Influenciador relembra caso em que passageiro cadeirante causou confusão ao perceber que o Renault Kwid solicitado não comportava sua cadeira de rodas, em vez de solicitar um carro de outra categoria, com custo maior, que atendesse às suas necessidades.
De repente, carros de aplicativo se transformaram em palcos para apresentações bizarras de clientes de Uber, 99 e inDrive. Se você acompanha o noticiário e as redes sociais, deve ter visto recentemente um número crescente de casos em que passageiros dão um verdadeiro “show” quando seus caprichos não são atendidos. Houve até o episódio de um cadeirante que resolveu chamar a atenção de toda a rua porque a cadeira dele não cabia no carro do motorista. Era um Renault Kwid com GNV. Ao invés de solicitar outro carro que pudesse transportar sua cadeira de rodas, ele preferiu dar um espetáculo.
Isso sem falar em outros casos não tão distantes no tempo, como o de mulheres acusando motoristas de supostamente tentar dopá-las. Felizmente, a polícia nos estados em que isso ocorreu desmascarou as farsas. O que leva essas pessoas a agir assim? Estão transformando o carro do motorista em uma espécie de picadeiro – nem dá para chamar de palco – porque é pura palhaçada.
O que importa aqui é que nós, motoristas, reflitamos sobre nossa postura e possamos até rever nossos protocolos de atendimento. É claro que evitar esse tipo de situação é quase impossível, mas acredito que algumas medidas podem inibir a presença desse tipo de pessoa no banco traseiro do nosso carro.
Aqui vão algumas recomendações:
- Chegue ao local de embarque com cautela. Não pare exatamente no ponto onde a pessoa solicitou o carro. Pare um pouco antes e, como diz a gíria popular, “dê uma filmada” no ambiente. Observe o comportamento da pessoa e fique atento a qualquer sinal de situação desagradável.
- Mantenha as portas do carro travadas. Dessa forma, você evita não apenas situações com passageiros problemáticos, mas também o risco de um assaltante surpreendê-lo.
- Mantenha os vidros do carro fechados. Mesmo que você não ligue o ar-condicionado, manter os vidros fechados permite que você, ao perceber qualquer sinal de que a viagem pode ser problemática, cancele e saia do local imediatamente.
- Grave todas as suas viagens. Existem diversos tipos de câmeras, desde as que gravam fisicamente até aquelas que funcionam em segundo plano no celular. É inadmissível que, nos dias atuais, motoristas trabalhem sem registrar suas viagens.
- Evite discutir com o passageiro. Se perceber que o clima está ficando pesado, procure uma viatura policial, se possível. Caso não encontre, mantenha a calma e evite discussão. Em última instância, se a pessoa insistir em causar transtornos, pare o carro e saia. Não parta para agressão física ou verbal. Evite constrangimentos, pois o seu dia é valioso demais para ser desperdiçado por causa de alguém que só quer causar problemas.