Daniel diz que taxistas se reinventaram e que, hoje, passageiros preferem usar táxis devido à economia de tempo e ao fato de o preço ser quase igual ao do Uber X.
Nos últimos tempos, muita coisa mudou nos aplicativos de transporte. Deixe-me começar com uma pergunta para você: já reparou na mudança de comportamento e nos novos hábitos dos passageiros? Além disso, novas categorias foram adicionadas como opção para eles. Hoje, ao abrir o aplicativo, o passageiro encontra opções como carros elétricos, corridas prioritárias (que podem ser reservadas com um custo adicional) e, principalmente, táxis dentro das próprias plataformas.
É curioso pensar como as coisas mudaram. Em 2014, o táxi era visto como rival do Uber. Naquela época, o Uber era sinônimo de transporte de qualidade e excelência, enquanto os táxis sofriam com uma reputação ruim. Os passageiros reclamavam do atendimento precário e da falta de qualidade no serviço. No entanto, os taxistas se reinventaram. Enquanto isso, com o aumento de categorias e motoristas nas plataformas, a qualidade do serviço dos aplicativos caiu significativamente.
Hoje, quando o passageiro abre o app, o que ele busca? Economia de tempo e dinheiro. Essa mudança é ainda mais visível em grandes cidades como São Paulo, onde o trânsito piora a cada dia. Nessa dinâmica, muitos passageiros optam pelo táxi. Afinal, os táxis têm acesso aos corredores exclusivos e, além disso, a qualidade do atendimento melhorou muito.
Outro fator que pesa nessa escolha é o equilíbrio de preços. No horário de pico, o valor de uma corrida no UberX pode ser muito próximo — ou até maior — do que no táxi. Imagine pagar R$50 tanto pelo UberX quanto pelo táxi. A diferença? O motorista de app fica com apenas R$25 ou R$30, enquanto a Uber retém metade do valor. Já o taxista paga uma taxa muito menor, cerca de 15% para as plataformas.
Essa diferença de custo-benefício fez com que muitos passageiros começassem a olhar o táxi com outros olhos. Hoje, os taxistas utilizam as próprias plataformas para captar novos clientes. Um exemplo claro é a recente aquisição, pela Uber, da maior plataforma de táxis do mercado. Em um único dia, mais de 70 mil táxis foram integrados ao app da Uber. Isso não é exclusividade da Uber, vale lembrar. Outras plataformas como a 99 e a inDrive também oferecem a opção de táxi aos passageiros.
Essa mudança traz desafios para os motoristas de aplicativo. No início, o mercado tinha poucas categorias — UberX, Comfort e Black eram as mais populares. Agora, há uma variedade enorme de opções para os passageiros. E isso exige que nós, motoristas de aplicativo, repensemos nosso serviço.
A verdade é que estamos perdendo espaço para os táxis, e isso se deve a dois fatores principais: qualidade e tempo. Ajustar a qualidade do serviço é algo que podemos fazer, mas competir com o tempo em uma cidade como São Paulo, com trânsito caótico, é muito mais complicado. Estamos em clara desvantagem em relação aos táxis que utilizam os corredores exclusivos.
Quero ouvir você. Já percebeu como o serviço de táxi vem crescendo? Passou a ouvir comentários de passageiros dentro do seu carro sobre como têm chamado táxis com mais frequência? Muitos reconhecem que o serviço melhorou e, com isso, passaram a considerar o táxi uma opção mais viável.