Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do 55content
Uma ação diretamente da 99: eles estão realizando testes de calibração utilizando os sensores dos nossos celulares para aplicar a telemetria. Isso significa que eles vão conseguir identificar exatamente como estamos dirigindo — se fazemos frenagens bruscas, arrancadas fortes, curvas acentuadas ou se estamos acima da velocidade.
Essas informações vão chegar para a gente, num primeiro momento, em forma de um relatório orientativo de direção, chamado “relatório de segurança de direção”. A ideia é permitir que possamos corrigir e melhorar a forma como dirigimos com base nesses dados.
Inicialmente, esse sistema será implementado apenas para motociclistas, que hoje já recebem uma espécie de feedback através dos comentários dos passageiros. Quando um passageiro envia um comentário para a 99, eles repassam isso para o motociclista, que então tenta se adaptar e corrigir sua pilotagem.
Perguntei para eles se apenas os motociclistas receberão esse relatório. A resposta foi que, num primeiro momento, sim. Mas pelo que entendi, nós motoristas de quatro rodas também vamos receber em breve. Então, quem tem o hábito de dirigir um pouco mais rápido ou fazer curvas mais fechadas já pode começar a se adaptar, porque, certamente, a 99 deve estender esse sistema para os carros também.
Eles mencionaram que esse sistema já está em funcionamento na China para veículos de quatro rodas há mais de cinco anos. Com isso, acredito que será uma questão de tempo até que chegue por aqui também.
Perguntei também se esse sistema será apenas orientativo ou se poderá gerar algum tipo de punição. Eles afirmaram que, neste primeiro momento, será apenas informativo, com o objetivo de orientar o motorista. Mas fica a dúvida: será que isso poderá ser usado como base para punições no futuro? Será que seria necessário um registro oficial por parte de algum órgão competente? Essas são questões que ainda precisam ser esclarecidas.
Pedi para eles enviarem algumas imagens dos gráficos dessa telemetria — queria entender como esse sistema de orientação funciona visualmente. Será que usa cores como vermelho, amarelo e verde? Eles responderam que ainda não têm essas imagens, mas que, assim que estiverem disponíveis, vão compartilhar conosco.
Assim que eu receber essas informações, venho correndo contar para vocês e mostrar como será esse gráfico, que por enquanto funcionará apenas como orientação.
Esse sistema estará disponível para os motociclistas a partir de junho. Então, já no mês que vem, os relatórios de direção começarão a ser enviados para que eles possam corrigir sua forma de pilotar. Para motoristas de quatro rodas ainda não há uma data definida, e nem certeza de que vai acontecer. Mas acredito que sim — e que a Uber também deve adotar algo parecido, ainda que até agora não tenha se manifestado.
Assim que eu souber de algo, volto aqui para contar pra vocês.
Gostaram da informação? Como você dirige? Conta pra gente. Você é do tipo mais agressivo? Acelera demais? Faz curvas muito fechadas? Anda acima da velocidade? Cuidado, hein! Isso tudo pode ser um risco — para você e para os outros. O ideal é sempre dirigir com calma, dentro dos limites de segurança. Além de mais seguro, é mais econômico, e vocês sabem que economizar no trabalho com Uber ou 99 é sempre importante.
Vamos aguardar e acompanhar. Assim que surgirem mais informações, trago tudo para vocês aqui pelo site 55content.
É isso aí! Tamo junto. Um abraço, fique com Deus e até o próximo texto.