O ex-velocista jamaicano Usain Bolt participou do primeiro dia da segunda edição do iFood Move 2025, evento voltado a donos de restaurantes na América Latina, realizado no São Paulo Expo. Bolt foi destaque no painel “Consistência e Excelência”, mediado pelo COO do iFood, Bruno Henriques, no qual relatou como tem adaptado os princípios de sua carreira no atletismo à gestão de sua rede de restaurantes.
Segundo o atleta, que se aposentou das pistas em 2017 e hoje tem 38 anos, a rede Usain Bolt Tracks and Records foi criada enquanto ele ainda competia profissionalmente. Bolt também afirmou investir no setor imobiliário e planeja se aposentar definitivamente aos 45 anos, vivendo da renda gerada por esses empreendimentos.
“Comecei meu restaurante enquanto ainda era velocista. Comecei também a investir no mercado imobiliário. Meu objetivo era me aposentar o mais cedo possível”, disse. “Quando chegar aos 45 anos, posso me aposentar completamente e viver do dinheiro dos negócios imobiliários e dos restaurantes”.
De acordo com Bolt, a estratégia para a rede de restaurantes inclui a criação de franquias, com a proposta de reproduzir a cultura jamaicana em diferentes localidades. “As pessoas gostam da cultura jamaicana. Quando você entra [no restaurante], sente que está na Jamaica, por causa da comida e da vibe das pessoas”, afirmou.
O ex-atleta também destacou a importância da experiência dos clientes. “As pessoas são as coisas mais importantes. Quando entram no restaurante, tem que se sentir impressionadas. Antes delas testarem a comida, quero que se sintam impressionadas com a ambientação do local”.
Durante a conversa, Bolt também comentou que estabelecer metas claras é essencial para o crescimento pessoal e profissional. “Ter objetivos é algo essencial. Às vezes você não alcança logo de cara, mas tê-los em mente é essencial para melhorias”, disse. Ele ainda alertou que muitos tendem a focar apenas nos pontos fracos, negligenciando as forças. “Jamais negligencie suas partes fortes”, afirmou.
Bolt é fundador da Usain Bolt Foundation, organização que atua para ampliar o acesso à educação de crianças na Jamaica. Segundo ele, a entidade tem como foco os primeiros anos de escolaridade.
O iFood Move 2025 acontece nos dias 5 e 6 de agosto. A expectativa, segundo a empresa, é reunir cerca de 12 mil donos de restaurantes no evento. O encerramento conta com palestra do atleta Hugo Calderano.
Nota de transparência: Este texto é uma adaptação automatizada de um release, com revisão humana, conforme diretrizes editoriais do 55content.