Você não vai acreditar, mas o CEO da Uber afirmou que a empresa não quer mais motoristas. Aliás, eles têm planos para se livrar de nós. E sabe quando isso vai acontecer?
Então, fique comigo neste texto porque eu vou te contar tudo agora! Afinal, que história é essa de a Uber dizer que não quer mais motoristas?
Fala, motorista! Meus amigos, que situação complicada! A Uber está realmente afirmando que quer se livrar dos motoristas? Você acredita nisso?
Pois é, essa declaração veio de uma entrevista recente desse cara aqui. Sabe quem é? Dara Khosrowshahi, o CEO da Uber, o chefão da empresa. Recentemente, ele disse que o futuro da Uber não inclui motoristas. Ou seja, a empresa pretende eliminar os motoristas e, no futuro, operar sem nenhum de nós.
Agora, quando ouvimos uma gigante como a Uber afirmar que não quer mais trabalhadores por aplicativo, isso parece até contraditório. Enquanto o mundo inteiro caminha em uma direção, a Uber parece seguir o caminho oposto. Para você ter uma ideia, em 2024, a expressão mais pesquisada no Google foi “trabalho por aplicativo”.
Milhões de pessoas ao redor do mundo estão buscando informações sobre como trabalhar com aplicativos. Nos Estados Unidos, sede da Uber, há mais de 7 milhões de trabalhadores por aplicativo. No Brasil, mais de 5 milhões de pessoas já trabalharam com aplicativos em algum momento da vida. Algumas continuam, outras saíram, mas, nos últimos 10 anos, milhões de brasileiros garantiram renda por meio dessas plataformas.
E agora, a Uber vem dizer que quer se livrar dos trabalhadores e que seu futuro será sem motoristas, sem entregadores, sem ninguém. Mas por quê?
Vou te contar. A Uber vem trabalhando nessa estratégia há anos. Desde 2019, quando abriu capital na Bolsa, a empresa divulgou um relatório para atrair investidores e deixou claro que o futuro dela será baseado em carros autônomos.
Você já ouviu falar nos carros autônomos, aqueles que dirigem sozinhos? Pois bem, essa tecnologia já existe e a Uber já oferece esse serviço em algumas cidades. Além disso, o CEO da empresa revelou que estão implementando inteligência artificial nesses veículos para que aprendam a dirigir sozinhos. Eles acreditam que, em pouco tempo, esses carros vão superar a habilidade de qualquer motorista humano.
E sabe qual a grande vantagem, segundo ele? Os carros autônomos não se distraem, não precisam descansar e, principalmente, não reclamam! Imagine o CEO da Uber entusiasmado ao perceber que esses veículos podem operar 24 horas por dia sem questionar tarifas, sem reclamar do preço do combustível e sem exigir melhores condições de trabalho.
Agora, o que você acha disso? Comente aqui, quero saber sua opinião!
E para quem acredita que essa realidade não vai chegar ao Brasil, atenção: a Uber já tem uma estratégia definida para a introdução dos carros autônomos no país. A implantação não acontece de uma vez, substituindo todos os motoristas de uma só vez. A estratégia é gradual.
Primeiro, os carros autônomos são introduzidos em algumas regiões específicas, operando apenas em rotas selecionadas. Mas quais viagens esses carros vão fazer? Certamente, as melhores. Eles vão operar em locais onde as estradas são boas, onde os passageiros pagam mais e têm maior poder aquisitivo.
E quem vai sobrar para atender as áreas mais periféricas, as estradas esburacadas, as corridas complicadas? Quem vai pegar os passageiros que querem lotar o carro com várias pessoas?
Então, antes de acreditar que o carro autônomo não chegará ao Brasil, anote o que estou dizendo: ele vai chegar, devagar, e quando percebermos, já estará dominando o mercado.
E quem vai sobreviver nesse cenário? Aqueles que estiverem preparados! Há anos eu falo e repito: não dependa exclusivamente dos aplicativos.
Se posso te dar um conselho, é este: desenvolva outras atividades, crie novas fontes de renda. Porque hoje estamos trabalhando, mas amanhã os carros autônomos podem tomar as melhores corridas, as melhores rotas e, no fim, até o nosso trabalho.
Isso pode acontecer daqui a um ano, cinco ou dez. Eu não sei. Mas não vou esperar para ver. Então, recomendo que você se prepare. Se demorar, ótimo, teremos mais tempo. Se for mais rápido do que esperamos, pelo menos estaremos prontos.
Concorda comigo ou acha que estou exagerando? Quero saber sua opinião nos comentários!