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Arrastadores: os falsos motoristas de aplicativo que estão aplicando golpes milionários em passageiros

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Opinião
Textos assinados que refletem o ponto de vista do autor, não necessariamente da equipe do 55content.
Homem de barba e camiseta preta sentado dentro de um carro, falando diretamente para a câmera.
Daniel Piccinato

O fim de 2024 trouxe à tona um grave problema que vem afetando passageiros nos aeroportos: falsos motoristas de aplicativo, organizados em uma quadrilha, estão aplicando golpes milionários em passageiros. São os chamados “arrastadores”. Apesar da ampla divulgação na mídia, incluindo a reportagem exibida no Fantástico, que impactou muita gente, na minha opinião, isso não vai dar em nada.

Essa prática não é nova e não acontece exclusivamente no aeroporto de Guarulhos, como mostrou a reportagem. Isso já vem ocorrendo em outros aeroportos e também em rodoviárias. O problema é que há uma constante transferência de responsabilidade: o aeroporto joga a culpa na empresa terceirizada, que por sua vez joga para a polícia, e assim por diante. Enquanto isso, essas pessoas continuam agindo.

A impunidade no Brasil é enorme. Muitas vezes, essas pessoas até são intimadas ou respondem a processos, mas, como diz a famosa frase, “não dá em nada”. Para ser bem sincero, essa prática já acontece há muitos anos e, infelizmente, não vai acabar tão cedo. Quem mais se prejudica com isso? O motorista de aplicativo honesto, que rala diariamente, mas tem sua imagem manchada por causa dessas situações. Além disso, também prejudica o motorista executivo, aquele que quer criar uma carteira de clientes e que oferece um atendimento de qualidade.

É importante lembrar que não há nada errado em trabalhar pelo aplicativo, atender bem o passageiro e, eventualmente, trocar contatos para futuras corridas particulares. Isso é permitido e legítimo. O problema surge quando situações como essas vêm à tona, gerando desconfiança até nos passageiros, que passam a ter receio de interagir com motoristas de verdade. Quem mais perde com isso? São os próprios motoristas de aplicativo, que acabam sendo vistos como suspeitos, e os passageiros, que ficam inseguros.

Sempre que ocorre algum golpe envolvendo motoristas de aplicativo, seja no aeroporto ou em outras situações, como o famoso “golpe do gás” ou denúncias falsas de passageiros, a imagem dos motoristas é manchada. Infelizmente, nesse país, você só pode contar consigo mesmo. O Brasil é lindo, mas há máfias em todos os setores: na educação, na política, na polícia e no judiciário. Amo o Brasil, mas nossa cultura de “jeitinho” e esquemas errados é um grande problema.

Como dizem, “o mal do brasileiro é o brasileiro”. Somos nós que fazemos a nação. Se o povo não escolhe o caminho correto e não propaga valores éticos, práticas erradas continuarão se multiplicando. É triste ver que, neste país, as pessoas aplicam golpes umas nas outras, especialmente em locais como aeroportos, que deveriam ser vitrine para o mundo. Quando deveríamos ser irmãos e cooperar, presenciamos situações como essa.

Infelizmente, esse problema está muito longe de ser resolvido. Acho que vai cair no esquecimento e continuar acontecendo. A lição que fica é: você, motorista de aplicativo, seja correto, seja exemplar. Não se misture com pessoas que praticam coisas erradas. Como já disse em outros momentos, às vezes você começa a fazer algo errado e se acostuma, viciando-se. Quando percebe, está no meio de situações erradas. Fuja disso.

Pratique o bem, ande pelo caminho correto. Essa é a mensagem que deixo neste vídeo. Quero saber sua opinião, então deixe seu comentário. Mais uma vez, estamos juntos aqui no portal 55content. Até mais, valeu, tchau.

Foto de Daniel Piccinato
Daniel Piccinato

Daniel começou a trabalhar como motorista de aplicativos em 2016, buscando maior estabilidade após sentir insegurança na empresa onde estava. Inspirado por conversas com o filho do dono, ele logo se uniu a outros motoristas em um grupo de WhatsApp, onde trocava dicas para melhorar seu desempenho. Em 2018, criou um canal no YouTube para compartilhar orientações sobre horários e estratégias de trabalho. Com o sucesso, expandiu para o Instagram em 2020, continuando a ajudar motoristas ao compartilhar sua experiência.

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