Nos últimos meses, com a chegada de vários carros chineses no Brasil, muitos motoristas de aplicativo estão optando por carros elétricos para poder economizar. Mas existe um grande problema aí, porque com tantas novidades, alguns motoristas estão comprando carros sem olhar a lista de veículos da Uber e da 99.
Por falta de informação, esses motoristas acabam perguntando para o próprio vendedor da loja se aquele carro entra no UberX, no Comfort ou no Black. Muitas vezes, o vendedor quer apenas vender o carro, não tem a informação correta e aí o prejuízo é certo.
Tem colega comprando veículo de alto valor, de aproximadamente R$ 150 mil, e depois descobre que ele não entra nem na categoria Comfort. Foi o caso de um motorista que adquiriu um modelo da marca GAC, carro de alto padrão, mas que não entrou no Black.
Por que isso acontece?
A Uber e a 99 demoram para atualizar as listas de veículos. Em muitos casos, a inclusão de um carro em determinada categoria depende de pesquisa entre os passageiros e pode levar tempo até o modelo ser aceito no Comfort ou no Black. Enquanto isso não acontece, o motorista roda apenas no X.
Mesmo que, lá na frente, o veículo seja aceito em categoria superior, a espera pode ser longa, e o investimento alto já foi feito.
Como evitar o erro?
A dica é simples: não compre carro de marca recém-chegada ao Brasil para rodar nos aplicativos sem antes consultar as listas oficiais. A Uber e a 99 disponibilizam essas informações nos sites e, se ainda restar dúvida, vá pessoalmente a um escritório da plataforma para confirmar.
Já houve casos em que o veículo não aparecia na lista, mas o motorista foi até o atendimento presencial e conseguiu cadastrar o carro no sistema. Isso, porém, é exceção.
Preço não define a categoria
É importante entender que o que define se um carro entra no Black, no Comfort ou no X não é o valor do veículo, mas sim as regras da plataforma. E elas variam por modelo, ano, porta-malas, conforto e até percepção dos passageiros.
Por isso, toda cautela é necessária. As ofertas de carros elétricos e híbridos estão cada vez mais agressivas, com preços e propostas tentadoras, mas, se você investir sem confirmar as regras das plataformas, pode acabar com um carro caro, que não gera retorno compatível.
O mercado está mudando rápido, mas, antes de investir em um veículo de R$ 150 mil, é preciso fazer a lição de casa, porque não existe pior sensação do que gastar alto e descobrir depois que o carro só entra no UberX.
Quero saber a sua opinião: você compraria um carro elétrico de marca nova para trabalhar no aplicativo? Deixe seu comentário.