vá ao Tribunal de Pequenas Causas. Se você fez tudo certo, se a selfie é sua, se foi um erro da plataforma, você tem direito. Entre com pedido de danos morais, só assim você pode ter sua conta de volta. Porque, pelos meios normais, pelo que a gente tem visto, infelizmente a maioria dos casos está sendo encerrada como violação do código da comunidade e dos termos e condições de uso.

Então, se preocupe e cuidado ao tirar a sua selfie.

Tamo junto! Um abraço, fique com Deus e até o próximo texto.

55 branco Logo.png

Receba a principal newsletter da mobilidade e delivery do Brasil

Ao se inscrever você concorda com a nossa Politica de Privacidade e Termos de Uso

Pesquisar