A Uber anunciou ontem (9) a retirada de uma série de modelos de veículos das categorias Uber Black e Comfort a partir de janeiro de 2026.
Segundo a empresa, a medida foi tomada para aprimorar a experiência dos parceiros e seus passageiros com as categorias premium da Uber, e aumentar a atratividade desses produtos. “Fizemos pesquisas com os nossos usuários e análises da evolução do mercado de automóveis, que mostraram a necessidade de atualizar a base de veículos aceitos nas categorias”, explicou o comunicado da empresa. “Os veículos da nova lista foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes para a decisão na hora de pedir viagens nas categorias Comfort e Black”.
No Uber Black haverá mudanças tanto no ano mínimo de fabricação aceito quanto na exclusão de alguns veículos. Em São Paulo, os modelos Virtus precisarão ser de 2026 em diante, enquanto Duster, Nivus e City passam a ter exigência mínima de 2023. Para os demais modelos, a regra será 2019 em diante.
No Rio de Janeiro, os critérios são os mesmos para Virtus (2026), Duster, Nivus e City (2023), mas os demais veículos terão ano mínimo de 2017. Já em Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Vitória, Fortaleza e Goiânia, as exigências seguem o padrão de Virtus 2026, Duster/Nivus/City 2023 e demais modelos 2019.
Em Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas, além da exigência de Virtus 2026 e Duster/Nivus/City 2023, o ano mínimo para os demais modelos será 2018.
Além da atualização no ano mínimo de fabricação, o Uber Black também passará a restringir alguns modelos que deixarão de ser aceitos na categoria, independentemente do ano. A partir de 5 de janeiro de 2026, não serão mais permitidos os seguintes veículos: Renault Kardian, Citroën Basalt, Chery Tiggo 3X, Peugeot E-2008, Chery Tiggo 3, Hyundai Kona Hybrid, JAC Motors J3 Turin e JAC Motors iEV 40.
Além de atender os modelos e ano de fabricação indicados acima, os veículos da categoria Uber Black devem ter:
- Ar-condicionado
- 4 portas
- Cores: preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco
Os motoristas parceiros elegíveis para receber solicitações de viagens na categoria Uber Black também devem:
- Ter mais de 100 viagens na plataforma com outras categorias (exceto de Uber Moto, Flash Moto e Uber Táxi)
- Ter média de avaliações dos usuários de, no mínimo, 4,85
No Uber Comfort também haverá mudanças quanto ao ano mínimo de fabricação aceito e na exclusão de determinados modelos.
Para os veículos Etios Sedan, Voyage, Prisma, Logan e Cobalt, a exigência será, em geral, de fabricação a partir de 2019. No entanto, em algumas cidades como Brasília, Manaus, Vitória, Ribeirão Preto, Campo Grande, Caxias do Sul, Londrina, Ribeirão Preto, Palmas, Campos dos Goytacazes, Chapecó, Volta Redonda, Angra dos Reis e Governador Valadares, o mínimo permitido será 2018.
Já para os modelos Argo e Polo, o padrão nacional será de fabricação mínima a partir de 2023 em todas as cidades.
Em relação aos demais modelos, há variação entre os municípios: em São Paulo e Curitiba, o mínimo será 2018; em Brasília, 2019; em Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Florianópolis, 2016; em cidades como Goiânia, Manaus, João Pessoa, Santos, Uberlândia, Ribeirão Preto, São Luís, Londrina, Foz do Iguaçu, Sorocaba, Piracicaba, São José do Rio Preto, São Carlos e Santa Cruz do Sul, o mínimo ficará entre 2017 e 2019; já em Natal, Maceió, Itajaí, Campo Grande, Aracaju, São José dos Campos, Joinville, Maringá, Macaé, Blumenau, Bauru, Feira de Santana, Cascavel, Petrópolis, Porto Seguro, Criciúma, Bragança Paulista, Ponta Grossa, Ipatinga, Mossoró, Araçatuba, Marília, Presidente Prudente, Mogi Guaçu e Botucatu, a exigência será ainda mais rigorosa, fixada em 2015.
No Uber Comfort, além das mudanças no ano mínimo de fabricação aceito, haverá também restrição de modelo: a partir de 6 de julho de 2026, o Renault Logan não será mais aceito na categoria, independentemente do ano.
Além disso, todos os veículos do Comfort devem obrigatoriamente possuir ar-condicionado e 4 portas.
Já os motoristas que desejarem receber chamadas na categoria precisarão atender a critérios específicos: ter realizado mais de 100 viagens na plataforma em outras categorias (exceto Uber Moto, Flash Moto e Uber Táxi) e manter uma média mínima de avaliações de acordo com a cidade. Em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, a nota mínima exigida será de 4,85. Para todas as demais cidades, a média mínima será de 4,80.
A Uber também confirmou que haverá mudanças no UberX, a depender da cidade. “Em cidades que têm limite de idade dos veículos em suas regulamentações locais, como por exemplo Brasília, Campinas, Fortaleza e São Paulo, que estabelecem a idade máxima de 10 anos, veículos com ano de fabricação 2015 ou anterior não receberão viagens para UberX. Por isso, vale sempre checar as regras e legislação locais”.