A partir desta semana, a 99 começou a atualizar o aplicativo e trouxe algo bem diferente, um novo modelo de distribuição de corridas através de uma fila de prioridade.
Funciona assim: quando a corrida tocar para o motorista que tiver a mensagem em verde, esse motorista estará em prioridade. Ele terá 15 segundos para olhar, analisar e decidir se aceita ou não a viagem. Mas um detalhe é que essa corrida não é exclusiva, ela também vai tocar para outros motoristas.
Como funciona a fila?
Imagine três motoristas na mesma região. A corrida toca primeiro para aquele que está no topo da fila virtual, identificado pela mensagem em verde. Se ele recusar, a corrida passa para o segundo. Se o segundo não aceitar, vai para o terceiro. Tudo dentro desse sistema de prioridade.
Segundo a 99, esse modelo foi criado para tentar acabar com uma prática que cresceu nos últimos tempos, a fraude do autoclick.
Vou explicar o que é o autoclick afinal
Muitos motoristas estavam usando programas que clicam automaticamente na primeira corrida que aparece, saindo na frente de quem não usa o sistema. Isso gerava injustiça, já que motoristas comuns ficavam minutos sem receber chamadas, mesmo com internet e aplicativo funcionando normalmente.
A intenção da fila de espera é diminuir o uso desses robôs que ficam atualizando a lista de corridas até aparecer a primeira opção para aceitar de forma automática. Com o novo sistema, a 99 pretende mostrar mais corridas diretamente na tela principal, dar prioridade a quem está bem posicionado e, assim, evitar que o passageiro fique esperando muito tempo por um motorista.
Quem define a prioridade são métricas como taxa de aceitação e outros critérios internos. No início, pode até ser que quem já usava autoclick esteja entre os “melhores posicionados”. Mas a 99 garante que, com o tempo, o sistema vai se equilibrar e cometer menos injustiças.
A plataforma afirma que o objetivo é simples: menos cancelamento, menos espera para o passageiro e mais chance de corrida para o motorista que está, de fato, disponível. Se o motorista não quiser a corrida, basta apertar o “x” e ela passa adiante na fila.
Na prática, a grande dúvida é se o sistema realmente vai diminuir a fraude. Porque, como já sabemos, muitos motoristas sempre procuram um “atalho” para sair na frente.
Onde e quando começa a funcionar a fila de prioridade?
Essa atualização começou no dia 15 de setembro e será expandida gradualmente para todo o Brasil nos próximos dias. Por enquanto, funciona nas categorias 99 Pop, Plus, Expresso e também na 99 Electric Pro, que existe apenas em São Paulo.
Outro ponto informado pela empresa é que, no início, a novidade vai chegar apenas para um grupo pequeno de motoristas, em fase de teste. Mas o que define mesmo é a mensagem em verde, só ela garante prioridade real. A 99 apresenta o sistema como uma forma de melhorar a vida do motorista e do passageiro. Mas fica a pergunta: será que vai mesmo melhorar ou só vai servir para a plataforma ter mais controle e reduzir fraudes?
Na minha opinião, é esperar para ver. O certo é que, como sempre, precisamos testar na prática e observar se, de fato, o motorista comum vai sentir diferença positiva.
Quero saber a sua opinião: você acredita que essa fila de prioridade pode ajudar ou só vai complicar ainda mais? Deixe seu comentário.