Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content.
Essa polêmica é velha… O que vale mais a pena pra trabalhar nos aplicativos: carro próprio ou alugado? Tem colega que jura que alugar é rasgar dinheiro. Já outros, só se ferraram quando compraram o carro e, hoje, estão devendo até o seguro. Qual é a tua realidade?
As contas não param tanto com carro próprio quanto com alugado
Eu sei o que é ter carro próprio. E vou te dizer minha opinião sincera: tem muita gente que, quando aluga, se organiza. O cara sabe que tem que pagar a semana, então vai lá e paga religiosamente. Trabalha firme, tem rotina, horário. Mas aí compra um carro e… afrouxa, fica pensando: “Agora o carro é meu, eu que mando nessa bagaça”. E o que acontece é que aquela cara que saia cedo, saía 6h da manhã, começa a sair 9h. Aí já era, entra menos dinheiro e as contas, meu amigo… as contas não tiram o pé.
Já vi isso acontecer com vários colegas. O que era pra ser upgrade vira downgrade, o cara se afunda porque confunde ser dono do carro com ser dono do tempo. Só que a gasolina é a mesma, o IPVA chega igual, a parcela do financiamento não perdoa. Pior, muita gente roda sem seguro. A maioria dos motoristas de aplicativo hoje não tem seguro no carro. E se der ruim?
Agora, uma coisa que eu sempre digo: tu paga pela conveniência. Com carro alugado, tu não te preocupa com manutenção pesada, pneu, seguro, IPVA… Isso tudo já tá incluso na locadora. Claro, tu nunca vai ser dono do carro, mas também não vai ser refém da oficina mecânica.
Qual é o seu perfil?
Então, tudo depende do perfil do motorista. O momento também, porque tem fase da vida que alugar é o melhor caminho. Tipo quando tu tá começando. Vai meter um financiamento nas costas sendo novato? E se tu descobrir que o trampo não é pra ti? Já vi colega que alugou, testou por dois meses, viu que não era o que queria e devolveu. Simples.
Agora, se tu curtiu, tá rendendo, é organizado, coloca tudo no papel… aí sim, talvez valha a pena comprar. Só que não te ilude, com carro próprio, tu vai ter que trabalhar igual ou mais. E se tu não for organizado, e quando eu falo organizado é anotar tudo, saber o que entra, o que sai, não tem fórmula que salve.
Pra mim, não tem melhor ou pior, o que define é o perfil do motorista: tem gente que com carro alugado que ganha bem e vive tranquilo, tem gente que compra carro e se afunda. Se tu for organizado, tu vai ter muito mais chances de se dar bem nos aplicativos. Agora, se tu for bagunçado… pode alugar, pode comprar, pode até ganhar bem: vai se afundar em dívidas do mesmo jeito.
Qual é o teu perfil, amigão? Comenta aqui embaixo qual é a tua situação: tu prefere alugar, comprar? O teu carro é locado, é comprado, é financiado?
Tamo junto. Abração!